• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Tomos

Monitorizar Site ASP.NET 2.0

1 mensagem neste tópico

Bom dia pessoal,

estou responsável pela contrução de um site que vai ter alguns (muitos) acessos.

Tenho por isso que criar um sistema de monitorizção do mesmo, de forma a dar-me alguma segurança e a garantir que os gestores de rede estão a fazer bem o seu trabalho, além de me dar também estatisticas de acessos e forma de navegação dos utilizadores para proporcionar, se for caso disso algumas melhoras na navegaçao do site.

o sistema de monitorização ideal teria os seguintes contadores:

---- Networking -----

TCP-IP:

package enviados (seg)

package Recebidos (seg)

package Erro

delay da rede

---- IIS/ASP.NET 2.0 ----

Tempo de Resposta (por request/seg)

Número de Requests (seg)

Número de Requests em Queue (seg)

Número de Request com Timeout

Número de Sessions Activas

Número de sessions inactivas

Número de Sessions Timeout

referência de onde vêem os meus utilizadores

Tempo e clicks médio de utilização

etc

-- SQL 2005 ---

número de Pedidos e tempos de resposta

Timeouts

Todos estes contadores deveriam ser apresentados em formato gráfico ou tabela e em realtime recorrendo ao AJAX.

Deveria ainda conseguir fazer uma espécie de trace a uma sessão, pois como tenho uma zona privada e uma zona pública gostaria de saber por onde andaram os meus utilizadores, tanto os registados como os não registados.

outra coisa que deveria existir era um event que notifica-se um e-mail caso o sistema estivesse em baixo ou caso exista uma latência de rede muito elevada (caso caia por timeout as ligações por exemplo).

Já tive a olhar para o system.Diagnostic onde se tem acesso a toda esta informação e muito mais, mas não sei onde posso implementar este género de arquitectura sem comprometer muito a performance geral do sistema. pois aqui vão algumas perguntas:

-Deverei utilizar um BD ? O event Handler do windows ?? um XML ??

- Aplico isto na Page fazendo depois que todas as minhas páginas derivem dessa nova class ??

- Utilizo o global.asax para determinar as sessões abertas e fechadas ou um PerformanceCounter ??

Dêem o vosso contributo ... isto é daquelas aplicações que todos já precisámos num momento ou outra da vida de programadores ...

Thanks Tomos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora