• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

NuGuN

[VB 6] Utilitário para Screenshot - V1.3 Final

74 mensagens neste tópico

Boas,

Titulo do Projecto: Utilitário para Screenshot

Última Versão: 1.3 - Final

Líder do Projecto: NuGuN

Membros Actuais do Projecto:

* NuGuN

Descrição do Projecto:

Este pequeno programa tem como objectivo facilitar a vida ao utilizador quando tira um screenshot. Ao activar o programa este fica no systray à espera que a tecla printscreen seja pressionada e ai abre uma janela onde oferece duas opções. Uma delas é a opção Guardar Imagem que tem duas "sub opções" (Pré-Visualizar e Enviar Imagem), esta opção possibilita ao utilizador guardar o screenshot com a qualidade desejada(1-100) sem ter de recorrer a outros programas como o MS Paint.

A outra opção é a Abrir Imagem em Programa que ajuda o utilizador a abrir o screenshot em programas como o MS Paint, Photoshop, etc.

Ainda dentro da opção Guardar Imagem podemos pré-visualizar o screenshot e se o utilizador quiser apenas uma parte da imagem ou várias partes, pode recortar a imagem e em seguida guardar esses recortes.

Novidades/correcções

• Alteração de alguns aspectos nas Opções do programa

Testado em:

• Windows XP Pro c/ SP2

Para download ficam duas possibilidades. Quem preferir Setup pode fazer o download do ficheiro UtilShot_setup_1.3.exe no link em baixo, para quem preferir extrair os ficheiros para uma pasta, podem fazer o download do ficheiro UtilShot_1.2.zip que fica em anexo.

Agradecimentos:

Ridelight (Ajuda no Design)

Visualizar vídeo de demonstração

Nota:

Ao activar o programa, caso utilizem firewall/AV, é possível que recebam um alerta sobre o programa. Isto acontece porque para detectar quando o utilizador pressiona a tecla printscreen eu estou a utilizar API's do windows que são utilizadas por programas como spyware, vírus, etc, e por isso algumas firewalls dão o alerta.

Com o objectivo de testar e verificar as funcionalidade das alterações e novidades, vou disponibilizar esta versão de teste.

Podem fazer o download do anexo UtilShot_Teste.zip.

Retirei as skins do programa para o tornar pequeno e poder coloca-lo como anexo.

As novidades são:

• Alteração do menu "Opções"
  • Alteração/Melhoramento de alguns mecânismos internos do UtilShot
  • Adicionado o Modo automático sugerido pelo utilizador Saco - este modo tem como objectivo automatizar ainda mais o processo de screenshot. Basta pré-definir nas opções do programa o directório onde se quer que o UtilShot guarde os screenshots, a qualidade de saída, e um indice que serve para destinguir os ficheiros uns dos outros(screen02.jpg, screen02.jpg, etc..)
  • Botão para tirar screenshots sem utilizara tecla preentscreen
  • O menu "Criar Vídeo" - onde de momento apenas podem "brincar" com o slides, carregando imagen a imagem ou um directório completo, etc, etc... Para testarem, basta fazer click com o botão direito do rato no slide em branco, os outros 4 têm uma figura abstrata que indica que não não têm qualquer imagem e consequentemente não podem ser editados ate que adicionem um slide(adicionar slide à esquers/direita), podem também navegar pelos slides, utilizando as setas do vosse teclado, etc, etc

Escusado será dizer, caso encontrem algum erro ou alguma coisa que pensem que podia sermelhorada, postem :P

Download UtilShot_setup_1.3.exe

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece-me um bom programa, mas dá-me um erro de run-time 339 por falta de um .ocx mas eu já resolvo isso !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Foi esquecimento meu  ;)

Já esta o OCX junto no anexo. Obrigado por avisares :P

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Até gostei.

Sugestões:

- Arranja outro icon mais fofo. :)

- Quando é para pré-visualizar a imagem antes de guardar talvez fosse melhor ela abrir sem ser no tamanho original (eu nem dava conta que já estava aberta ;))

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Até gostei.

Sugestões:

- Arranja outro icon mais fofo. ;)

- Quando é para pré-visualizar a imagem antes de guardar talvez fosse melhor ela abrir sem ser no tamanho original (eu nem dava conta que já estava aberta :P)

Vou ter essas ideias em conta na próxima versão. A ideia ate era essa janela da pré-visualização dar pra redimensionar como se faz numa janela normal, mas isso será na próxima versão.

Obrigado pelo feedback :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, nova versão disponivel  :)

Podem fazer o download no primeiro Post  ;)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No Vista tem bom aspecto principalmente a parte de pré-visualização do screen-shot !

Mas dá-me um erro.

capturarda4.jpg

Olha e como a aplicação vai directamente para a tray acho que deveria apresentar um splash para nos aperceber-mos que a aplicação iniciou !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois... não testei isso no vista, esse erro deve ter a ver com os nomes das chaves de registo ou algo do genero... tenho de ver isso.

...

Olha e como a aplicação vai directamente para a tray acho que deveria apresentar um splash para nos aperceber-mos que a aplicação iniciou !

Vou ter isso em conta ;)

Obrigado pelo feedback :)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha o nome podias alterar para Take It Easy !

hhhmmmm, eu preferia qualquer coisa em português  ;)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em Português só se for com Siglas pois nomes !  :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em Português só se for com Siglas pois nomes !  :hmm:

pois é... em português parece que nada fica bem  :thumbsup: não estou mesmo a ver mais nenhum nome (melhor que este). Estou a ver que tem mesmo de ficar com este  :P

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estive a pensar em nomes, mas nenhum me pareceu decente (pelo menos dos portugueses). No entanto vou deixar-tos aqui, pode ser que te ajudem na inpiração, porque penso mesmo que merecia um nome melhor!

Estes são os que me pareceram aceitáveis, mas são em inglês:

EasyScreen

EasyShot (EZShot)

EasyCap

RapidCap

RapidShot

Estes... foram... bah... é brainstorm:

ScreenFácil

UtiliShot

SalvaEcrã

ScreenRápido

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas...

TheDark, obrigado pelas dicas  :thumbsup:

No nomes em PT referiste este -> UtiliShot

O nome dele é bem identico, só tem menos um "i" -> UtilShot

Agora... não sei se estão a fazer confusão, será que estão a pensar que o nome do projecto é Utilitário para Screenshot? Isto foi só o titulo que dei à thread (takvez erro meu....). O nome real do projecto é UtilShot, acaba por ser a abreviatura  :P

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ah pronto! UtilShot já é mais merecedor de ser nome! Realmente pensei que o nome era Utilitário Para Screenshot, que é o que tens como título do projecto. Em sítio nenhum falaste em UtilShot (a não ser no nome do ficheiro)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ah pronto! UtilShot já é mais merecedor de ser nome! Realmente pensei que o nome era Utilitário Para Screenshot, que é o que tens como título do projecto. Em sítio nenhum falaste em UtilShot (a não ser no nome do ficheiro)

Tambem tinha ficado com essa ideia, sendo assim então o nome está bom !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois... o erro foi meu, eu tenho "Utilitario para Screenshot" em quase todo o lado...  :wallbash:

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Está muito bom, e a parte do splash tambem está muito bem conseguida !

:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

jé exprimentei e acho uma opcção melhor que andar a procura do paint para salvar os screenshots.

Já agora, imagino que seja um salto muito grande conseguir que isso capture video?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

gostei! Só o tipo de letra usado é que nao curto (motivos pessoais mesmo, nao curto msm nada aquele tipo de letra lol);

De resto parece uma boa aplicação! aguardo news !!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

jé exprimentei e acho uma opcção melhor que andar a procura do paint para salvar os screenshots.

Já agora, imagino que seja um salto muito grande conseguir que isso capture video?

pois, siseramente não estou a ver como fazer isso, talvez tirar vários screenshots e em seguida juntalor por ordem e transformar num formato de video... mas de momento não me estou a ver a fazer isso  :D

gostei! Só o tipo de letra usado é que nao curto (motivos pessoais mesmo, nao curto msm nada aquele tipo de letra lol);

De resto parece uma boa aplicação! aguardo news !!

Pois, o tipo de letra (Courier)... é capas de não ser a mais bonita que por ai anda  :D, vou ponderar mudar o estilo da letra  :)

dentro de poucos dias sirá uma nova actualização pois eu esquecime de umas coisas.... :wallbash:  :wallbash:

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando escolho abrir com programa, não aparece nenhum programa na lista !  :nono1:

E falta lá um botão para fechar aquilo, poi so consigo sair de lá através do CTRL+Alt+Del

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando escolho abrir com programa, não aparece nenhum programa na lista !  :nono1:

....

E já foste às opções adicionar programas ???

...

E falta lá um botão para fechar aquilo, poi so consigo sair de lá através do CTRL+Alt+Del

Basta pressionares a tecla Esc, o mesmo se aplica à parte de abrir os sites  :P

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

....

E já foste às opções adicionar programas ???

Não !  :-[

Desconhecia a necessidade, não li o manual de instruções !  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora