• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

ricardocoimbra

Formato texto

4 mensagens neste tópico

Bom se eu meter isto:

<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">

Escrevo a palavra : dinâmica e o resultado aparece-me dinâmica porque será?

Mas se eu for buscar a um campo na base de dados ja me aparece direito, como tenho de fazer para aparecer bem das duas maneira?

E se colocar :

<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />

Ele faz-me o inverso: o que está sem ser na base de dados aparece bem e na base de dados aparece mal... Já estou a bater mal? Como voces utilizam?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso tem a ver com  o formato como o teu editor guarda os ficheiros, o encoding que o server manda por defeito (geralmente será iso-8859-1 ou utf-8), o encoding dos dados na base de dados, o encoding da ligação á base de dados (no mysql, outros DBMS não sei como é mas também deve acontecer), e assim de repente penso que é "só" isso que pode causar esses problemas...

Portanto o ideal é usares o mesmo encoding em todo o lado. Se tás com ideias de ter o site em várias línguas, possivelmente o ideal será utf-8, que a partida funciona com todas as línguas/caractéres, se bem que pode dar problemas do lado do servidor (por exemplo algumas funções do PHP podem ter um resultado "inesperado").

Se for só em português, iso-8859-1 serve.

De qualquer das maneiras, convém usar o mesmo encoding em tudo, ficheiros, base de dados, na declaração no head dos ficheiros HTML, etc., isto para minimizar chatices. Se tudo estiver correcto, é possível usar caractéres com acentos e tudo o mais sem precisar das entidades HTML. Se bem que por vezes acaba por ser mais fácil usa-las, visto que funcionam bem independentemente do encoding.

Se estiveres a usar PHP, podes usar também as funções utf8_encode() e utf8_decode() para converter para e de utf8, o que dá sempre jeito. A ter em conta também é o facto de Javascript e Flash usarem utf8 como encoding.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado, acho que percebi. Eu uso php mas nunca utilizei funções utf8_encode() e utf8_decode()  vamos lá ver se é facil!

Isso tem a ver com  o formato como o teu editor guarda os ficheiros, o encoding que o server manda por defeito (geralmente será iso-8859-1 ou utf-8), o encoding dos dados na base de dados, o encoding da ligação á base de dados (no mysql, outros DBMS não sei como é mas também deve acontecer), e assim de repente penso que é "só" isso que pode causar esses problemas...

Portanto o ideal é usares o mesmo encoding em todo o lado. Se tás com ideias de ter o site em várias línguas, possivelmente o ideal será utf-8, que a partida funciona com todas as línguas/caractéres, se bem que pode dar problemas do lado do servidor (por exemplo algumas funções do PHP podem ter um resultado "inesperado").

Se for só em português, iso-8859-1 serve.

De qualquer das maneiras, convém usar o mesmo encoding em tudo, ficheiros, base de dados, na declaração no head dos ficheiros HTML, etc., isto para minimizar chatices. Se tudo estiver correcto, é possível usar caractéres com acentos e tudo o mais sem precisar das entidades HTML. Se bem que por vezes acaba por ser mais fácil usa-las, visto que funcionam bem independentemente do encoding.

Se estiveres a usar PHP, podes usar também as funções utf8_encode() e utf8_decode() para converter para e de utf8, o que dá sempre jeito. A ter em conta também é o facto de Javascript e Flash usarem utf8 como encoding.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora