• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

[Resolvido]Para o pessoal que usa netbeans... que SGBD devo usar?

21 mensagens neste tópico

Para ser franco preferia o que fosse mais facil de usar e portavel, de preferencia sem network layer.

Instalei o visual web pack para o netbeans e estou a seguir o Getting Started... é realmente uma tecnologia impressionante para desenvolver aplicações web, até da gosto.

Mas porra... chego a parte em que devo usar a base de dados e é uma complicação do carago.

Tenho duas opções... usar o derby ou a java DB... basicamente nao consegui instalar nenhuma.

O derby vem com uma carradão de pastas e só tem documentação para instalar um ambiente de trabalho, a documentação do netbeans nao diz em lado nenhum como aceder a uma base de dados destas.

O javaDB ( tive que me registar em sun.com para poder sacar ) tras um self-extract  ( windows ) que já estou farto de correr mas nao percebo se aquilo acaba por ser extraído para lado nenhum.

Que base de dados é que voces usam qdo desenvolvem com este IDE? Não me importava de usar outra que nao uma destas duas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando desenvolvo nesse IDE, que é sempre, uso qualquer uma, basicamente uso a que preciso :D

Sabes activar uma base de dados/ligação com o IDE? Talvez esse seja o problema. Mas se precisas de um motor pequeno, portável e simples podes tentar o hsqldb, http://hsqldb.org.

... se não me engano o Netbeans já tem uma base de dados derby com ele... não sei se vem por omissão mas sei que o meu tem, pode é ser do enterprise pack que instalo sempre.

Seja como for só precisas de um driver JDBC depois registas o driver e activas a ligação à base de dados. Se tiveres o painel de Runtime activo no IDE, basta expandires o item das bases de dados e adicionares um novo driver ou activares a ligação conforme o caso.

Edit...

Não sei se fui muito explicito... para usar uma base de dados basta que exista um driver JDBC para essa base de dados, por exemplo, desenvolvi uma aplicação cliente para Oracle 9i em Netbeans. Já liguei a MySQL e a MS SQL. Adicionas o driver e activas a ligação, e o IDE fica ligado ao SGBD.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois... enfrentando o touro pelo cornos... o problema é esse, não sei como a ligar. Na faculdade cheguei a fazer aplicações cliente para oracle e postgres mas isso já foi há tanto tempo, e na altura segui as instruções sem as perceber.

Fico um pouco baralhado com esta nomenclatura. Aind nao percebi bem o que é um driver JDBC. Aparentemente as bases de dados nao estao prontas para receber este tipo de ligação.

Por exemplo, se isto fosse C era arranjar um biblioteca cliente, linka-la e estava a andar de mota. Qual é a diferença neste caso?

EDIT: vou seguir a documentação do site do netbeans e logo digo qq coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tão como disse o Knitter se quiseres uma DB simples e portátil que trabalhe stand-alone usa hsqldb eu já usei se quiseres eu posto aqui algum código que tenho para ligar à base de dados.

Agora se quiseres algo mais completo e robusto aconselho Postgresql ou Mysql e nestes casos o modo de ligação do Java á DB é praticamente igual.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha já agora fica aqui com esta Demo são duas classes para demonstrar como ligar a uma DB com Java.

JavaDB

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mmm... é só adicionar o jar do hsqldb ao projecto e adicionar uma nova connecção e tá a andar?

Atenção que isto não é propriamente um dúvida de java, no que tenho mais dificuldade é em usar o IDE ( Netbeans ).

E já que cá estamos fica a minha dúvida existencial.

Imaginemos que eu useo hsqldb ou derbie ou javadb.

Depois de compilada a aplicação posso distribui-la num pacote pronto a usar? ou será preciso ao utilizador instalar essas bases de dados no seu computador?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com o hsqldb podes fazer isso basta dentro do projecto meteres o jar e o necessário para a hsqldb funcionar.

Quanto ás outras não sei nunca usei nenhuma delas :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com o hsqldb podes fazer isso basta dentro do projecto meteres o jar e o necessário para a hsqldb funcionar.

Quanto ás outras não sei nunca usei nenhuma delas :S

E o que é "o necessario para o hsqldb funcionar"?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se quiseres que a DB trabalhe em standalone basta o hsqldb.jar que esta dentro da pasta lib, pode ver aqui um exemplo de como ligar há base de dados.

HSQLSB

Se quiseres em modo server aconselho mais o postgresql ou mysql acho o hsqldb bom mas para standalone a nível de server tens melhor.

A propósito eu não concordo lá muito com a metodologia que eles usam nesse exemplo é um bocado confusa :S mas se estás agora a começar o melhor é primeiro por a funcionar e depois então melhorar ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou a ligar o Netbeans para tirar uns screen shots. No caso do HSQLDB, como pode funcionar como servidor ou embebida, a forma de ligar depende de como pretendes usar a base de dados. Mas vamos assumir que queres usar como servidor.

De qualquer forma basta adicionares a biblioteca ao projecto e instanciares a ligação, ou através de código ou usando o assistente, acaba por ser a mesma coisa. É como a biblioteca cliente de C ;)

Um driver JDBC é apenas uma biblioteca que faz a ponte entre Java e o motor que estás a usar. De um lado estão os métodos JDBC que podes usar, do outro estão os métodos de acesso ao motor que o JDBC usa. É como desenvolver em MySQL e PHP, também tens funções php especificas para MySQL.

Edit...

www.sergio-lopes.org/extra, tens aqui umas imagens que podem ajudar... o meu IDE pode estar um pouco diferente mas a ideia está lá :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok... sinto-me mesmo cegueta... desculpem-me mas tem que ser assim qdo se entra numa coisa nova.

Tenho que por o jar na pasta lib da aplicação certo?

Knitter, obrigado pelos screenshots. Yaps, a javadb e a base de dados de exemplo - travel - já vêm com IDE se instalares a enterprise edition... eu instalei a standard edition ;)

Eu quero usar o hsqldb embutido na minha aplicação.

Coloquei o jar na pasta lib do meu projecto, adicionei um driver selecionando esse jar... mas agora queria usar o hsqlsdb embutido na minha aplicacação... como é que crio uma base de dados?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para isso terás de ver a documentação do HSQLDB. Dependendo da forma como fizeres a ligação o HSQLDB vai ser iniciado em modo servidor ou em modo imbutido. Em modo servidor normal, o HSQLDB porta-se como qualquer outro SGBD, aceita ligações TCP/IP de qualquer cliente, em qualquer linguagem, em modo imbutido apenas aceita ligações vindas da mesma JVM.

Vê a documentação para saberes qual é a string de ligação a usar, se não me engano é "JDBC:HSQLDB:<uri do ficheiro>", se apenas forneceres o nome do ficheiro, sem o caminho completo, a base de dados será guardada na pasta onde estiver a correr a aplicação. Tem atenção que o motor usa, pelo menos, 2 ficheiros para guardar a informação se não estou em erro.

Mas terás de ler a documentação, ou veres o exemplo que faz parte da documentação.

O exemplo que tenho no último screen shot mostra uma ligação feita à base de dados em modo imbutido, apenas forneci o nome do ficheiro como sendo "Test".

A única diferença de comportamento é apenas na string usada para iniciar a ligação à base de dados, apartir daí é tudo igual a qualquer outro motor de bases de dados. SQL para schemas, criar/alterar tabelas, etc. Se bem que o IDE tem um "explorer" simples que podes usar bastando para isso expandir o item da ligação no painel de Runtime, onde se configura tudo.

A minha versão é também a normal, mas se activares o centro de updates beta tens muitas opções novas ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:thumbsup: há alguma coisa que um engenheiro goste mais do que documentação??? :thumbsup:

Estive a ler a documentação com mais calma e ajudou bastante.

Outra duvida minha... o netbeans envia os comandos para a shel a partir de que pasta? Esta é só uma curiosidade pois posso sempre usar a path completa na string de ligação.

Ainda outra: como é que activo o centro de updates?

Black magician e knitter, obrigado desde já por toda a ajuda, é impressionante quao embarracado um gajo pode ficar quando não está familiarizado com uma tecnologia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A documentação do HSQLDB está completa, pode é ser obscura :thumbsup:, não me lembro qual dos capitulos é mas é no que fala do tipo de ligação usada para iniciar o motor. No fim da documentação está um exemplo, penso que podes ver isso. Sei que também estive algum tempo à procura.

Mas posso dizer-te que para criar a base de dados é só tentares ligar-te a uma que não exista e ela é criada automáticamente. Enquanto estás a desenvolver e se usares os wizards e as ferramentas do IDE penso que a pasta seja a de instalação do IDE, no meu caso C:\Program Files\Netbeans.

Para o centro de uptades: Tools > Update Center, é a última opção do menu "Tools". No primeiro painel que aparece tens de seleccionar o "Netbeans Update Center Beta" de entre a lista de existentes.

O centro de updates beta tem updates estáveis, não precisas preocupar-te :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois... já editei o tópico... já tinha visto... está num sitio esquisito a dizer como se cria uma bd.

Ok... entendi mal, pensava que dava para instalar a java db a partir do centro de updates. Ja estive a ver e nao dá.

Anyway.... já pus isto a funcionar. Documentação :thumbsup: yummie yummie.

Obrigado pessoal

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok... já que cá estamos... tens aí à mao alguma db que eu possa usar como exemplo? estive a procura e assim de rajada nao encontro.

Finalmente temos um local de discussao e suporte em portugues. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vi ver o meu ultimo post tem la 1 link para 1 exemplo com hsqldb

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma base de dados feita não mas deixa ver se tenho algum script SQL que possa correr contra o motor....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ha ok entendi mal :thumbsup:

Eu tenho aqui uma assim razoável mas é para postgresql não sei se funca com hsql

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bolas, tinha uma base de dados há imenso tempo para colocar aqui e só agora a falar com o magician é que me lembrei do tópico...

Outra vez em www.sergio-lopes/extra podes encontrar um zip que se chama "copy of DB1"... ainda estou a fazer upload, mas mais  minutos e já lá está, tem +/-8MB.

Se era um exemplo que querias, aqui o tens, a BD tem duas tabelas, uma com dados de veículos outra com imagens desses veículos. Para veres as imagens tens de fazer algum código java, mas se te ficares pela tabela dos dados tens alguns dados como exemplo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado, desde que tenha algumas tabelas com dados é o que me basta. O netbeans serve de frontend e permite inserir e editar dados e tabelas, mas é um processo demasiado moroso.

Eu  estou a experimentar o visual web pack, que aproveito para aconselhar a toda a gente que desenvolve aplicações web basesed. Mandar resultados de um query para um pagina é tão simples como fazer um drag and drop e editar o sql. Vamos la experimentar isto. :thumbsup:

Obrigado pela base de dados... o facto de ter imagens ainda é um bonus, da para experimentar mais umas coisas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora