• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

M.offspring.R

OpenSUSE abandona ZENWorks e abre YaST para comunidade

2 mensagens neste tópico

O OpenSUSE abandonará o sistema de actualizações ZENWorks - que inclusive não tem muitos fãs - para deixar a actualização mais agradável, e também está abrindo o YaST para a comunidade com fins de desenvolvimento. O gerente do projecto SUSE, Andreas Jaeger disse "O OpenSUSE está focando num software nativo de gerenciamento usando o YaST e o Libzypp, a biblioteca de gerenciamento de pacotes"

Com isso, o sistema ZENWorks passa apenas para a linha dos produtos corporativos da Novell, como o SUSE Enterprise Desktop e Server. Lembramos que, num passado recente, o OpenSUSE foi usado como uma distribuição de testes para os produtos oficiais, assim como o Fedora e o Red Hat.

Assim, a partir do OpenSUSE 10.3 Alpha 4, não terá mais o ZENWorks e sim ferramentas nativas para actualização, desenvolvendo o actual Opensuse-updater e integrando-o ao YAST e Zypper.

Além disso, a abertura do desenvolvimento para a comunidade do YAST e várias outras bibliotecas, como a Libzypp, segundo Andreas, aumentará a velocidade e qualidade do mesmo, que passaram para a GPLv2. Assim, o YaST pode ser inclusive usado por outras distribuições, expandindo a facilidade para o mundo Linux. Andreas também disse que em breve terão repositórios SVN de acesso público.

Fonte:Guia do Hardware

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas noticias  ;) Eu realmente nunca gostei nada do ZENWorks era muito pesado e crashava por tudo e por nada :S

Quanto ao Yast é realmente um grande passo pessoalmente acho o yast uma grande ferramenta e acredito que agora OpenSource posso melhorar ainda mais :P

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora