• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

represas

DSL em HD

28 mensagens neste tópico

Boas pessoal!..

Estou com alguma dificuldade em adpatar-me ao Linux..mas não desisto  :nono:..

Eu tenho uma maquina antiga (AMD K6 II  333Mhz clokado a 400) com o DSL instalado.Até aqui tudo bem.

Instalei um pacote kk necessario antes de instalar o Amsn e dp o amsn..tudo na perfeição, mas o problema reside quando faço reboot ou shut down à máquna..

Perco tudo que andei a instalar e tenho de instalar de novo.. :D Gostava que me dissessem o que me falta fazer para tudo que instale não vá ao ar..

Já agora alguem sabe um Browser porreiro como o Firefox mas bem mais leve? :P

fiquem bem..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que me parece deves estar a utilizar um Live-CD, não estou a ver outra forma de limpar tudo com um reboot.

Se for esse o caso tens que ver se esse Live-CD tem instalador e se sim instalar o sistema para o disco.

Que Linux estás a usar??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que me parece deves estar a utilizar um Live-CD, não estou a ver outra forma de limpar tudo com um reboot.

Se for esse o caso tens que ver se esse Live-CD tem instalador e se sim instalar o sistema para o disco.

Que Linux estás a usar??

Esta a usar o DSL (Damn Small Linux)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

exactamente DSL -> Damn Small Linux..

Não estou a correr de nenhum live, estou mm a correr do HD.eu instalei esta distro no HD..Mas é estranho porque o samba foi instalado 1x e ficou...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tive aqui a pensar, em vou buscar o pacote "tctlk-8.4.uci" e o amsn atraves do MyDsl, e aquilo faz o download e instala logo..será que n devia encaminhar para um determinada pasta para fikar sempre instalado?...  :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epá quando vi DSL pensei Internet  :-[

Nunca trabalhei com DSL, e não tou a ver o que possa fazer com que as aplicações se desinstalem com um reboot.

Tenta sacar a source e compilar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca trabalhei com DSL, e não tou a ver o que possa fazer com que as aplicações se desinstalem com um reboot.

DSL é baseado em Debian.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

DSL é baseado em Debian.

Então apt devia de funcionar ou não tem suporte para o apt???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

que raiva n percebo..instalei mais uma x e fiz reboot e o resultadoé o m m :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tou aqui estou a exprimentar outra distro...slax linux popcorn edition..que acham? pa um pc assim velhinho 400mhz, 128Ram 10Gb se n tou em erro..é capaz de ser uma boa aposta..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desse tipo de edições minimas tenho ouvido bem do puppy linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

thanks vbmaster! acho que vai ser mesmo isso que vou fazer!tive a ver o post e o resultado final e gostei bastante...so n sei é se vou conseguir fazer aquilo tudo á primeira..sou mt verde em linux ainda...comandos na consola assustam bastante ainda..  ;) mas vamos a ver..ja tou a gravar o livecd hehe

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O primeiro contacto com a consola e assustador, mas passados uns tempinhos vemos que ela é a nossa melhor amiga  :P

Tive para referir Debian, mas pensei que fosse um pouco "pesado" para o pc... experimenta com o XFCE e depois diz aqui o resultado...

Boa Sorte  ;)

Cump.

M.offspring.R

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não te esqueças que o tal "resultado" e com XFCE. e mais aconselhável para o teu pc é o Fluxbox.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

instalei com o XFCE fikou fixe!..mas fui tentando seguir o post e tou com dificuldades..queria editar o ficheiro  sources.list como diz no post mas nao consigo. Não sei como editar pela consola e entao resolvi entrar pelo X.só que ao fazer o log in, se quiser fazer por root n deixa, diz que n da para o root usar o X..e entrando com a sessão de utilizador normal quando abro o ficheiro e o edito depois não me deixa gravar por causa das permissoes...que posso ou devo fazer?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Edita assim:

$ su

(password)

# nano /etc/apt/sources.list

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No tutorial do CR_ que eu me lembre, não estava instalado, eu proprio fui cobaia do tut e tive de o instalar manualmente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ja me safei..thnanks pessoal.. Gostei do resultado e adorei um coisa..consegui por a placa de som onboard a funcionar! :thumbsup: e basta dizer k é um als120 para deduzirem que n foi facil hehe...

Agora procuro é um pacote de escritorio leve..o openoffice é mt pesado..pensei no siag..já o sakei alias..descompactei mas agora instalar é que está complicado..ainda n percebi bem como se instalam coisas tiradas por download em x de i buscar directo atraves da consola e instalar tudo auto..

Já agora, se n for abusar muito de ajuda, podiam-me dizer um browser bom e LEVE...o firefox é o meu predilecto mas neste pc old é a esquecer esta muito muito pesado para ele..:thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fine  :thumbsup: Já é um bom começo.

Para instalares um determinado programa, é também uma tarefa relativamente fácil, dependendo da extensão... ora se:

-> extensão .deb, eu costumo fazer é, clico com o botão direito do rato e depois logo nas primeiras opções está uma opção para instalar

-> extensão .tar.gz, descompactas o ficheiro e depois dentro da pasta descomprimida existe um ficheiro readme que diz os passos que temos que fazer para a instalação

-> A maneira mais facil, entras na consola e fazes apt-get install programa_x e instalas.

Um browser leve, eu uso o que vem no Debian, o Iceweasel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Iceweasel é firefox oh Moffspring...

Para instalares programas basta,

$ su

(password)

# apt-get install <nome_do_programa>

(caso queiras pesquisar primeiro)

# apt-cache search <nome_do_programa>

(depois de teres editado a sources.list, corre sempre o comando:)

# apt-get update

E é tudo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao me lembrei quando tava a escrever o post... my bad  :-[

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ja me safei..thnanks pessoal.. Gostei do resultado e adorei um coisa..consegui por a placa de som onboard a funcionar! :thumbsup: e basta dizer k é um als120 para deduzirem que n foi facil hehe...

Agora procuro é um pacote de escritorio leve..o openoffice é mt pesado..

Abiword (tipo word) e Gnumeric (tipo Excel)

#aptitude install abiword

#aptitude install gnumeric

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora