• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Debian...

21 mensagens neste tópico

tenho uma partição livre no meu pc e estou a pensar experimentar o Debian. em princípio vou optar pela versão stable e ia agora fazer o download, o único problema é que tinha 3 DVDs para sacar!!!

é mesmo preciso sacar os 3 para instalar o Debian?

eu vi que aquilo também dava para fazer instalação via rede, mas queria tentar instalar o máximo do que preciso a partir de CD/DVD, visto que posso fazer o download na universidade, caso contrário teria que fazer isso em casa :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que se quiseres realmente experimentar a distro deves instalar por netinstall. Não sou a melhor pessoa para te dizer se deves ou não sacar os 3 DVDs, mas acho isso uma parvoíce porque depois se calhar não os vais usar. Para além de que se não for por netinstall o SO não fica tão optimizado...

Eu estou a usar Debian desde há umas semanas e estou bem contente, notei mesmo muita diferença em relação ao Ubuntu. Podes sempre usar este tutorial, ou então se já tiveres instalado alguma vez o ubuntu 5.10 é igual a instalação.

EDIT: Outra coisa, o stable é usado mais para servidores. Actualmente uso o testing (lenny).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o meu objectivo é ver se consigo por o pc totalmente funcional com o Debian... não é exactamente só experimentar :)

neste momento tenho o Gentoo e o Suse instalados, mas no Gentoo não tenho o hardware todo configurado e o Suse não me agrada muito trabalhar naquilo :P

como para a maior parte das coisas que uso tenho pacotes para Debian (coisa que não acontece no Gentoo :)), penso que devo conseguir por tudo a funcionar e sempre deve ser melhor do que o Suse.

mas era bom que fizesse a maior parte dos downloads na universidade... é que só tenho 4G de tráfego por mês e como vou precisar de instalar muita coisa, instalar pela net não deve ser boa ideia.

quando ao usar o testing, nunca usei Debian e não sei a estabilidade dessa versão...

mas quais as vantagens dessa em relação à stable?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Saca so a versao business card que tem menos de 100Mb instala so o sistema base. O resto que precisares sacas. Qualquer duvida ve o tutorial do CR_:

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=7917 , Grande referencia e também um exelente tutorial. se o seguires tens poupança nos gastos de net e é super rapido, ficas com um sistema fiavel e rapido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes ver em http://pt.wikipedia.org/wiki/Debian a história de Debian e o ciclo de vida dos pacotes em Debian.

Assim por palavras minhas, tens três versões:

* "Unstable" - instável

* "Testing" - teste

* "Stable" - estável

A "Stable" é usada mais por servidores e caracteriza-se por quase não ter updates.

A "Testing" tem updates e já é bastante estável.

Acho que vale a pena fazer um esforço e instalar a partir do netinstall. Podes fazer isso na tua faculdade também, devem haver salas de computadores com fichas para ligar o cabo de rede.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que vale a pena fazer um esforço e instalar a partir do netinstall. Podes fazer isso na tua faculdade também, devem haver salas de computadores com fichas para ligar o cabo de rede.

tinha que levar o pc à universidade, o que dava um bocado de trabalho.

é mais fácil sacar os 3 DVDs...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Debian eu saquei a netinstall e apenas instalei o minimo, ou seja, o sistema e mais uma coisa ou outra.

Esta .iso apenas tem 150mb.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para sacar debian tens várias hipoteses:

a) netinstall (180MB)

:thumbsup: 3 DVDs

c) CD (650MB)

A hipotese a) saca uns quantos megas e é super versátil. A hipotese c) basta já que contem tudo para um desktop.

Os DVDs apenas servem para teres montes de software e quando quiseres em vez de fazer apt-get e sacar da net sacar do DVD.

:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só precisas do primeiro cd (para GNOME mas se quiseres KDE ou Xfce há um cd para isso), do primeiro DVD ou do net install que pelo tamanho é melhor.

Quanto a stable/testing lê o ciclo de pacotes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Debian#Ciclo_de_vida_dos_pacotes_Debian

A testing é bastante robusta para Desktop (p.e. para veres +- o ubuntu é baseado no Debian unstable). Tem a "desvantagem" de não trazer sempre a última das últimas versões como ubuntu porque tem de passar por um período de teste (ver link acima)...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

então se fizer apenas o download do primeiro DVD já dá para instalar, certo?

já agora, há algum local onde possa saber que pacotes tem cada DVD?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que cada DVD contém não sei ao certo mas isto deve tirar certos receios: http://www.debian.org/CD/faq/#which-cd

Furthermore, in most cases it is not necessary to download all of the images for your architecture. The packages are sorted by popularity: The first CD/DVD contains the installation system and the most popular packages. The second one contains slightly less popular ones, the third one even less popular ones, etc. You will probably only need the first DVD (or the first two CDs) unless you have very special requirements. (And in case you happen to need a package later on which is not on one of the CDs/DVDs you downloaded, you can always install that package directly from the Internet.)

Para ver pacotes de cada versão (stable, testing, unstable): http://www.debian.org/distrib/packages

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

será que alguém me podia indicar um mirror em condições para fazer o download do DVD?

é que estou a ter montes de problemas para fazer o download... estava nos 2 Gb e aquilo parou de repente e fiquei com a imagem a meio  :rant_01:

estive a tentar outra vez e não consegui passar do 3Kb (no mirror oficial), não sei o que é que se passa...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a imagen do DVD1 têm 385Mb, ou o valor está errado ou a imagem tem algum problema...

além disso o download tem que ser feito por ftp e na univ os downloads por ftp dão problemas... por isso convém ser um mirror http.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O darkstar pode ser acedido por ftp, e realmente la diz 385 mb, mas tem 44xx mb.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a imagen do DVD1 têm 385Mb, ou o valor está errado ou a imagem tem algum problema...

além disso o download tem que ser feito por ftp e na univ os downloads por ftp dão problemas... por isso convém ser um mirror http.

Pode ser um mirror internacional?
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pode ser um mirror internacional?

sim, desde que esteja a funcionar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

começo a achar que o problema é da minha ligação, o download chega aos 3.9Kb e a partir não faz mais nada. ao fim de 5min no mesmo sítio pára :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

começo a achar que o problema é da minha ligação, o download chega aos 3.9Kb e a partir não faz mais nada. ao fim de 5min no mesmo sítio pára :P

Eu na minha shell saquei o 1º DVD na buínha, deve ser problema da tua net ou assim.

EDIT: Agora que tou a ver, usando o wget, aquilo só sacou 300MB +/- de cada imagem...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora