• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

grafo

Instalação arch linux 0.8

39 mensagens neste tópico

aqui fica a minha instalacao da distro, para quem quiser testar... recomendo a quem tem pentiuns 2 ate pentiuns 4, pq é optimizada para processadores i686 e é uma distro rapida como o caraças... podem dar uma olhadela na wiki: http://wiki.archlinux.org

http://cesium.di.uminho.pt/pub/archlinux/0.8/iso/i686/ -> sacar o CD current ou o que quiserem.

Correr o CD, escolher o teclado com km, na fonte se quiserem deixar a que está por predefinido usem a default8x16, e corram /arch/setup

---->Instalacao com o CD

1) grub (parte relativa ao windows xp)

title Windows XP

rootnoverify (hd0,1) # -> notar que (hd0,1) = hda2 e que (hd1,2) é hdb3

makeactive

chainloader +1

2) rc.conf

#em principio isto é comum a todos os portugueses :)

LOCALE="en_US.utf8"

HARDWARECLOCK="localtime"

TIMEZONE="Portugal"

KEYMAP=pt-latin1

CONSOLEFONT=default8x16

CONSOLEMAP=

USECOLOR="yes"

#com router a usar dhcp

lo="lo 127.0.0.1"

eth0="dhcp"

INTERFACES=(lo eth0)

gateway="default gw 192.168.1.1"

ROUTES=(!gateway)

3) resolv.conf - a linha do search indica o meu isp :)

search netcabo.pt

nameserver 212.113.164.59

nameserver 212.113.164.58

nameserver 212.113.164.51

---->pós-instalacao-base (já reiniciaram e o CD já está guardado)

1) predefinir mirrors portugueses em /etc/pacman.conf (as listas de mirrors estão em /etc/pacman.d/<repo>, em que <repo> é current, extra, community ou testing, e activem o repo community que é muito útil. podem também descomentar a linha do XferCommand (passam a fazer os downloads a usar o wget)

aqui fica a parte principal do meu pacman.conf

[current]

# Add your preferred servers here, they will be used first

Server = ftp://cesium.di.uminho.pt/pub/archlinux/current/os/i686

Server = http://darkstar.ist.utl.pt/archlinux/current/os/i686

Include = /etc/pacman.d/current

[extra]

Server = ftp://cesium.di.uminho.pt/pub/archlinux/extra/os/i686

Server = http://darkstar.ist.utl.pt/archlinux/extra/os/i686

Include = /etc/pacman.d/extra

[community]

Server = ftp://cesium.di.uminho.pt/pub/archlinux/community/os/i686

Server = http://darkstar.ist.utl.pt/archlinux/community/os/i686

Include = /etc/pacman.d/community

2) pacman -Syu  -> está na altura de actualizar o sistema :)

3) agora é instalar tudo o que se quer :)

pacman -S nvidia xorg  -> eu uso nvidia, quem não usar que consulte a wiki do archlinux.

nvidia-xconfig

pacman -S alsa-utils alsa-lib alsa-oss

alsactl store

pacman -S jre codecs mplayer mplayer-plugin flashplugin gwget

pacman -S gnome gnome-extra gdm

pacman -S ntfs-3g

pacman -S abiword abiword-plugins gnumeric

pacman -S openntpd (programa para acertar horas)

pacman -S beryl-gnome

4) agora vamos criar um user para usar no dia a dia

adduser <username>

gpasswd -a <user> audio

gpasswd -a <user> video

gpasswd -a <user> storage

gpasswd -a <user> optical

5) configurar os drivers da placa gráfica para se os poder usar com o beryl e isso

nvidia-xconfig --composite

nvidia-xconfig --render-accel

nvidia-xconfig --add-argb-glx-visuals

6) agora é editar os ficheiros de configuração dos pacotes instalados...

nano -w /etc/ntpd.conf

listen on *

server europe.pool.ntp.org

nano -w ~/.xinitrc

setxkbmap pt

exec gnome-session

nano -w /etc/profiles -> adicionar a linha:

export AWT_TOOLKIT="MToolkit"

NOTA IMPORTANTE: os modulos que estao entre parenteses sao os q a instalacao detectou, os vossos provavelmente serão outros. nao sei ate que ponto a instalacao do arch detecta bem hardware.. acho que na 0.7.2 nao era boa a deteccao mas na 0.8 deve ter melhorado bastante... se tiverem problemas, liguem com o knoppix ou qq coisa e vejam os modulos que estao a ser usados :)

nano /etc/rc.conf -> DAEMONS: (syslog-ng network netfs crond) portmap fam dbus hal alsa cups openntpd gdm # -> para o gnome, para o alsa (som para quem nao sabe), para a impressora, e para a hora

MODULES: (8139too mii prism54) snd-pcm-oss fuse  # o fuse é para o ntfs-3g, se nao precisarem nao usem

fim -> reiniciem para ter tudo funcional :P agora explorem um pouco mais as "funções" do gnome e do beryl, se quiserem usar a transparencia é só alt+scrolldorato e se quiserem "rodar o cubo" e carregar com o scroll no ambiente de trabalho. também podem por uma dock em baixo em vez da barra do gnome.. eu pessoalmente uso o avant window navigator, que é muito bom. (ainda não tinha quando tirei os screenshots)

screenshotsl0.th.png

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho um pentium II aqui arrumado a um canto, se calhar vou dar-lhe "vida" instalando o Arch.

Thanks  :)

Cump.

M.offspring.R

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se esta assim tao renegado, podes tentar o xfce4, é bem mais leve que o gnome! se fores a wiki tens tudo direitinho :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim. Se eu chegar a realizar a tal proeza de resuscitar o pentium II, irei instalar o xfce4 ou o fluxbox.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A minha distribuição de eleição... muito bem! :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu tambem gosto muito, só que nao concordo particularmente com a filosofia da distribuicao, daí ter mudado... tou a procura de uma coisa mais soft :) neste momento tou a usar o ubuntu, sou capaz de experimentar o debian e depois o fedora 7 qd sair, mas isso é só um aparte.. para deixar claro que eu já nao uso a distro apenas por preguiça :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu tambem gosto muito, só que nao concordo particularmente com a filosofia da distribuicao, daí ter mudado... tou a procura de uma coisa mais soft :) neste momento tou a usar o ubuntu, sou capaz de experimentar o debian e depois o fedora 7 qd sair, mas isso é só um aparte.. para deixar claro que eu já nao uso a distro apenas por preguiça :)

O que tem de mal a filosofia? É mesmo por isso que eu gosto de a usar. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao, eu gosto de o usar pq tudo funciona bem no arch... mas nao gosto da filosofia pq o objectivo é complicar a vida ao utilizador! eu acho que podia haver um "ubuntu" baseado no arch... que aí eu usaloia de certeza :) eu nao me referia ao KISS, mas sim à nao existencia de GUI's, à falta de automatizacao nos updates - pode-se ter de mudar coisas a pata - etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao, eu gosto de o usar pq tudo funciona bem no arch... mas nao gosto da filosofia pq o objectivo é complicar a vida ao utilizador! eu acho que podia haver um "ubuntu" baseado no arch... que aí eu usaloia de certeza :) eu nao me referia ao KISS, mas sim à nao existencia de GUI's, à falta de automatizacao nos updates - pode-se ter de mudar coisas a pata - etc.

Mas o que tu queres já existe, são todas as outras distribuições como Fedora, Ubuntu, etc... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

claro, claro, mas digamos que nao teem o mesmo performance que o arch! :) nem "estrutura" - o arch esta mt melhor organizado que o ubuntu e isso, pelo menos pareceme! odeio, por exemplo, o apt-get ter versoes antigas dos pacotes, entre muitas outras coisas :X

eu neste momento estou a usar o ubuntu e vou experimentar o fedora 7 qd sair, mas em principio ficome pelo ubuntu...

estou é na duvida entre experimentar ou nao o debian... será que vale a pena? para desktop nao e mt mais practico o ubuntu?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

estou é na duvida entre experimentar ou nao o debian... será que vale a pena? para desktop nao e mt mais practico o ubuntu?

Se quiseres não ter trabalho quase nenhum é melhor o ubuntu. Mas se quiseres um sistema com menos "lixo" e mais optimizado mete debian que não te vais arrepender. Eu ainda há poucas semanas mudei de Ubuntu para Debian e noto bem a diferença.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hmm, pois mas o meu dilema é, se for para ir para o debian, o que é que ganho em nao usar o arch outra vez :) alguem sabe responder a esta pergunta? :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

joaospinto arch é i686 optimized logo a nível de performance (se bem configurado) só o Gentoo e afins têm uma performance igual ou melhor (apesar das diferenças não serem muitas...).

Se bem que há coisas que, a nível de performance notas mais diferença do que o facto de ser ou não ser  compilado ou i686. Por exemplo experimentar usar xfce4 em vez do GNOME.

Quanto a "para desktop nao e mt mais practico o ubuntu?" o que entendes por prático? Ambos funcionam por apt...

Eu acho o Debian mais prático porque uso um net install (150mb) e sace e instalo apenas o necessário. Mas isso do prático tem muito que se lhe diga...

hmm, pois mas o meu dilema é, se for para ir para o debian, o que é que ganho em nao usar o arch outra vez :) alguem sabe responder a esta pergunta? :S

Em Debian tens um sistema robusto e estável bastante fácil de usar (apt...) e manter. Tu é que sabes o que gostas mais....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nunca chegei a usar mt bem o debian, mas o ubuntu pareceme algo automatizado...

mas para alem disso a única diferença do ubuntu para o debian é a versao dos pacotes? :S se ambos usam o mesmo package manager, ambos têm o automatix2 para se instalar, o que mais muda?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho o Debian mais prático porque uso um net install (150mb) e sace e instalo apenas o necessário. Mas isso do prático tem muito que se lhe diga...

Hmm, eu pessoalmente tive muita má experiência com o net install do debian. 1o não encontrei repositórios com a versão 3.5.6 do KDE. 2o os que tinham a 3.5.5 instalavam a tralha toda.. Mas isso provavelmente é a minha n00bice a funcionar e eu deveria ter feito outras coisas :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

deves ter intsalado grupos de pacotes... se queres que te diga acho uma coisa completamente estupida para uma distro como debian...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas quem é que vos manda instalar meta-packages?  Tu podes escolher o que trás mas não podes escolher o que o core do KDE vem ou deixa de vir pois isso tem a ver com o KDE não como o Debian. Se querem o DE mais modular usem o Xfce.

Vai aqui e vê o que trás o meta-package KDE: http://packages.debian.org/stable/kde/kde 

Se quiseres que traga menos coisas instala só o kde-core: http://packages.debian.org/stable/kde/kde-core

Debian até tem a gentileza de dizer exactamente o que cada meta-package trás...

deves ter intsalado grupos de pacotes... se queres que te diga acho uma coisa completamente estupida para uma distro como debian...

Estupida? Deves estar a gozar... então tu pensas que quando no tutorial que tu puseste fazes #pacman -S gnome  estás a instalar um só pacote?  Estás a usar o mesmo que no Debian se chama meta-packages que são «pacotes vazios que trazem várias dependências».

Olha vai aqui: http://www.archlinux.org/packages/search/  e vê se encontras o "pacote" gnome ou o pacote kde...

Isto é assim em todas as distros...

PS: E já agora gostava de saber onde encontrar informação exacta de que pacotes o comando pacman -S gnome instala...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmmm, o kde-core então seria o que eu queria.. pronto. para a próxima já sei :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hm.. na wiki do pacman deves encontrar qq coisa para isso!

eu digo q e estupido ter um grupo Desktop que instale gnome e kde, tudo ao mesmo tempo, acho bem q se possa escolher grupos, mas nao tao grandes :x

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu perguntei porque fui a wiki, procurei nos pacotes e... nada me diz que pacotes  "gnome" instala exactamente.

A única coisa que encontro é: "To install the base GNOME Desktop" mas não diz que pacotes vem com ao instalar base do GNOME...

eu digo q e estupido ter um grupo Desktop que instale gnome e kde, tudo ao mesmo tempo, acho bem q se possa escolher grupos, mas nao tao grandes :x

Instala tudo ao mesmo tempo? Estás-te a referir ao quê?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu perguntei porque fui a wiki, procurei nos pacotes e... nada me diz que pacotes  "gnome" instala exactamente.

A única coisa que encontro é: "To install the base GNOME Desktop" mas não diz que pacotes vem com ao instalar base do GNOME...

Instala tudo ao mesmo tempo? Estás-te a referir ao quê?

Hmm... :wallbash:

Basta fazeres pacman -S nome_do_package, e ele diz-te quais os pacotes que vai instalar, antes de te pedir a confirmação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Basta fazeres pacman -S nome_do_package, e ele diz-te quais os pacotes que vai instalar, antes de te pedir a confirmação.

Ele não está em Arch, mas em Debian. :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm... :wallbash:

Mas como não tenho a distro gostava de saber onde ver isso sem ter que instalar a distro. No Debian está a informação no site. Queria saber se Arch faz a mesma coisa ou se só nos diz quando estamos já a instalar, que diga-se é um pouco estúpido só nos mostrar essa info quando estamos para instalar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a partir do pacman 3 - esta em testes ha +- 1 mes e esta prestes a sair - a base de dados do pacman vai ser acessivel como a do debian... http://www.archlinux.org escolhes um repo e procuras por gnome... os "principais", ou seja, os pacotes "base" do gnome sao os q sao instalados... mas so instala mesmo o gnome, nao software tipo abiword, gnumeric, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora