• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

andremedeiros

Novo portal de videos em portugues - belacena.com

11 mensagens neste tópico

“Bela cena!” é uma expressão que a maior parte das pessoas já disse, ou ouviu durante uma conversa informal. Naquele preciso momento, ficou bem claro que alguma coisa era mesmo muito boa… era uma “bela cena”!

Bela cena é agora também sinónimo de um novo sítio na Web, dedicado à visualização e partilha de vídeos: WWW.BELACENA.COM

Assim à primeira vista pode parecer que o BELACENA.COM é apenas mais um sítio de vídeos na Internet, mas quando tentamos perceber o objectivo real do projecto, é fácil encontrar as diferenças: a aposta na qualidade dos vídeos, por oposição à quantidade, e um design forte e colorido, que contrasta com o aspecto branco e estéril dos outros sítios do género.

Outra grande diferença é a sua origem: 100% “made in azores”.

O BELACENA.COM é o resultado de 10 meses de trabalho intenso de uma equipa de 4 pessoas, lideradas por Rui Almeida, designer de profissão e mentor do projecto, que deram as suas horas livres a um sonho que promete tornar-se rapidamente num sucesso a nível nacional.

A nível tecnológico, o BELACENA.COM está assente numa plataforma LAMP típica, recorrendo às versões mais recentes do PHP e do MySQL, bem como à framework CakePHP, tirando assim partido da experiência que os programadores tinham na linguagem, mas aproveitando os padrões de desenho e de desenvolvimento mais avançados. A componente administrativa do sítio está programada em.NET e suportada por Web Services que executam num runtime Mono. Existem também alguns scripts de manutenção escritos em PERL e ainda muito Javascript à mistura.

Passando por várias interacções, quer no que diz respeito ao aspecto gráfico, quer nas tecnologias envolvidas, o projecto atingiu finalmente a maturidade necessária para que o público em geral possa tirar partido do vasto conteúdo que o BELACENA.COM tem para oferecer. Apesar de já estar completamente funcional, a equipa considera que ainda existem alguns detalhes que terão de ser revistos a curto prazo e promete que, no futuro, aparecerão novas funcionalidades, nomeadamente a versão 2.0.

Apesar de não ter sido o primeiro sítio Web exclusivamente dedicado à visualização e partilha de vídeos a ser lançado em Portugal, o BELACENA.COM é o segundo a aparecer e apenas algumas semanas depois do lançamento do Sapo Vídeos. As comparações irão ser inevitáveis, mas a aposta é na qualidade dos vídeos submetidos, havendo uma forte intervenção editorial.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

Gostei da estrutura do site, está "apelativo", bom trabalho feito pela equipe.

Espero que tenham muito sucesso com esse projecto.

Fiquem bem,

LuBoc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Está porreiro... so acho que o servidor é muito fraco para o projecto que é, demora muito a abrir os videos e estavam poucas pessoas online!

EDIT: so agora que reparei, acho que deveriam colocar um campo para poder adicionar uma descrição do video.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

Concordo que o servidor é um bocado lento, principalmente quando começa a ter mts acessos.

Entretanto vendo uns vídeos (no Firefox v2.0) reparei na "lentidão" do meu pc para ver outras páginas enquanto "rolava" o vídeo, verifiquei que os processos, no aplicativo Firefox, ficou a 98%/99%, não deixando fazer mais nada. Com o YouTube, posso estar a ver um video, e outras coisas ao mesmo tempo sem notar lentidão do pc.

Não sei a que se deve isso, é estranho! Alguém teve o mesmo "efeito" no seu pc?

Cumprimentos,

LuBoc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

Concordo que o servidor é um bocado lento, principalmente quando começa a ter mts acessos.

Entretanto vendo uns vídeos (no Firefox v2.0) reparei na "lentidão" do meu pc para ver outras páginas enquanto "rolava" o vídeo, verifiquei que os processos, no aplicativo Firefox, ficou a 98%/99%, não deixando fazer mais nada. Com o YouTube, posso estar a ver um video, e outras coisas ao mesmo tempo sem notar lentidão do pc.

Não sei a que se deve isso, é estranho! Alguém teve o mesmo "efeito" no seu pc?

Cumprimentos,

LuBoc

Epa eu pensei que fosse do PC do trabalho mas não.. eu também tenho esse problema.. eu aqui no Firefox quando esta a dar um filme consigo mudar de tab para outro site mas demora um bocado.. mas no meu pc do trabalho nem sequer consigo mudar... também achei estranho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Está aí um bom trabalho. Um projecto com cabeça tronco e membros e com um investimento sério. Pelo menos é o que parece.

Eu tenho uma tonelada de perguntas:

-O site foi feito por quatro pessoas. Essas quatro pessoas estavam sob a alçada de alguma empresa? É que 4 pessoas durante 10 meses ainda é um investimento de uns milhares de contos ara falar em moeda antiga.

-Quais foram os critérios par a escolha da framework? Como se revelou ser o desenvolvimento sobre essa framework? Pergunto isto porque sou um fervoroso adepto da framework CodeIgnitor, mas gostava de perceber quais são as situações em que alguem escolheria o cakePHP em deterimento do CI.

-Qual a vossa ligação ao site iol.pt? Há lá um utilizador chamado portal_iol que já submeteu umas centenas de vídeos. Par alem disso há a barra de navegação superior do portal iol.

-Como se consegue uma parceria dessas (se for esse o caso)?

-A maioria do conteudo foi inserido por meia dúzia de utilizadores, um dos pontos fortes do site referido na apresentação é precisamente o conteudo. Que percentagem do investimento inicial representa a disponibilidade das pessoas que submeteram o conteudo?

Estou a perguntar isto simplesmente pela curiosidade que os negocios online me despertam. Penso que no final de contas, a pergunta que interessa é:

O que é preciso para avançar com um investimento de dimensão deste site?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga,

Embora eu não faça parte da equipa que desenvolveu este projecto..

Conheço tanto o André, como outro membro da equipa de 4, e penso que estou em posição de responder-te às perguntas feitas. :cheesygrin:

-O site foi feito por quatro pessoas. Essas quatro pessoas estavam sob a alçada de alguma empresa? É que 4 pessoas durante 10 meses ainda é um investimento de uns milhares de contos ara falar em moeda antiga.

Nope, foi um investimento grande feito por parte dos membros todos da equipa.

-Quais foram os critérios par a escolha da framework? Como se revelou ser o desenvolvimento sobre essa framework? Pergunto isto porque sou um fervoroso adepto da framework CodeIgnitor, mas gostava de perceber quais são as situações em que alguem escolheria o cakePHP em deterimento do CI.

Os membros da equipa já se encontravam familiarizados com essa framework, e para a produção de um site deste género, a framework cakePHP pareceu-lhes ter mais potencial de sucesso que o CI (embora eu pense que a CI nem lhes tenha passado pela cabeça).

-Qual a vossa ligação ao site iol.pt? Há lá um utilizador chamado portal_iol que já submeteu umas centenas de vídeos. Par alem disso há a barra de navegação superior do portal iol.

Eles foram contactados pela IOL, porque a iol "adorou" o site.

Se fores a iol.pt, vais verificar que o belacena é o portal de vídeos deles.

Não é só uma parceria. :D

-A maioria do conteudo foi inserido por meia dúzia de utilizadores, um dos pontos fortes do site referido na apresentação é precisamente o conteudo. Que percentagem do investimento inicial representa a disponibilidade das pessoas que submeteram o conteudo?

O projecto começou porque um dos membros da equipa tinha uma colecção relativamente grande de vídeos, e a ideia surgiu posteriormente porque uma colega deles dizia "Bela Cena!" constantemente.

Eles ao inicio dedicavam-se ao upload de vídeos, e "recrutavam" amigos que o fizessem também (e posteriormente claro, uma equipa da iol).

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora