• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Google - o que se passará nos próximos 5 anos?

12 mensagens neste tópico

Caros utilizadores,

Escrevi um texto (em inglês) que tem como objectivo apresentar uma temática ( já muito discutida na internet e que já deu origem a muitas opiniões distintas) que leva a muitas e boas discussões. Como tal, pretendo que se faça essa discussão também por aqui.

Comecemos por pensar no seguinte: Se em 8 anos de existência o Google é hoje a maior empresa do mundo no que toca a qualidade de trabalho, web searching e web advertising, o que se passará nos próximos anos?

Fica aberta a discussão: http://digg.com/tech_news/Google_what_will_happen_in_the_next_five_years

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já que ninguém diz nada, vou dizer eu alguma coisa...:thumbsup: Apesar de pouco acertado, talvez  :P

Antes de mais, acho que 5 anos é uma meta muita curta para acontecerem muitos acontecimentos de relevo. Estão a começar a dominar alguns campos o que os torna um alvo a abater, portanto, acho que irão consolidar a posição que têm acabando por, quase inevitavelmente, crescer ainda mais, dando mais algumas dores da cabeça á MS ou outros que apareçam surpreendentemente...

Provavelmente, até estarei enganado em relação ao período de 5 anos visto que sendo o Google apenas uma empresa com 8 anos e já é o que é, podem continuar a surpreender...

Quanto ás plataformas que já têm, obviamente que continuarão a expandi-las e melhorá-las...Não sei se introduzirão algumas funcionalidades de relevo que acabem por revolucionar, mas certamente, não vão ficar parados no tempo, na sombra dos lugares cimeiros...

Quanto a novas plataformas não sei eles terão alguma na manga, mas também acho que não resistem a estar 5 anos sem nada de novo :)

Tanto podem lançar-se no domínio dos Telemóveis, por exemplo, como também já me ocorreu que fizessem um browser totalmente inovador e personalizável com ligações para todas as ferramentas Google...

Pesquisas por voz...Enfim, um mar imenso de coisas que até é difícil de pensar em todas...

Uma coisa que eu gostava de ver "oficializado" seria o GooGle OS. Todos falam disso que, apesar de não "existir", existe pois o nº de ferramentas e funcionalidades a que temos acesso é realmente grande...

Penso que seja realizável a um nível que seja completamente funcional e do uso de todos...Uma plataforma qualquer na Net que funcionasse tal e qual um OS, mas obviamente acessível a partir de qualquer PC, desde que tivesse uma ligação á Internet...Isto é, os meus documentos não estariam no Computador, mas sim na minha conta pessoal de Internet...

Agora, isto que vou dizer não é só para o Google, mas sim para o futuro de todas as empresas: acho que o futuro passa por estar tudo Online. Acho que o futuro não é "ligar o PC" mas sim "ligar a Net", se é que me entendem...

PS: Depois se me lembrar de acrescentar alguma coisa, faço-o...:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sinceramente a evolução do google é de tal maneira grande que me preocupa...

o google ameaça ser um caso de monopolio maior do que a microsoft, por isso desejo uns proximos anos muito muito calmos para o Google  :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Citação

Antes de mais, acho que 5 anos é uma meta muita curta para acontecerem muitos acontecimentos de relevo.

Permite-me discordar. 5 anos na área da informática é uma eternidade. Em 5 anos evolui-se muitíssimo. Basta olharmos para o que era o mundo da internet, por exemplo, há 5 anos atrás e só por aí já verificamos que é brutal a diferença. Se referirmos ainda a qualidade de serviços que eram prestados na internet há 5 anos atrás e os compararmos com a qualidade e a quantidade de serviços que são prestados hoje em dia, ficamos abismados. Isto para não falar na área do hardware, por exemplo, em que se num ano ficas totalmente desactualizado, em 5 anos tens peças prontas para ir para a sucata. Há 5 anos atrás, usavam-se P2 550 MhZ...

Citação
Estão a começar a dominar alguns campos o que os torna um alvo a abater, portanto, acho que irão consolidar a posição que têm acabando por, quase inevitavelmente, crescer ainda mais, dando mais algumas dores da cabeça á MS ou outros que apareçam surpreendentemente...

Provavelmente, até estarei enganado em relação ao período de 5 anos visto que sendo o Google apenas uma empresa com 8 anos e já é o que é, podem continuar a surpreender...

Quanto ás plataformas que já têm, obviamente que continuarão a expandi-las e melhorá-las...Não sei se introduzirão algumas funcionalidades de relevo que acabem por revolucionar, mas certamente, não vão ficar parados no tempo, na sombra dos lugares cimeiros...

Concordo. Acho que nos próximos 5 anos o Google continuará a expandir-se de modo a garantir a sua óptima posição no mercado, provavelmente até se expandirá para áreas que dão ainda mais lucro que o web advertising e continuarão a manter o seu total domínio nesta área através da promoção do video web advertising.

Introduzirão funcionalidades revolucionárias, promoverão novas gerações de webdesign e disposição de conteúdos (em 5 anos deveremos estar com a Web 3.0 totalmente introduzida na vida dos utilizadores, visto que provavelmente as nossas larguras de banda triplicarão ou quadriplicarão nesse período).

Citação
Quanto a novas plataformas não sei eles terão alguma na manga, mas também acho que não resistem a estar 5 anos sem nada de novo Tongue

Tanto podem lançar-se no domínio dos Telemóveis, por exemplo, como também já me ocorreu que fizessem um browser totalmente inovador e personalizável com ligações para todas as ferramentas Google...

Pesquisas por voz...Enfim, um mar imenso de coisas que até é difícil de pensar em todas...

Uma coisa que eu gostava de ver "oficializado" seria o GooGle OS. Todos falam disso que, apesar de não "existir", existe pois o nº de ferramentas e funcionalidades a que temos acesso é realmente grande...

Penso que seja realizável a um nível que seja completamente funcional e do uso de todos...Uma plataforma qualquer na Net que funcionasse tal e qual um OS, mas obviamente acessível a partir de qualquer PC, desde que tivesse uma ligação á Internet...Isto é, os meus documentos não estariam no Computador, mas sim na minha conta pessoal de Internet...

Já há muito tempo que defendo que empresas como o Google e como o eyeOS alterarão por completo a noção que temos de desktop. As nossas ferramentas desktop passarão a ser ferramentas instaladas num servidor global, acessíveis por contas encriptadas, em que poderemos não só navegar á vontade, mas também trocar dados muito mais facilmente com os outros utilizadores das plataformas. Acho inclusivé que a Web 3.0 está directamente relacionada com o conceito online desktop e com as facilidades na partilha de informação que essa evolução trará.

Citação
Agora, isto que vou dizer não é só para o Google, mas sim para o futuro de todas as empresas: acho que o futuro passa por estar tudo Online. Acho que o futuro não é "ligar o PC" mas sim "ligar a Net", se é que me entendem...

Para muita gente isso trata-se de um paradoxo: como é possível ligar a net sem ligar o PC? A maioria dos utilizadores não compreende como isto será possível, eu incluído, porque não conheço métodos que o permitam fazer. Mas enfim, provavelmente aparecerão inovações nesse campo e provavelmente as primeiras a surgir farão sucesso.  :P

Em 4/24/2007 às 20:04, spec disse:

sinceramente a evolução do google é de tal maneira grande que me preocupa...

o google ameaça ser um caso de monopolio maior do que a microsoft, por isso desejo uns proximos anos muito muito calmos para o Google  :biggrin:

Isso é daquelas coisas que provavelmente não vai mesmo acontecer. Passividade não é, de modo algum, sinónimo de Google.  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para muita gente isso trata-se de um paradoxo: como é possível ligar a net sem ligar o PC? A maioria dos utilizadores não compreende como isto será possível, eu incluído, porque não conheço métodos que o permitam fazer. Mas enfim, provavelmente aparecerão inovações nesse campo e provavelmente as primeiras a surgir farão sucesso.  :P

Bem, o facto de nos ligarmos á net não significa que não tenhamos de ligar o PC...O PC pode acabar por ser o único meio de nos ligarmos á Net. Agora, caso esteja tudo Online, não vamos realmente precisar do nosso PC como precisamos hoje em que ainda temos de fazer aquele trabalho em Word (offline), etc...

Além disso, com o ligar á net, vamos ter acesso a tudo o que é nosso em qualquer PC, sem precisar do nosso PC específico...

Agora, se vai haver alguma maneira de nos ligarmos á net, sem precisar do PC, aí não sei... :P Quem é que me diz que daqui a uns anos não vamos ligar directamente o modem/router a um monitor touchscreen? (isto já sou eu a divagar  :P )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tive de comentar alguns videos no meu primeiro ano de Eng. Informatica

este foi feito em 2002, um especie de previsão negra da evolução, vale a pena ver, até porque acertaram muito até agora

http://www.youtube.com/watch?v=dKWK3xfvs-k

vejam este site e o filme, teoria da conspiração bem ao estilo americano, mas nao terá razão em algumas coisas?

http://masterplanthemovie.com/

bem... sobre o google ha muito para dizer e para discutir, dava para fazer uma edição especial da revista programar so sobre o google  :P

cumprimentos SPEC  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem... sobre o google ha muito para dizer e para discutir, dava para fazer uma edição especial da revista programar so sobre o google  :P

Olha que às vezes fala-se no diabo e ele aparece :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Basicament o Google é uma empresa.

Como tal o seu intuito é procurar lucro.

Logo nos proximos 5 anos o Google irá procurar ter mais lucros.

Isto para mim quer dizer que vai tentar não perder a posição que já tem em certos mercados ( ex: publicidade )

E tentar entrar ou aumentar noutros ( ex: checkout )

Como não são os unicos no mercado, vão ter que "lutar" com outras empresas mais ou menos agressivas, competentes e honestas.

Sejam elas quem for essas lutas terão duas componentes:

A técnica : com apresentação de novos produtos e funcionalidades que irão tentar-se distinguir dos adversários.

A politíca: com as manobras de grupos de interesses que irão ter a ganhar ou perder com o sucesso de qualquer iniciativa.

Para mim na técnica o Google está a levar a melhor por agora, com uma politica de simplicidade e de custos reduzidos.

Em vez de procurar fazer produtos muito grandes ( ex OS ) tenta fazer pequenas aplicações que se irão interligar.

Na politica vamos ver, pois ainda não encontrou grandes obstaculos. Mas quando o sucesso da parte técnica se tornar evidente, e começar a incomodar muito mais os interesses que actualmente estão estabelecidos ( pois geralmente uma coisa nova, substitui uma velha que ja fazia dinheiro ) se vão começar a fazer sentir.

Para mim os proximos 5 anos no Google não serão de grandes projectos, mas sim de uma "luta" contra os interesses e contra si propria. Apesar da filosofia da empresa tentar afastar essa ideia, tudo irá depender de se conseguir afastar ou não do "factor de diabolização" que constantemente  as empresas com sucesso acima do normal ficam rotuladas. Não vou dar exemplos, são alguns e bem conhecidos.

Mas com o consolidar do sucesso, esse factor irá cada vez ter mais peso.E Infelizmente a partir desse momento não interessa se foram feitas coisas boas ou más ( melhores o upiores) , mas sim quem o fez.

A meu ver,  o seu maior problema do Google nos proximos anos será o seu sucesso.

Porque será dificil não associar o mesmo com a geração de mais dinheiro e poder. Que traz consigo a "má conotação", que poderá ter razão de ser ou não. Mas que certamente será também criada pela  concorrência através do "factor politico".

O ideal seria que o sucesso fosse moderado.Que em vez de comprar e tentar agrupar tudo numa unica marca. O Google se torne numa rede de marcas e produtos separados, que competem entre si. Que fossem independentes, de forma a que pudesse a lançar produtos e ideias novas de diferentes fontes. Dessa forma conseguia que os seus adversários apenas conseguissem lutar com eles pela componente técnica. Tornando assim mais dificil associar a "má conotação" a marca.

Mas com as crescentes aquisições parece me não ser esse o caminho que vão seguir, mas sim o caminho que outras já seguiram antes dele Logo podem se tornar um gigante em mais um giigante que todos vamos adorar "odiar".

Espero que não, ainda são novos e talvez eu esteja enganado.

PS.

Isto é so uma opinião

s

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Coitado de mim que só tenho um giga inter... E o pessoal dial-up também vai estar tramado...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Coitado de mim que só tenho um giga inter... E o pessoal dial-up também vai estar tramado...

Há de chegar o dia em que os pacotes de Internet vendem-se aos TB por segundo... :D E limites de tráfego vai ser coisa do passado... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há de chegar o dia em que os pacotes de Internet vendem-se aos TB por segundo... :D E limites de tráfego vai ser coisa do passado... :P

Mas não em Portugal...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora