• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pacheco784

Grua Controlada por Computador

4 mensagens neste tópico

Boas e o seguinte eu tenho em casa um motor electrico que antigamente servia para tirar aguae agora esta aqui a ganhar po...eu pensei em faxer uma grua com ele para subir e descer objectos...Entao precisava de saber como faço para o fazer Subir e descer atraves de computador...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas!

bem... para fazeres isso podes usar uma ponte H para controlar o motor!

mas tens outra cena, se tu queres fazer uma grua precisas de dois motores, ora um motor vai girar a grua e outro vai fazer que a corda que transporta os materias suba e desca!

a ponte H pode ser feita, atraves de transistores ou entao a maneira mais facil e usares um LM18200, pesquisa o datasheet disso. De qualquer das formas tens montes de circuitos para fazer ponte H, é uma questão de procurares, mas olha que á muita falsa informação na net!

em automacao tambem podes fazer, eu aconselho o zelio, que é o que normalmente uso, é o mais pratico!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

oias! :thumbsup: antes demais penso que é um projecto interessante, mas estavas a pensar fazer isso com que linguagem de programação? e já agora com que porta queres controlar????  eu aconselho programação em visual basic, e a comunicação ser feita e RS232, já que  o basic tem o protocolo feito, no entanto á saída da porta como tens tensões negativas tens que passar para tensões TTL de 0 a 5V e se quiseres controlar com um relé é o mais facil. no entanto o motor de água apenas roda num sentido e penso que não será muito facil fazer com que ele rode no sentido inverso já que é um motor de corrente alternada, mas é possivel ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora