• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Apolux

[VB 2005 EXPRESS] - Como fazer base dados

7 mensagens neste tópico

Olá a todos...

Estou neste momento a fazer uma pequena aplicação muito simples que necessita duma base de dados.

Apenas quero registar 4 elementos (nome, rua, cidade e telefone).

Como ainda estou no início da minha aprendizagem, gostaria que me ajudassem a fazer isto, pois de bases de dados n percebo nada.

Já criei o formulário, as textbox e o botão gravar e a base de dados com a tabela TabRegistos no SQLEXPRESS.

O que preciso é do código para pôr isto a funcionar.

Depois vou querer um formulário para consultar os registos, mas também não sei como fazer.

Sei que no VB 2005 EXPRESS dá para fazer isto de forma quase automática. Não sei como fazer isso, mas também já li cá no forum que é preferível fazer tudo "à unha" porque funciona melhor.

Agradeço a vossa colaboração  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O livro Visual basic Express 2005 da editora centro atlantico tem um exemplo pratico com o codigo disso....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se o teu objectivo é trabalhar com base de dados e tiveres dinheiro aconselho-te a comprar pelo menos dois livros: um sobre vb.net 2005 (onde possas encontrar como se trabalha com bases de dados) e outro de SQL se quiseres entrar pelo mundo mais complexo do SQL.

Eu dar-te ia um exemplo, mas de facto o código que costumo usa funções criadas por mim para facilitar todo o processo, e é algo que não ajuda os iniciantes.

Tenta procurar no google "Tutorial Insert Record VB.NET"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se o teu objectivo é trabalhar com base de dados e tiveres dinheiro aconselho-te a comprar pelo menos dois livros: um sobre vb.net 2005 (onde possas encontrar como se trabalha com bases de dados) e outro de SQL se quiseres entrar pelo mundo mais complexo do SQL.

Eu dar-te ia um exemplo, mas de facto o código que costumo usa funções criadas por mim para facilitar todo o processo, e é algo que não ajuda os iniciantes.

Tenta procurar no google "Tutorial Insert Record VB.NET"

Já tenho alguma literatura sobre como construír bases de dados . Também tenho o livro 'Guia prático do visual basic 2005 express'.

Neste último, vem um exemplo para criar a base de dados, mas é de forma automática (o que gera alguns erros). O que eu queria era fazê-lo manualmente para entender melhor o funcionamento do código. Bastava-me um exemplo muito simples com a indicação de todos os passos a seguir. Depois exploraria melhor o assunto.

Nas pesquisas que fiz na net, aparecem alguns exemplos, mas normalmente para outras versões do vb.

Mesmo assim, obrigado pelas dicas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

realemente tens razao, o exemplo é mutio automatico e gera vários erros, por exemplo nos updates ele nao guarda na bd. no entanto merecia umas correçoes, se eu encontrar algo digo te. 1 abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu criava um stored procedure para inserir os dados.

Eu também gostava de o criar. Tens alguma literatura (PT de preferência) sobre o assunto?

Agradeço a colaboração.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora