• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

_deXter

ICANN prepara novos domínios na Net

2 mensagens neste tópico

ICANN prepara novos domínios na Net

É a primeira alteração no Sistema de Nomes de Domínios (DNS) de uso geral desde 2000. O ICANN, entidade que gere a Web, anunciou que está a preparar a introdução de novos domínios.

A alteração prevê a constituição de um novo sufixo, que agrupe endereços de uso geral. Estes endereços, onde se incluem o .com e o .net, distinguem-se dos que terminam com letras relativas aos países de origem (exemplo: o sufixo .pt identifica os endereços portugueses).

O(s) novo(s) domínio(s) de uso geral deve(m) ser inaugurado(s) no início de 2008.

Os últimos domínios de uso geral foram introduzidos em 2000, com a estreia dos sufixos .info e .bizz. Em 2004 foram introduzidos novos endereços, mas de uso específico (.travel e .asia).

O ICANN não adianta pormenores sobre o(s) novo(s) domínio(s) actualmente em preparação.

Este dossiê está a ser analisado pelo comité de especialistas Generic Names Supporting Organization. Terminada esta fase de análise, o ICANN deverá dar início a uma consulta pública no final de 2007, informa a Associated Press.

Independentemente do desfecho, uma coisa é certa: a alteração do DNS não deverá passar sem uma “pitada” de polémica: há quem critique o ICANN por ser lento e nem sempre ser coerente na criação de novos endereços e há também quem receie que o lançamento de novos domínios potencie novas acções de ocupação de endereços da Web (cibersquatting).

A isto há que juntar outra questão não menos sensível: os interesses dos vários países e regiões e eventuais conflitos idiomáticos.

Fonte: http://exameinformatica.clix.pt/noticias/internet/215206.html

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Espero que os novos domínios sejam engraçados de se usar.  :P Espero ainda que controlem muito bem a questão so cibersquatting, visto que caso contrário poderiam levantar-se problemas relativamente a essa ocupação: imaginem que alguém se lembra de ocupar o portugal-a-programar.(novodominio) ou até mesmo o google.(novodominio).

Terá de haver algum cuidado por parte da ICANN em relação a essa questão.  :)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora