• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

GNOME vs KDE - a polémica causada por Linus Torvalds

5 mensagens neste tópico

Numa das frases mais infelizes de Linus Torvalds em todo o seu percurso como líder da comunidade mundial de utilizadores de Linux, este afirmou, através do mailing list oficial, que o GNOME tinha sido desenvolvido por ‘nazis programadores de interfaces’ , o que provocou algumas discussões.

Tudo começou em Dezembro, quando Linus Torvalds afirmou que o KDE era superior ao GNOME, onde a sua justificação residia no facto do GNOME ter perdido muitas funcionalidades devido ao facto de pretender ser amigável ao olho do utilizador.

“I don’t use GNOME, because in striving to be simple, it has long since reached the point where it simply doesn’t do what I need it to do.”, disse Linus Torvalds num post na mailing list do GNOME. “I personally just encourage people to switch to KDE.”, continuou.

Num post escrito posteriormente, Linus continuou os comentários, reclamando que os programadores do GNOME têm feito com que a interface perca utilizadores, já que ao pretender que esta tenha um aspecto e funções simples e amigáveis têm feito com que perca algumas funcionalidades, onde o KDE ganha em muitos pontos.

As discussões têm continuado através das palavras de bloggers e muitas opiniões têm sido comentadas e discutidas. Muitos colocam-se do lado de Linus, outros preferem não tomar uma posição e outros afirmam que o GNOME é a sua interface favorita.

Os comentários de um dos programadores do GNOME foram os mais acertados na minha opinião. Jeff Waugh respondeu a Linus Torvalds dizendo, “We absolutely have a responsibility to design software that doesn’t confuse users. The reality is that most software developers can’t even get this right! So if we’ve rejected ideas, features or designs based on their inscrutability, I don’t think I need to defend that.” no seu blog.

Eu acho que Linus Torvalds, como figura marcante de uma comunidade, onde assume o papel de criador, líder e exemplo a seguir, não deveria ter feito este tipo de comentários. Ao fazê-los está a criar divergências dentro da própria comunidade, o que pode provocar um afastamento ou uma divisão em tempos próximos, se a situação se agravar. É lógico que Linus poderia ter a sua opinião formada, mas revelá-la da forma agressiva como fez não é de modo algum o ideal. Como administrador de uma comunidade compreendo que tenha sido um erro no meio de muitos actos acertados. Apesar de tambem os cometermos, demonstrar a nossa opinião pessoal numa matéria que causa ‘flames’ de centenas de páginas em alguns foruns e mailing lists, pode ser o nosso último acto como administradores da comunidade. E tudo o que um administrador quer é ver a sua comunidade forte e preocupada apenas com melhorias. Nunca com a criação de comunidades dentro da comunidade.

De qualquer forma, em relação á matéria GNOME vs KDE não tenho preferências definidas, talvez devido a falta de experiência, ou talvez devido a não saber exactamente quais as vantagens e desvantagens de usar cada uma delas (conheço ambas as interfaces e conheço as suas características, mas prefiro não as julgar como prós ou contras). Sei apenas que há que acalmar as divergências porque existem algumas ‘batalhas’ exteriores a travar. E com ‘guerras civis’ não se resolvem problemas.

Fonte: deathseeker25's blog

Fonte oficial: Zdnet.co.uk

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

True... li isso e o Linus perdeu uns bons pontos na minha consideração... acho que tudo bem cada um tem os seus gostos mas como dizes criar flames destas... enfim... Eu pessoalmente adoro Gnome e não penso mudar porque o Linus diz que não presta... acho que foi um comentário infeliz...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sempre disse:

KDE pelas funcionalidades;

GNOME pelo grau de eye candy, e simplicidade...

Infelizmente, ou não, eu dou muito valor ao eye candy... :D

E sim, comentários desses são desprezáveis...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Comecei por gnome pois era mais bonitinho... fiz o switch para kde e não me arrependo. Para mim é o melhor, para outros é o pior. Há vários outros temas subconhecidos que também são bastante bons. Penso que a diversidade é tudo no mundo Gnu/Linux e perfiro uma comunidade junta no SO e separada no grafismo que duas comunidades diferentes no SO.

Cumps :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

embora já tenha tido a possibilidade d trabalhar com os dois um pouco...

ambos... humm

KDE na minha opinião tem uma grande... mas grande defeito mesmo...

ares de windows!!! bolas! concorrencia directa e mesmo assim fazem um desktop q faz lembrar windows??? só por isso uso Gnome...

embora o KDE diga-se q tem os seus pontos fortes... mas o Gnome tb... e passariamos a noite toda a falar sobre isto...

uma coisas é certa... o freak do Linus... só pela besteira q disse... sendo ele quem é... na minha opnião não merece minima consideração...

eu já num gostava do gajo... mas depois disto... lol não melhorou nada

pa quem quiser ver mais uns pontinhos/vantagens entre o dilema d um sistema operativo....

http://www.psychocats.net/essays/kdevsgnome.php

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora