• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

LuRsT

Projecto Launchpad P@P

21 mensagens neste tópico

Título do Projecto: A lareira (ou não....)

Ultima Versão: N/A

Líder do Projecto: LuRsT

Membros Actuais:

Nenhum

Tópicos do Projecto:

Este

Descricão do projecto:

Boas pessoal, tive a dar uma olhada no launchpad e tive a ideia de que nós aqui do P@P também mereciamos um! Agora a minha ideia seria que ele estivesse junto com a base de dados do forum, (algum administrador que me diga se isso é possivel ou não), porque facilitaria muito, já que a pessoa de dentro do forum podia continuar logada ou teria o mesmo login do forum assim como o perfil do forum.

Então e o que é este projecto perguntam voçes que não sabem o que é o launchpad do ubuntu é basicamente um lugar onde as teams do ubuntu se reunem para fazer a gestão dos projectos. É nada mais do que um gestor de equipas e de projectos, seria mais fácil para os administradores gerirem as teams e também para os envolvidos se coordenarem. Iria dispor de links uteis dos projectos (wiki, servidor, passes necessarias, svn...) talvez mini forum ou apenas comentarios em que area cada um trabalha, restricao de modificacoes, uma parte administrativa para oas admins e moderadores do p@p enfim tudo o que acharmos necessario.

Aguardo novas ideias, melhorias e claro a aprovação do projecto por parte dos administradores do p@p.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ui...Launchpad, SouceForge... as linhas que já foram escritas acerca desse assunto !

É um projecto arrojado LuRsT. Mas isso já estava incluído nos objectivos da comunidade para este ano. Ainda bem que alguém fora do staff se lembrou de por isto novamente em discussão e desta vez a valer.

Temos várias equipas a trabalhar em vários projectos, temos dezenas de projectos pessoais em andamento e muitos mais que podiam surgir e não surjem porque as pessoas envolvidadas, a dada altura, sentem-se sem qualquer apoio nem sabem sequer como se organizar. Ora, um projecto tipo SourceForge nacional ou Launchpad como o LuRsT indicou na thread principal é algo que custa a desenvolver: custa tempo, custa recursos humanos, custa vontade. Tempo sei que não abunda (ou as pessoas não querem que ele abunde) para a maioria das pessoas aqui da comunidade; recursos humanos há muitos mas não estão a ser geridos como deviam (mea culpa também e isto remete para a questão do Tempo); vontade é o que mais abunda.

Ora, então surgem as perguntas mais delicadas: conseguiremos? o que é que temos? o que nos falta?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É o seguinte, da minha parte tens tudo. Tempo? Tenho, aqui na loja nos tempos livres e em casa também. Vontade? Sim, desde o phpthrowdown que estou com vontade de participar noutro projecto e tive a pensar num que realmente todos estivessem interessados, porque já vi que os projectos actuais têm tendencia para estagnar. Por isso eu tinha definido os membros do projecto que seriam os que estão vinculados mesmo ao projecto e tamb´+em os code monkeys que seriam qualquer pessoa com uma idea para este projecto, poder desemvolver o que bem lhe apetece-se.

Por acaso fiquei um bocado traumatizado logo no phpthrowdown porque tinhamos muito gente interessada mas poucas a participar. Mas eu espero que com este me façam mudar de ideias. Obrigado deathseeker25 pela rápida resposta :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não me comprometo a nada, mas gostava de ver este projecto a andar. Qualquer coisa que possa ser precisa, eu estou aqui :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como muito noob a php (tou enferrujado :D) creio que não poderei a vir a ser uma grande ajuda a este projecto, mas gostaria imenso de vê-lo ca no p@p! Já houve muitas tentativas por aqui de fazer este género de programas, muitas delas fracassadas, mas visto isto ser um projecto oficial do p@p, creio que vá ter um melhor futuro que qualquer um dos outros...

Resta-me desejar boa sorte para o projecto, e sabem que se precisarem de mim, cá estou para vos ajudar...

Continua com os bons projectos... :P

btw, o título tá lauchpad e não launchpad... :P:D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Ora, então surgem as perguntas mais delicadas: conseguiremos? o que é que temos? o que nos falta?

Deathseeker, não considero que estejamos a falhar em nada. Simplesmente somos muitos com muitas ideias, é normal que nao andem todas para a frente, no fim de contas estamos a falar de projectos pessoais vulgo hobbies.

Eu próprio tenho mais projectos em andamento do que os que consigo manter e ainda hoje lancei uma ideia que foi discutida. Se nunca for posta em practica não quer dizer que tenha falhado, simplesmente não era uma coisa que tinha como objectivo incondicional concretizar-se.

É só a minha maneira de ver as coisas. Outras pessoas pensarão de forma diferente, não há nada de mal nisso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deathseeker, não considero que estejamos a falhar em nada. Simplesmente somos muitos com muitas ideias, é normal que nao andem todas para a frente, no fim de contas estamos a falar de projectos pessoais vulgo hobbies.

Eu próprio tenho mais projectos em andamento do que os que consigo manter e ainda hoje lancei uma ideia que foi discutida. Se nunca for posta em practica não quer dizer que tenha falhado, simplesmente não era uma coisa que tinha como objectivo incondicional concretizar-se.

É só a minha maneira de ver as coisas. Outras pessoas pensarão de forma diferente, não há nada de mal nisso.

Sim, talvez a tua perspectiva seja a mais correcta na medida em que nos permite deixar de preocupar com o que está irremediavelmente parado e preocuparmo-nos com o que continua a avançar.  :P

Mas bom, vamos deixar essa discussão um pouco menos orientada para o espírito empírico que tanto nos tem caracterizado e pensar em como organizar todo este processo de criação do Launchpad do P@P para que a realização tenha sucesso. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hoje à noite vou fazer um rascunho do projecto, assim como um esboço de algumas tabelas, para podermos ter uma melhor visão deste projecto, que espero que venha a ter um bom futuro pela frente  :P.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hoje á noite vou fazer um rascunho do projecto assim como um esboça de algumas tabelas para podermos ter todos uma melhor visão deste projecto que espero que venha a ter um bom futuro pela frente.

Sim, talvez esse seja o primeiro passo a tomar. Espero então pelo esboço para começarmos a pensar no desenho a sério de todo o processo de gestão da equipa. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então iriamos começar por fazer uma versao usável mas com poucas funcoes:

Projectos:

- Visualizar membros do projecto

- Info Sobre o projecto

- Mensagens e comentarios // publicos

Area Restrita

- Links e info restrita do projecto (wiki, svn, TS....)

- Mensagens e comentarios // restritos

- Changelog

- Objectivos de cada versão

Teams:

- Visualizar membros

- Projectos em curso

- Info da Team

- Mensagens e comentarios // publicos

Estes seriam os objectivos pelo menos da(s) primeira(s) versão(ões).

Opiniões, Interessados em participar, aqui é o lugar para participar.

PS: O engraçado seria usarmos este projecto para ajudar a afazer o projecto  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mmmm agora nao percebi muito bem.

Não era para usarmos scripts existentes?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existente? eu só falei em usarmos a base de dados do forúm, o launchpad seria feito de raiz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já fiz um esboço mais ou menos da base de dados, eu precisava que aguém mais entendido em bases de dados que desse uma olhada e se possível dizer alguma forma de colocar os membros dentro de cada projecto e team.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já reflecti muito sobre um projecto bastante semelhante a este, e cheguei à conclusão que não tinha a ajuda/vontade/capacidade necessária para realizar um projecto deste tipo... caso precisem de alguma ajuda podem contar comigo, mas não vou ter muito tempo no próximo mês, talvez no verão... ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Á primeira vista a base de dados parece-me estar boa. Pode certamente levar mais uma ou outra tabela posteriormente, mas para a primeira fase de desenvolvimento está boa.  :P

Já reflecti muito sobre um projecto bastante semelhante a este, e cheguei à conclusão que não tinha a ajuda/vontade/capacidade necessária para realizar um projecto deste tipo... caso precisem de alguma ajuda podem contar comigo, mas não vou ter muito tempo no próximo mês, talvez no verão... ;)

Eu de certo modo concordo com o Triton: no Verão temos todos mais tempo e paciência para integrar este projecto.  :cheesygrin: Acho que nessa altura é que devemos apostar em formar uma boa equipa e começar a trabalhar no sentido de o realizar. O que dizem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se assim for, eu espero ,não á problema, entretanto vou fazendo o que posso para este projecto!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se assim for, eu espero ,não á problema, entretanto vou fazendo o que posso para este projecto!

Sim, acho que deves ir avançando sozinho. Ás vezes começar um projecto é a parte mais difícil. Depois de o começar é sempre a abrir... :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, acho que deves ir avançando sozinho. Ás vezes começar um projecto é a parte mais difícil. Depois de o começar é sempre a abrir... :cheesygrin:

Outras vezes começar é fácil, mas quando chega às partes mais complexas é que muitos desistem...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, pessoal queria saber se agora o pessoal está disposto a integrar o projecto. Na votação de Maio houve 6 votações (nenhum minha porque só vi agora a votação) o que quer dizer que existem interessados, e já que estamos em férias que tal uma ajudainha?

Eu não trabalhei mais no projecto por estar noutro agora, um jogo que em breve disponibilizo o beta :thumbsup: mas assim que houverem pessoas interessadas estou disposto a levar isto para a frente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não estou interessado mas deixo aqui um pequeno conselho:

Organiza um plano de trabalho para isso, faz uma relaçao das tarefas, as suas necessidades em horas*homem, conhecimentos necessarios por parte dos participantes, cargos necessários e outros recursos dos quais o projecto esteja dependente.

Depois de analisadas as condições iniciais pode chegar-se à conclusão se o projecto é viável ou não. Se não for não adianta estar a avançar para ele.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelo conselho pedrotuga, vou ver se amanha já tenho isso :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora