• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vbmaster

Revista PROGRAMAR: Designer's precisam-se...

25 mensagens neste tópico

Boas,

No thread que usamos para averiguar os utilizadores que pretendem entrar no novo mundo (leia-se secção) da Revista Programar, têm-se alguns proposto como designer's ou com jeito na área gráfica, mas pela quantidade diminuta que são achámos por bem abrir este thread para pescar esse pessoal, que bastante falta nos anda a fazer.

É inegável que a revista precisa de quem lhe faça imagens, alguém que saiba organizar um artigo numa página de modo que a quantidade do texto presente seja equilibrada pelas imagens, nalgo com estética e ao nível que a revista começa a requerir.

Não precisamos de quem nos mude o layout, desse gostamos e não precisamos de melhorias.

A limitação surge no programa usado para a produção da revista: o Scribus, muitos não estarão familiarizados por ser algo opensource (que convém), mas penso que mesmo no rudimentar programa em causa, um bom designer consegue ir dando uma volta à apresentação das páginas de modo a fichar melhor do que o que temos vindo a fazer.

Alguém nestas condições? Só serão necessários nas duas últimas semanas antes do lançamento de uma nova edição, mas nessa altura é necessário terem mesmo tempo para dispender.

P.S.: o programa poderia eventualmente ser mudado para outro, desde que fosse opensource.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

eu penso que falo por toda a DesignTeam quando acho que esse trabalho podia caber a esta equipa.

Visto que o que pretendem é alguém que entenda de design penso que uma equipa que tem como função o design podia concretizar esta função.

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou disponível para ajudar principalmente a nível da estruturação/organização de texto.

Não tenho problemas com o Scribus.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já há uns tempos que andava para desenhar algo completamente diferente para a revista, algo que lhe desse um ar mais moderno e atractivo e com isso, também iria redesenhar o logo do P@P. Não fazer um novo, mas redesenhar o actual (ainda não sei o que iria fazer), porque acho o actual, muito cru. Mas a verdade é que não tenho tempo livre nenhum...

Só que se fosse eu a fazer não era no sentido que desejam, disponibilizar-me 2 semanas antes para desenhar a revista, apenas iria criar um layout/template e assim, tudo no scribus, pronto a modificar... Não, não sei usar o scribus nem nunca usei, mas desenrascava-me.

Mas pronto, não tenho mesmo tempo, mas gostava mesmo que toda a imagem, em tudo, do P@P fosse melhorada e mais marcante para quem a visse e eu iria dar uma ajuda/começar pelo logo+revista.

Boa sorte, espero que se venha a realizar isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois... eu olho para a revista linux e eles no fundo têm aquilo que nós não temos ao nível do design das páginas interiores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nota de agradecimento: A equipa da RL agradece à empresa Ângulo Sólido pela ajuda técnica na concepção desta edição e que facilitará as futuras edições.

Têm um empresa a ajudar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Talvez conseguíssemos arranjar uma parceria com uma empresa/comunidade do género, porque também acho que é o nível gráfico/visual da revista que nos impede de "subir" mais um degrau na qualidade (a nível de conteúdo penso que pouco há a melhorar, já atingimos um nível muito bom para um projecto não-profissional)... Sugiro que se contactem algumas teams de design do fórum BTuga, há por lá trabalhos muito bons e se conseguíssemos algum acordo os designers do BTuga podiam trabalhar em conjunto com os da P@P Design Team.

Além disso, o facto de haver uma team especializada no aspecto gráfico iria tirar uma responsabilidade de cima dos editores da revista, cuja única função devia ser coordenar o trabalho, corrigir aqui e acolá, sugerir opções diferentes, mas não ser o único suporte da passagem texto -> revista.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que a revista até está boa a nivel de design. Está tudo muito bem organizado, devidamente enquadrado nas suas respectivas áreas. É uma revista com muita qualidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então o trabalho fica para a Design Team ou não?

É que se ficar temos de pensar e criar um "layout" mais atractivo do que o actual que é demasiado simples e muito monótono, sem ofensa.

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não, o objectivo não é criar novo layout, é mais simples que isso...

É conseguir, usando o programa utilizado, dar um aspecto profissional às páginas interiores da revista, e não a bíblia de texto corrido, aqui ou ali, intercalado com imagens como acontece actualmente.

Ou seja, é saber dispôr um artigo.

Por exemplo, nós pomos o título, pomos uma imagem muito pequenina, e fazemos duas colunas de texto, A revista Linux mete a parte A5 de cima uma imagem grande com o título em grande, e depois as duas colunas em baixo. Fica logo mais profissional. É a isto que me refiro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já estpu a entender melhor....

Então é mais da forma como dispomos os artigos.....

Para isso temos então de ter os artigos e o texto, depois escolhemos uma imagem relacionada e com qualidade e por fima apenas temos de dispor todo o conteúdo correctamente no scribus....

Eu tinha percebido que pretendias um layout novo  :thumbsup:

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que antes disso, se realmente quiserem tomar o trabalho como vosso, deviam sacar o scribus e ir experimentando, que não é simples.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu tenho o scribus mas nunca o utilizei.

Vou começar a ver como se trabalha com aquilo e falar com os restantes membros da Design Team.

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então o trabalho fica para a Design Team ou não?

É que se ficar temos de pensar e criar um "layout" mais atractivo do que o actual que é demasiado simples e muito monótono, sem ofensa.

Cumps.

Permite-me que discorde de ti. Acho o layout da revista muito adequado para o que é. Não queremos uma TV Guia aqui, com balõezinhos a dizer que "PHP é fixe" "Ruby assim assim"...

É uma revista com profissionalismo.

Eventualmente, pode haver uma mudança de design mais tarde, mas não a acho necessário.

Necessário é criar imagens para os artigos para "encher" porque por vezes fica um bocado da página por preencher.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ia guardar o que tenho a dizer para mais logo, mas já que deram continuação a este tópico vou falar um bocado.

Eu sempre gostei do P@P, mas algo que nunca gostei, foi do design em tudo, logo, forum, wiki, revista, newsletter, etc... parece tudo feito em cima do joelho e sem cuidados, não estou a dizer que foi, só estou a dizer que parece e é perfeitamente normal. Isto é uma comunidade de programadores não de design, ninguém tem a obrigação de saber desenhar profissionalmente.

E como tal, eu pensei da ruma ajuda nesse aspecto já há muito tempo, só falta-me tempo, porque se eu o tivesse, dava ajuda em todos aspectos que referi acima, mas não tenho tempo para isso tudo. Também não estou a dizer que sou um pro, porque não sou e obviamente há gente que percebe muito mais de design do que eu.

O que quero dizer com isto é que esta madrugada tive a perder um bocadinho de tempo com isto e o primeiro passo nisto é uma nova imagem corporativa a começar pelo logo. Tive a redesenhar um (é parecido mas mais moderno) e vou apresentar a minha proposta mais daqui a pouco porque ainda não está terminado, após isso, quero ver qual é a vossa opinião e se o querem adoptar, se não, também não levo a mal, porque não foi tempo desperdiçado e eu gosto de de vez em quando variar um pouco no que faço para não estar sempre a programar.

Mais daqui a bocadinho deixo aqui a minha proposta, vou almoçar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não posso deixar de concordar contigo que era uma boa mudança se fosse tudo, mas tinha de ser tudo, mudado.

A revista, foi como eu disse. Gosto do design actual, mas novas propostas são sempre bem vindas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E pode ser tudo mudado, mas com tempo, não é de um momento para o outro e também acho que não tem muita lógica deixar estar tudo como está ate TUDO estar redesenhado para ser aplicado (não sei se era a isso que te referias).

Quanto ao logo, está um bocado atrasado porque eu sou bastante picuinhas e tive a redesenhar a forma base de novo :X Agora o mais chato está em por o lettering, não sei até que ponto gosto do que fiz, mas estou sem ideias para isto agora... mais daqui a bocado deixo-o ai para verem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E pode ser tudo mudado, mas com tempo, não é de um momento para o outro e também acho que não tem muita lógica deixar estar tudo como está ate TUDO estar redesenhado para ser aplicado (não sei se era a isso que te referias).

Era isso que referia. Não exactamente tudo, mas pelo menos grande parte...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora que em principio o novo logo será posto em prática, se calhar o melhor é deixar um novo desenho para a revista para um futuro próximo? E até esta nova imagem do fórum ser mais pública, porque não acho que começar a apresentar o novo logo/imagem pelo design da revista seja o ideal. Isto, na minha opinião.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que podiamos colocar um espécie de "artigo" em relação à mudança de logotipo do P@P...

Just my opinion...

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que podiamos colocar um espécie de "artigo" em relação à mudança de logotipo do P@P...

Just my opinion...

Cumps.

Ou melhor, de look do P@P, mas acho que deverá ser na próxima edição, quando se mudar de look. :(
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto, mas nesta podia-se só fazer uma referencia à upcoming look change.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para isso mesmo existe o texto "Comunidade" escrito em todas as edições pelo deathseeker25 que escreve o que quiser e muito bem lhe apetecer :(

Para além disso, ainda ninguém disse que o logótipo mudou...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque ainda não mudou mesmo lol... E acho que isso do look tem de ser com calma... Porque isso pode demorar bastante tempo, tipo, um template para o forum ainda dá um bocadinho de trabalho a fazer, alias, de tudo, o forum é capaz de ser o que dá mais trabalho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites