• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Mais uma duvida no netbeans... paths

4 mensagens neste tópico

Ok, quero criar uma aplicação com uma base de dados hsqldb embutida que possa distribuir a outras pessoas.

Há alguma variavel que contenha a path para o projecto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Variável? Como assim?

A cada build o Netbeans cria uma pasta chamada "dist" com tudo o que precisas para distruibuir o projecto. Inclui o jar executável do teu projecto, caso seja uma aplicação, e uma pasta "lib" com todas as bibliotecas que são necessárias para correr o projecto. O MANIFEST é criado de forma a que exista essa relação entre a aplicação e uma pasta lib relativa com as bibliotecas. Se distribuires a pasta "dist" o projecto funciona correctamente.

Não sei se era isto que pretendias.... não percebi bem a pergunta.

Mas vês os ficheiros dentro da pasta do projecto. Se precisares de editar algum é melhor que o faças dentro do IDE, mas aquilo são apenas xmls, se não te enganares nas tags não há problema de lá mexeres.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok... recorrendo a uns exemplos...

Se incluir um jar ( que tenho numa pasta qualquer do meu computador ) no meu projecto e depois compilar o meu projecto... o utilizador nao vao precisar de ter esse jar tambem?

Outro exemplo:

Ao ligar uma base de dados tenho que especificar a path para ela. Não há uma forma de referir a localização da base de dados em relação à localização da aplicaçao? É que assim quando eu distribuir a minha aplicação o utilizador nao tem a base de dados onde ela deve existir...

Qual é a solução? criar um dump de sql e corre-lo caso a bd nao exista?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se incluires um jar e compilares o projecto o Netbeans copia o jar para a pasta onde está o jar da tua aplicação. Vais ter de distribuir os dois.

Sempre que usares caminhos relativos, tipo: pasta/ficheiro, sem uma "/" no inicio o Java assume que é um caminho relativo à aplicação. Podes até fazer isso com jars, como se de pastas se tratasse, imagina que tens um jar com o package org.sergiolopes.aplicacao.recursos, onde tens imagens ou outros ficheiros, podes aceder-lhes com o caminho relativo org/sergiolopes/aplicacao/recursos/<ficheiro>.

Mas existe, em Java, classe e métodos para obter todas as pastas importantes do PC, tipo a home do utilizador, a pasta de execução da aplicação, a pasta de documentos do utilizador, etc. Por exemplo o método System.getProperty("user.home") devolve a home do utilizador. Existem mais strings, só tens de ler a documentação :P, esta é a única que me lembro de cor. 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora