• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

PHP

PPH - Diz que é uma espécie de linguagem de programação

13 mensagens neste tópico

Titulo do Projecto: PPH (Pré Processamento de Hipertexto)

Última Versão: Nenhuma - Projecto ainda está em desenvolvimento inicial.

Líder do Projecto: PHP

Membros Actuais do Projecto:

Nenhum de momento, espero arranjar alguém que queira fazer parte deste projecto.

Tópicos deste Projecto:

• PHP em Português
  • Funções novas para adicionar ainda mais facilidade e funcionalidade.
  • Open Source Project

Descrição do Projecto: O PPH é uma "wannabe" linguagem de programação que permite aos utilizadores criar scripts estilo PHP.

PPH significa Pré Processamento de Hipertexto e é um jogo de palavras que se refere ao facto de o PHP ser exactamente o PHP (precisa do PHP para correr), mas é em português e é mais pseudo code do que PHP propriamente dito. O PPH neste momento é apenas uma tentativa de facilitar a aprendizagem de PHP a quem não sabe muito de inglês ;), mas espero conseguir que se torne um dia uma línguagem propriamente dita. Estou também a trabalhar em processamento de HTML para português :). Gostaria que me dessem o vosso feedback, ideias para novas features, utilidades que isto possa vir a ter (Para além de ajudar quem não quer aprender PHP (By: Vaurdan) e quem não sabe inglês mas quer programar) e, se quiserem, avisem-me para se juntarem à TEAM.

EDIT: Seguir as regras.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uhm... não estou muito a ver qual é a utilidade disto. Se queres usar php, tinha mais lógica ser:

<?pph
se($i === $x){
mostra "i igual a x";
}senao se($i == $x){
mostra "i igual a x";
}senao{
mostra "i diferente de x";
}
?>

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

djthyrax isso era a minha ideia original, e não te preocupes que isso será mantido. Simplesmente estava a pensar que talvez fosse fixe fazer uma especie de pseudo code para facilitar ainda mais as coisas. ;)

O pseudo code tem o problema de nao obedecer a nenhuma regra em geral, mas o PPH seria alargado o suficiente para compreender grande parte das coisas, e a simples tradução do PHP para portugues (como tu referiste) é a minha primeira coisa a fazer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Era mais facil fazer isso com Python...

Anyway e um desperdicio de tempo. Se nao sabem ingles, nao vao aprender nada de programação...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O pseudo code tem o problema de nao obedecer a nenhuma regra em geral, mas o PPH seria alargado o suficiente para compreender grande parte das coisas, e a simples tradução do PHP para portugues (como tu referiste) é a minha primeira coisa a fazer.

Tudo bem que o pseudo código ajuda-nos a estruturar as ideias, mas criar um interpretador de pseudo código (é o que tu estás a criar), não vai ajudar ninguém a aprender a programar ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

djthyrax: xD Yah tens razão. O que se passa é que estive a falar com o people da minha turma sobre a linguagem LUA e eles pensaram que como era portuguesa ia ser em portugues e pelo que vimos da vossa magazine nao era, e eles criticaram isso (acreditem ou não, há ppl que chega à minha idade nem sabe dizer My Name Is...) e eu perguntei se arranjasse uma lingua de programacao simples de usar e em portugues se se debrucariam nisso ou não, e eles disseram que sim. Por isso estou a pensar nisto.

Preatorian: Eu sei disso mas o facto que não sabem inglês impede-os a 100% de pelo menos tentar! E eu não quero isso! (Não penses que não sei inglês) O que eu quero é que eles tentem, vejam que é fácil e bom e continuem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, mantenham-se ontopic, sff.

O tema da thread é discutir/sugerir/criticar o projecto, não divaguem sobre outros assuntos, sff.

@PHP, agradecia que editasses o teu primeiro post para ficar de acordo com as regras em vigor neste quadro, sff ;)

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Continua com o projecto PHP ;)

Apesar de não fazer ninguém aprender mais o PHP sempre dá uma ajudinha a quem não quer aprender :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem... parece que o tema anda aqui e ali a salpicar o fórum.

Basicamente estás a falar da criação de uma linguagem e sua implementação sobre php. Ja por aí falei sobre uma ideiaque parcendo que nao tem alguns pontos em comum com este projecto: o motor de sites em php ( usar a pesquisa  para encontrar o tópico) .

Ora bem, a cena do portugues, e isto é a minha opiniao não é razão suficiente nem me parece que uma iniciativa deste tipo resolvesse muita coisa nesse campo. Se a ideia é melhorar o acesso em portugues eu sou da opiniao que se deve optar pela via da documentação em portugues, submetendo por exemplo conteudo nesta comunidade. De resto até temos a plataforma adequada pra isso - o wiki.

Mas a ideia de criar uma linguagem é interessante. Eu até acho o php uma boa opção para a criação de uma 'pequena linguagem' pois tem muitas funcionalidades de manipulação de texto.

Podes experimentar coisas completamente novas e introduzir conceitos inéditos. Se procurares nestes fóruns encontras por exemplo um pequeno SGBD desenvolvido pelo kingless que é uma alternativa ao uso de SQL.

Desenhando tu a linguagem podes adapta-la às tuas finalidades fazendo-a mais produtiva para um determinado tipo de programação. O php por si só é um exemplo disso. Uma linguagem escrita e baseada em C mas com sintaxe simplificada e uma carrada de outras simplificações.

Agora uma coisa que está aí a confundir o pessoal um pouco: a partir do momento que o pseudo-código se torna código válido numa qq linguagem então deixar de ser pseudo-código e passa a ser código. As linguagens tentam ser o mais intuitivas e mais proximas possivel daquilo que chamamos pseudo-codigo, no entanto isso não é facil.

Esta conversa toda é engraçada e interessante, mas apelando um pouco à prudencia...

Há inumeras plataformas de desenvolvimento, uma carrada de linguagens por descobrir com tanto para oferecer. Por exemplo, só o matlab que não é tao popular aqui no p@p dá para fazer uma infinidade de coisas interessantes desde processamento de sinal a calculos matemáticos, scripting, parsing, aquisição de dados...

Quem diz o matlab diz muitas tecnologias muito diferentes. Mais vale descobrir e experimentar o que a tecnologia tem para oferecer... há tanto para explorar antes de criar uma alternativa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga essa também era uma coisa em que eu estava a pensar: Adicionar funcionalidades únicas, maior e melhor gama de funções para diversos tipos de coisas e o remoção da redundância que se vê em funções PHP que existem completamente duplicadas e sem funcionalidade adicional nenhuma. São exemplos o mysql_connect_db e o mysql_connectdb.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ao contrario, do que andam ai a dizer, acho que seria interesante, um linguagem desse tipo desvolvida por ppl aqui do forum...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

passado não sei quanto tempo... há novidades? ou já se foi o projecto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora