• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

HolyMurderer

A melhor forma de fazer e utilizar uma Template.

6 mensagens neste tópico

Boas!

Irei fazer um site, o qual queria fazer com uma abordagem diferente.

Queria fazer um site com uma template feita por mim, com PHP e CSS, na qual tencionava importar ficheiros com o header, os menus, o footer, etc.

Gostaria de ouvir ideias, ou conselhos sobre a melhor forma de fazer isto, em termos de estrutura, como, por exemplo, ter um ficheiro geral, que importe várias funções de outros ficheiros, em que cada uma delas fazia o header, ou o footer, ou menus, entre outras coisas, e como importar esse ficheiro geral, ou como importar só a parte da template que se pretende no momento, entre outras coisas...

Tenciono fazer isto à mão, como geralmente prefiro fazer os meus sites, sem uso de Dreamweaver's e afins. Irei desenvolver o site num ambiente Linux, com recurso à aplicação kate (editor de texto do KDE, com highlighting de código), com GIMP para imagens e desenhar o layout talvez o Xara ou o InkScape, ainda não decidi.

Abraço e obrigado :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

na minha opiniao, e é como eu faço sempre e é como normalmente os sistemas mais conhecidos,incluindo este cms/forum, é:

- crias o ficheiro index.php com o design que queres e vais fazendo <?php include 'ficheiros.php' ?>...

Tenciono fazer isto à mão, como geralmente prefiro fazer os meus sites, sem uso de Dreamweaver's e afins. Irei desenvolver o site num ambiente Linux, com recurso à aplicação kate (editor de texto do KDE, com highlighting de código)

PHP em win é = a Php em linux, mac os X, etc,so muda o programa que usas :) pk a sintax é toda igual

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tenciono fazer isto à mão, como geralmente prefiro fazer os meus sites, sem uso de Dreamweaver's e afins. Irei desenvolver o site num ambiente Linux, com recurso à aplicação kate (editor de texto do KDE, com highlighting de código)

PHP em win é = a Php em linux, mac os X, etc,so muda o programa que usas :D pk a sintax é toda igual

Sim, eu sei disso, apenas disse isso para que ninguém viesse dizer para usar as templates do Dreamweaver e essas coisas :)

na minha opiniao, e é como eu faço sempre e é como normalmente os sistemas mais conhecidos,incluindo este cms/forum, é:

- crias o ficheiro index.php com o design que queres e vais fazendo <?php include 'ficheiros.php' ?>...

Tava a pensar em fazer isso, mas achas que faça isso em cada ficheiro, de cada secção do site, em que irei importar os menus e isso, ou faço como uma template, um ficheiro tipo index.php, com classes ou isso, em que irei importar esse ficheiro e esse ficheiro verifica o que está a ser visto, para não mostrar coisas tipo um botão home quando se está na home, essas coisas todas?

Abraço e obrigado pela resposta :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Sim, eu sei disso, apenas disse isso para que ninguém viesse dizer para usar as templates do Dreamweaver e essas coisas

Templates do Dreamweaver? Acho que neste forum ninguem te ia aconselhar uma coisa dessas....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A funcionalidade de templates do dreamweaver não é má, mas está um pouco fora do tema deste tópico. Basicamente a vantagem de criar um template no dreamweaver é a facilidade com que depois crias páginas com o mesmo look. Mas como estamos a falar supostamente de um site dinâmico, não vais ter que criar paginas manualmente, estas sao geradas pela tua aplicação.

Cada galo no seu poleiro.

Um sistema de templates... uma solução elegante mas um pouco trabalhosa no que toca a fazer templates novos: fazes a tua aplicação de forma a que o output seja todo em xhtml limpinho. Deopis os templates resumem-se a CSS simples.

Outra solução mais flexivel e cómodo mas que dá mais trabalho a a implementar: defines placeholders para todos os elementos do teu site, estilo:

{cabecalho}

{menu}

{corpo}

{aviso}

{userinfo}

{rodape}

etc etc

Depois cabe ao designer fazer desenhar as páginas ( passo o pleonasmo ) com toda a liberdade  usando a ferramentaque quiser colocando apenas o placeholder no sitio apropriado no meio do designer dele.

Existe um ( muitos mais ) motor de templates que faz parte do projecto PHP que anda em duscussao aqui no fórum: SMARTY

Nunca usei por nao posso dizer nada em relação a curva de aprendisagem :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga, percebi perfeitamente a tua lógica, é mesmo isso que irei fazer. Desenvolver funções, que irão estar localizadas num ficheiro de funções chamado template.php ou parecido, que será incluído no ficheiro corrente que estiver a servisto, em que em cada função será construído o que irá aparecer em cada placeholder.

Obrigado pela dica

Um abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora