• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

rgcaldas

Computadores na medicina

7 mensagens neste tópico

Boas

Não sei se este é o sitio certo, mas aqui vai.

Eu tenho um trabalho para fazer sobre computadores na medicina, e a parte normal já esta.

Agora o que eu queria era saber se alguém conhece algum projecto inovador e interessante que combine estas áreas.

Obrigado deste já.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Computadores e medicina? Tens o projecto folding, mas não sei se é disso que estás à procura...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim desse género. O folding já tinha visto, obrigado na mesma.

Se se lembrarem de mais projectos digam. Do género do folding ou robótica.

Tipo alguém sabe de existe algum projecto de tracking de epidemias a funcionar?

Eu tenho encontrado umas coisas engraçadas, por exemplo uns investigadores no estados unidos estão a desenvolver um chip capaz de detectar agentes patogénicos (acho que é assim que se chamam) em questões de minutos, coisa que os laboratórios demoram dias. Tipo no nosso bio-chip para o vinho.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm... Em medicina medicina... não te sei dizer. Mas passa pelo http://bioinformatics.ua.pt (acho que é assim) que é o grupo ed bioinformática da UAveiro e que, entre outros, desenvolveu uma espécie de base de dados (espécie por que não armazena a info num servidor e a entrega de volta consoante o pedido, mas sim pesquisa uma série de bases de dados e apresenta-te os resultados categorizados) para doenças raras onde encontras desde os genes responsáveis, as proteínas envolvidas (ou não envolvidas), o metabolismo, tratamentos, etc etc. Também podes ir pelo campo das microarrays. Ao fim ao cabo, é uma tool óptima para poupares tempo e $ em experiências que são feitas em minutos quando manualmente eram em.... semanas?

Pesquisa por lá :P e procura labs tipo a Universidade de Utrecth na holanda (vai a page do mestrado em bioinformatcia e sistemas biológicos).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso o ano passado tive uma disciplina de Multimédia em que havia um tipo checo a fazer Erasmus que esteve a desenvolver, ma República Checa, uma aplicação extremamente interessante sobre reconhecimento de padrões em fotos "fatiadas" de ossos das pernas.

Basicamente usava os algoritmos do MatLab para reconhecer padrões nessas fotos "fatiadas" (que têm um nome técnico de que agora não me recordo) e quando reconhecia certos padrões identificada uma determinada doença.

Depois tens outras coisas mais "banais", como máquinas para fazer ecografias, quer sejam tradicionais ou a 3D, que não são só aplicadas na gravidez mas também para observar o coração.

Enfim, computadores na medicina é coisa que não falta. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora