• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vaurdan

Projecto "aTuaEscola"

92 mensagens neste tópico

[move]Projecto Distinguido como Projecto do Mês de Abril de 2007[/move]

pap-april.png

Titulo do Projecto: aTuaEscola

Última Versão: Alpha

Líder do Projecto: NeoPT (vaurdan,PHP)

Membros Actuais do Projecto:

URL : www.atuaescola.org

* Projecto de livre colaboração - Todos são membros

Beta testers oficiais:

* karva

Sysop:

* joaoqalves

Descrição do Projecto: (Isto não é bem uma descrição)

Bom dia (ou outra altura do dia, dependendo da altura a que estão a ler isto),

Venho apresentar-vos um projecto que ando a desenvolver conhecido por "aTuaEscola"!

Bem este projecto consiste num tipo de wikipédia mas apenas com contem materias de suporte escolar, ou seja.

Sendo eu um aluno comum tenho um trabalho de história, por exemplo, a fazer. Epah! Este trabalho deu um trabalho do caraças a realizar! - Exclamo eu. Então penso! Para as outras pessoas serem facilitadas vou por uma explicação do tema que trabalhei n'aTuaEscola! - E Pronto! Voilá!

Este é simplesmente um exemplo pode ser mais como por exemplo alguem pa revisão passa o seu "Caderno Díario" a limpo para formato digital. "Eu gosto tanto desta matéria! Pode é ser dificil de decorar!" - Penso eu - "Sendo assim vou colocar o meu truque (Ou a aula) n'aTuaEscola! Assim a comunidade escolar agradeçe!"

Mas é claro que este projecto não abrange SÓ alunos, obvimente também procuramos professores que quando preparam uma aula podem colocar um exerto de uma ficha por exemplo na nossa wiki!

Este é a nossa ideia basica!

Estamos a usar a MediaWiki (acho que toda a gente conhece mas caso isso não aconteça, é o software usado pela Wikipédia), mas com uma novidade! Um editor HTML!!! Devido a muito dos utilizadores poderem ser um bocado "newbes" em informatica o WikiCode não é facil para eles! (como é o meu caso.  Pensado bem eu é que não tive pasiencia para aprender wikicode xD). Enfim, mas se o utilizador quiser sempre pode alterar para modo de edição Avançada!!!

Então? Depois desta breve apresentação, vem o nosso  pedido  :thumbsup:

Presisamos de editores, beta-testers, e sysco*(administradores)

Quem está intressado? Tu? Então mete aqui um post :thumbsup:

* Para esta posição é recomendado alguns conhecimentos a nivel de HTML e ou PHP pois pode ser presiso corrigir alguns bugs

Updates

* Novo logotipo -> aTuaEscolaCinza4%20copy.png Feito pela DesignTeam.*

* Lancamento beta! - www.atuaescola.org - Registem-se na newsletter para receber noticias!

Em execução:

- A Instalar o TiniMCE como editor WYSIWYG

Agradecemos á PTServers pelo patrocinio que nos é dado!

Cumprimentos,

Vaurdan

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

acho que e um projecto bastante engracado, quem me dera a mim ter tido uma coisa dessas antes.

Podes contar comigo como betatester.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostei do editor WYSIWYG la integrado, mas acho que aquela barra de publicidade lá em cima enche demasiado o site.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que tambem ficava bem do lado direito a grande, ou essa ideia tambem podia ficar bem.

EDIT: Assim que se abre o editor, ele diz:

373635Sem títuloh.PNG

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois eu sei... ando a tentar corrigir isso :thumbsup:

EDIT: O Upload de imagem tb tem esse problema :thumbsup:

EDIT2: Erro que me disseste ja foi corrigido... Só falta o das imagens... que não tou a ver como vai ser...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o da imagem? so aparece no 1º load. Se fizeres refresh aparece quando clicas na imagem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Projecto brutal. Eu já me tinha lembrado de uma coisa destas e até já vi coisas semelhantes mas em ingles. Como nao estou em posição de participar numa coisa destas nunca o fiz.

Epa... o FCKeditor encrava aquilo um pouco, pessoalmente prefiro o tinymce.

Arranja um forma de por isto como um projecto a nível de turma ou de escola, tipo area escola ou coisa do estilo. Pede a colaboração dos teus professores, estilo. Obrigar os alunos a afixar o trabalho aí. Se os teus profes nao quiserem colaborar é porque são cabeças duras e retrogrados. Eventualmente pede tambem alojamento à tua escola.

Tambem acho o mediawiki má opção, vai a http://www.wikimatrix.org/

e analisa atentamente a melhor opção. O meu favorito é dokuwiki, mas isto é um pouco uma questao de preferencia.

Fizeste bem em usar um editor de html, é umportante para aumentar a acessibilidade. Mas o ideal seria mesmo oferecer as duas opcoes, edição guiada e simples.

Força nisso. Se conseguires andar com isto para a frente estás a dar um grande contributo à educação portuguesa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito boa iniciativa :P

Se conseguires arranjar pessoal com vontade de colocar ai coisas e conseguires arranjar uma boa quantidade de material de qualidade, tens um grande projecto.

Quanto ao editor WYSIWYG eu pessoalmente também prefiro o TinyMCE como diz o pedrotuga...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Excelente iniciativa, nesta altura que se aproximam os exames, espero já contar com ela :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois eu n consigo o TinyMCE... Alguem quer tentar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

parece me uma boa ideia =P e util para mts estudantes  ;)

segundo o k percebi a ideia do projecto é +/- parecida a deste site http://www.cabulas.pt.vu/

força no projecto

cumps  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Presiso de alguem que me ajude com isto, porque tou a ver que "sosinho" não consigo xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hehe :D Primeiro e antes de tudo tou a ver que n consigo por a porra do Tiny ;)

Tento tento tento mas NÃO CONSIGO!! :(

Será que alguem consegue?

Ou sugere outro editor?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O projecto é bom, pois a ideia por trás dele também é. Mas porquê a escolha de um Wiki? Porque não Joomla, por exemplo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque queremos usar o significado da palavra "wiki" xD ou seja

toda a gente colabora ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu coloquei o tiny a funcionar num site que fiz, na altura não tive dificuldade, onde estás a ter problemas?

E, para reforçar a ideia, não que perfira Joomla a uma wiki, ou vice-versa, mas em que requisitos te baseaste para escolheres a mediawiki?

Outra questão é a licença que não me parece a melhor... por outro lado e esquecendo a parte que a licença pode não ser a melhor, creio que a licença não pode ser usada em Portugal. Assim por alto parece que vai contra o nosso Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos. Mas terei de confirmar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais uma vez reforço que a ideia é boa, e poderá permitir quebrar um pouco o reduzido espírito de partilha que existe a este nível.

Quando sugeri Joomla (ou um CMS semelhante) estava a pensar na possibilidade dos utilizadores submeterem ficheiros de trabalhos já feitos, seria ainda mais fácil que usar um editor. Por outro lado estes CMS tb possuem fóruns e outros módulos que reforçam a colaboração...

Repara neste exemplo do sítio de recursos da Malha Atlântica:http://recursos.malha.net/ (por vezes está bastante lento)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que é importante a documentação estar em html ou num outro formato markup como a sintaxe de um wiki por várias razões.

-Pode ser facilmente editada

-é apresentada de uma vez sem se ter que estar a abrir outra aplicação

-o texto pode ser facilmente selecionado

-pode referenciar-se facilmente uma página ou secção de um artigo facilmente através de ponteiros

-a pagina torna-se visivel nos motores de busca através de termos de pesquisa contidos na própria página. Se os documentos estiverem em pdf o seu conteúdo é basicamente obscuro e acaba por não ser encontrado pelas pessoas que usam motores de busca

-pode em determinada altura mudar-se completamente de plataforma mantendo o conteúdo

-quem quiser pode sempre guardar os documentos em pdf, pode até ser uma funcionalidade do próprio site.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora