• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Bruno

Robot por 100€

8 mensagens neste tópico

Gostava de saber se daqui haveria pessoal interessado em comprar por 100€ um robot que incluía as seguintes propriedades:

* Programação numa linguagem Open-Source e parecida com C (com bastantes exemplos disponíveis)

* Ligação ao PC por USB (para ser programado e comunicar com o respectivo)

* Possibilidade do uso da porta USB (do PC) como fonte de energia

* 2 Rodas normais (cada uma com um motor) + 1 Maluca (permitindo que o robot ande sobre si, vire, etc...)

* Sensor de distancias para o robot evitar obstáculos ou para seguir uma linha branca

Os 100€ não incluiriam portes (mas também seria enviado de Lisboa, logo n seria caro).

Destaco ainda que teria um manual de montagem em Português e diversos exemplos de código e funcionalidades, além de que facilmente poderia ser extensível.

Pergunto isto porque estou interessado em fazer um manual e vender kits (novos), isto porque actualmente o nosso maior problema (em Portugal) é os portes e encontrar coisas compatíveis.

Penso que com 100€ conseguiria construir este tipo de kits e "vender" aos interessados.

Queria apenas uma ideia se existiria alguém interessado para saber se avanço com a ideia ou não.

Penso que este kit era o indicado para qualquer pessoa começar a explorar este mundo :P

Comentários tb são bem vindos :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não disponho do dinheiro nem o necessito do robot no momento mas podias disponibilizar uns screens para quem estiver com planos para comprar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não :P NQC é a dos Lego Mindstorm :P

Arduino Software

The open-source Arduino environment makes it easy to write code and upload it to the i/o board. It runs on Windows, Mac OS X, and Linux. The environment is written in Java and based on Processing, avr-gcc, and other open source software.

Exemplo de um LED a piscar:

/* Blinking LED
* ------------
*
* turns on and off a light emitting diode(LED) connected to a digital  
* pin, in intervals of 2 seconds. Ideally we use pin 13 on the Arduino 
* board because it has a resistor attached to it, needing only an LED

*
* Created 1 June 2005
* copyleft 2005 DojoDave <http://www.0j0.org>
* http://arduino.berlios.de
*
* based on an orginal by H. Barragan for the Wiring i/o board
*/

int ledPin = 13;                 // LED connected to digital pin 13

void setup()
{
  pinMode(ledPin, OUTPUT);      // sets the digital pin as output
}

void loop()
{
  digitalWrite(ledPin, HIGH);   // sets the LED on
  delay(1000);                  // waits for a second
  digitalWrite(ledPin, LOW);    // sets the LED off
  delay(1000);                  // waits for a second
}

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No que toca a imagens ainda não existem pq ainda só existe a ideia! :P

De qq modo, não se trata de um negócio lucrativo era apenas com o intuito de fornecer algo que eu à uns anos procurei e não encontrei... (isto é, um kit de inicio a um bom preço)

Eu de qq modo irei adquirir um para ver, testar e aprender :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se arranjares um que seja possivel programar em Python, estou interessado, caso contrário, esquece.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas. Penso que a ideia é boa para quem quer comecar e tem poucos conhecimentos mas penso também que 100€ vai afastar muita gente.

Claro que os preco depende do tamanho do robot: potencia dos motores, capacidade de processamento, tipos de sensores etc, mas penso que é preferível fazer robots pequenos e baratos em kits do que uns maiores e mais complexos visto que o publico alvo para um robot maior tipicamente já tem conhecimentos mais avançados, em particular a capacidade de os construir por si só.

Há ainda que considerar que um robot deste tipo é inutil por si só. Só faz sentido para aprender ou para projecto de escolas etc, o que reinforca a minha posição em relação ao preco.

Tirando isso, excelente ideia.

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

opas...

A ideia é porreira, eu proprio ando com ideias de comprar algo do tipo, mas o tal ponto do preço é que complica tudo.

E se a linguagem de programação fosse C++ ajudava;

Falas-te que uma das funções era seguir uma linha branca, mas programando tambem daria para seguir linhas pretas certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora