• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

djthyrax

Sistemas de busca mudam escolhas de nome

4 mensagens neste tópico

Os pais estão aliando o catálogo de possíveis nomes para o filho a mecanismos de busca como o Google para garantir que seu futuro nome possa ser encontrado rapidamente quando, por exemplo, ele for um jovem a procura de um emprego.

O inusitado artigo estampa as páginas do jornal The Wall Street Journal, e cita como exemplos diversos profissionais e artistas que tentam mudar seus nomes para aparecer em localizações privilegiadas das páginas de resultado do Google.

Embora possa parecer um tanto exagerado, alguns usuários dizem que estar entre milhares de outras pessoas com nomes semelhantes ou idênticos traz um preço profissional e financeiro.

Um dos exemplos, Abigail Garvey, não tinha problema em ter suas publicações médicas encontradas até 2000, quando se casou e teve que mudar o nome para Abigail Wilson. Em uma entrevista de emprego, os entrevistadores acharam estranho não poderem ter encontrado as publicações especificadas em seu currículo, então a médica precisou passar seu nome de solteira.

A experiência foi suficiente para que Abigail, quando esperava seu primeiro filho, tenha procurado no Google por opções menos comuns, para que seu bebê não fosse mais um na multidão. A escolha foi Kohler, que junto a Wilson faria um par incomum.

Estimativas recentes do mecanismo de busca Ask.com apontam que aproximadamente 7% de todas as buscas conduzidas são a respeito de nomes pessoais. Uma pesquisa da firma de networking executivo ExecuNet indicou que mais de 80% dos recrutadores usam rotineiramente mecanismos de busca para encontrar informações sobre candidatos.

Outra pesquisa interessante realizada pela Harris Interactive e comissionada pela MSN indicou que aproximadamente 40% dos internautas já procuraram em mecanismos de busca por nomes de amigos e familiares com quem perderam contato.

A preocupação quanto ao nome pessoal é também estendida para nomes de empresa, que precisam ser bem escolhidos. Além de escolher melhor seus nomes, alguns artistas e companhias já investem para que seus nomes apareçam sempre no topo das pesquisas, o que pode ser uma boa alternativa para quem quer ser encontrado.

Fonte

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Chiça fui procurar pelo meu nome e os primeiros resultados foram todos sobre um candidato a político brasileiro que não bate lá muito bem da tola :S

Procurem por Samuel Silva no Youtube e vão perceber do que é que eu estou a falar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Chiça fui procurar pelo meu nome e os primeiros resultados foram todos sobre um candidato a político brasileiro que não bate lá muito bem da tola :S

Procurem por Samuel Silva no Youtube e vão perceber do que é que eu estou a falar.

Eu recebi não sei o quê: http://www.google.com/search?q=David+Ferreira&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os dois primeiros resultados do meu nome do google são "meus" ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora