• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

nady

Ficheiro executável

6 mensagens neste tópico

Olá!

Gostava de saber como se cria um ficheiro executável no Microsoft Access.

Por exemplo, tenho uma BD e gostava de criar um ficheiro executável para que ao executar a BD não tivesse que abrir sempre o Access.

Será que alguém me pode ajudar? :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é possivel, mas terás de ter sempre o Access instalado na  maquina destino.

O que se costuma usar é embeber a BD num executal tipo VB ou C.

Mas aí todos os menus, relatorios etc sao da app e nao do acess.

O que pretendes em concreto ?

Fazer uma BD e esconder todos os menus e opçoes do Acess ? ( com um mde )?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em access não há ficheiros executáveis. E precisarás sempre de ter o access instalado.

Ou fazes como o sukateiro te disse ou então, de uma forma mais simples, podes usar as ferramentas do access para remover os menus, barras de ferramentas, etc, e colocar um form no arranque. Sempre que o utilizador clicar no ficheiro da base de dados o que aparece é o form que definiste dentro de uma janela de access sem menus, botões etc.

Se precisares de editar novamente a base de dados tens de a abrir de uma forma expecial, creio que é pressionando o shift e abrir o ficheiro, como "enter" ou duplo click mas sempre sem largar o shift até o access abrir por completo.

Se não me engano as opções estão no menu ferramentas do access mas não me lembro... já fiz isto há dois anos e desde então que não uso o access.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigada pelas respostas.

Sim, gostava de fazer uma BD e esconder todos os menus e opçoes do Acess,  com um mde.

Como faço isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou num computador com o MS Office e fui verificar, neste caso está em português, se o teu estiver noutra língua é uma questão de adaptar.

Da forma como te disse podes:

- Aceder ao menu "Ferramentas"

- Aceder à opção "Arranque..." dentro do menu "Ferramentas"

- Alterar as opções como bem entenderes,  de realçar a opção "Mostrar formulário/Página" que se encontra no topo direito da janela de diálogo que aparece. Essa opção define o formulário que aparece quando se tenta abrir a base de dados e deve ser o formulário principal da base de dados.

Se quiseres voltar a editar a base de dados tens de manter a tecla "shift" pressionada até o access abrir.

Deixei um  exemplo em anexo, a base de dados foi feita com o assistente e está vazia. Podes permitir as macros, se confiares :thumbsup:

Ah e retira a extensão .txt do fim, foi para poder fazer upload do ficheiro, a extensão correcta é .mdb. Se não souberes mudar a extensão avisa :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quem tem um menu em autostart, para editar a Base de Dados pode sempre optar por F11.

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora