• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

_deXter

Pirataria informática custa 91,5 milhões ao país

16 mensagens neste tópico

Pirataria informática custa 91,5 milhões ao país

Em Portugal, os índices de pirataria apontam para 47% de software ilegal o que corresponde a uma perda de 91,5 milhões ao longo dos últimos doze anos para os cofres do Estado.

De acordo com as estimativas da ASSOFT (Associação Portuguesa de Software), entre 1994 e 2005, a utilização de software ilegal por empresas e particulares já levou o Estado a perder 91,5 milhões de euros em IVA e, só em 2005, os números apontam para valores da ordem dos 17,47 milhões de IVA que terá ficado por cobrar.

Por via da receita fiscal, também as empresas que comercializam este tipo de produtos sofrem perdas significativas.

Fonte: http://exameinformatica.clix.pt/noticias/software/215147.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou com tanta pena do estado.....ou não! Se todos usassem Linux era diferente, talvez se ameaçassem baixar o iva as empresas fizessem alguma coisa, agora assim....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou com tanta pena do estado.....

Eu até estou, com esse dinheiro a entrar era menos o que eu e tu pagava-mos... (ou não..:S LOL)

Em relação a esses numeros nao sei se será mesmo assim,... se houvesse controlo por forma a não ser mesmo possivel o pessoal usar pirataria de certeza que não havia tanta gente a usar software pago, logo o valor 'perdido' não seria bem esse.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Eu até estou, com esse dinheiro a entrar era menos o que eu e tu pagava-mos... (ou não..:S LOL)

O problema é esse ou não.......

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oh david, isso é uma forma de ver as coisas.

O problema é que as pessoas que não o pagam, muitas delas, não tinham capacidade de o pagar de qualquer das formas.

O windows e o office custam qq coisa como metade de um ordenado mínimo. O estado devia estar preocupado em criar condições para as pessoas poderem aceder às tecnologias para não acontecerem situações deste tipo. Em vez disso toca a apaijar o bill gates que de repente se tornou num santinho com um fundação e mais n sei o q.

Não sei os valores, mas o que a minha universidade factura em propinas recolhidas do bolso dos pais dos alunos não deve ser um valos muito diferente das quantia paga por uso de software proprietario. Se se conseguisse aliviar essa despesa talvez nao fosse preciso estar a xular os alunos com propinas.

Portanto não é tão simples como "menos nao sei quantos milhoes para o cofre do estado".

O governo sabe bem que isto são questoes de estratégia que devem ser analisadas entrando em conta com todos os factores sejam eles imediatos ou nao. O que me irra profundamente é este atirar de culpas para o zé povinho. É mesmo uma coisa sem principios.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"O problema é que as pessoas que não o pagam, muitas delas, não tinham capacidade de o pagar de qualquer das formas."

Exactamente, passavam a usar software livre. Dai eu dizer que "..... se houvesse controlo por forma a não ser mesmo possivel o pessoal usar pirataria de certeza que não havia tanta gente a usar software pago, logo o valor 'perdido' não seria bem esse."

"O que me irra profundamente é este atirar de culpas para o zé povinho. É mesmo uma coisa sem princípios"

também concordo, se o zé povinho foge aos impostos é porque o permitem, mas por outro lado tambem me irrita é o espirito do zé portuga de "se for pra roubar ao estado está tudo bem!"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E as licensas da Microsoft, quanto custam?

Pra cima de uma roubalheira!!!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exactamente, passavam a usar software livre. Dai eu dizer que "..... se houvesse controlo por forma a não ser mesmo possivel o pessoal usar pirataria de certeza que não havia tanta gente a usar software pago, logo o valor 'perdido' não seria bem esse."

Pois, mas o papel do estado não é só andar à cata da multa. Tem que investir activamente na mudança. Por exemplo, eu tive uma cadeira chamada Introdução às Tecnologias de Informação no 12º ano. Foi microsoft do principio ao fim. Na minha faculdade idem aspas... é preciso mudar isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acham isto normal?

Office Ultimate 2007 Win32 Portuguese € 745.00

Office Ultimate 2007 Win32 Portuguese DVD € 930.00

Office Ultimate é diferente porque faz um rombo maior á carteira!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exactamente!!! concordo em absoluto, o meu comentário inicial foi simplesmente em relação ao comentário do colega LuRsT É claro que eu concordo a 100% que á coisas que são inadmissíveis, no fundo no fundo, o que eu axo que tambem não nos podemos esquecer é que ao termos uma  economia paralela a atingir valores na ordem do 20 e tal %  no fim quem vai pagar são os "desgraçados" como eu e como muitos (ou quase todos) de nos que não temos como fugir a nada.  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A parto do "Estou com tanta pena do estado....." :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já não faço pirataria à tempos...

FOSS for the win!!! \o/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

FOSS??? Não deveria ser Linux??? Open Source for the win! Isso sim!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

FOSS??? Não deveria ser Linux??? Open Source for the win! Isso sim!

LOL, ele queria dizer em inglês correcto Win for the FOSS! :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora