• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Intel anuncia nova geração de memórias Flash

12 mensagens neste tópico

Citação
A memória DRAM dos PC pode ter os dias contados. Pelo menos, é a convicção de Justin Rattner, administrador da Intel, que hoje deu a conhecer uma nova geração de memórias.

A novidade viu a luz do dia durante o Intel Developer Forum, evento que se realiza este ano em Pequim, China.

A nova geração de memórias (que em inglês é classificada como Phase-Change e que a Wikipedia baptiza de PCM ou PRAM) é uma das famílias de memórias que têm vindo a ser desenvolvidas nos últimos 10 anos pela Intel.

[...]

Fonte: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/hardware/2007-01-04-intel-anuncia-nova-geracao-de-memorias-flash

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm, quando vi pensei que seria algo inovador mas depois de ler não me parece nada de especial  :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm, quando vi pensei que seria algo inovador mas depois de ler não me parece nada de especial  :hmm:

para portáteis (e não só), têm menor consumo de energia e deixará de ser necessário passar os dados da RAM para o disco quando colocas o computador em sleep.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, eu li e tem algumas vantagens... mas... tudo depende da velocidade de acesso ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Imagina clicares no botão para ligar o pc e quase instantaneamente aparecer a imagem da ultima sessão. Como os dados não desaparecem com o desligar talvez venha a ser possível...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Imagina clicares no botão para ligar o pc e quase instantaneamente aparecer a imagem da ultima sessão. Como os dados não desaparecem com o desligar talvez venha a ser possível...

Eu tenho um mac e uso o sleep logo sei o que é isso ;) A única diferença para o sleep da Apple é o facto de não precisar de energia. Continuo achar que só ter a compensação de melhorar no arranque não chegará para se impor... mas se vier a um bom preço e com boas velocidades aí sim será outra história ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho um mac e uso o sleep logo sei o que é isso ;) A única diferença para o sleep da Apple é o facto de não precisar de energia. Continuo achar que só ter a compensação de melhorar no arranque não chegará para se impor... mas se vier a um bom preço e com boas velocidades aí sim será outra história ;)

não é exactamente a mesma coisa... nos macs ainda tens que passar o conteúdo da RAM para disco e depois do disco para a RAM, com estas novas memórias isso deixava de ser necessário.

penso que para já não vai trazer vantagens em termos de velocidade...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rui Carlos o sleep que falo da Apple mantém os dados todos em memoria sendo que mal abro o portátil ele em menos de 2 segundos tem tudo como deixei. Já aconteceu eu usar muito o portátil durante 1 semana e nunca o cheguei a desligar. Em estado sleep ele aguenta quase uma semana até esgotar a bateria logo só me compensa desligar o portátil quando não lhe vou mexer nos dias seguintes ;)

Tem um "senão" que é se deixas acabar a bateria o sleep "morre" sendo que provoca o mesmo efeito que o desligares à força!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rui Carlos o sleep que falo da Apple mantém os dados todos em memoria sendo que mal abro o portátil ele em menos de 2 segundos tem tudo como deixei. Já aconteceu eu usar muito o portátil durante 1 semana e nunca o cheguei a desligar. Em estado sleep ele aguenta quase uma semana até esgotar a bateria logo só me compensa desligar o portátil quando não lhe vou mexer nos dias seguintes ;)

Tem um "senão" que é se deixas acabar a bateria o sleep "morre" sendo que provoca o mesmo efeito que o desligares à força!

eu até normalmente só desligo (ou melhor, reinicio) o meu quando faço actualizações do sistema, de resto só faço sleep.

de qualquer forma, pelo que ouvi dizer, quando fazes sleep o conteúdo da memória é copiado para o disco, embora não tenha a certeza de que seja exactamente isso que acontece.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Mac users have become quite familiar with using Sleep mode. In Sleep mode, Macs go into a very low-power mode, while saving the current session for later use. Putting a Mac to sleep will continue to power RAM in sleep mode, so that whatever was in RAM when the computer went to sleep will still be there when the computer wakes. Sleep mode is almost instantaneous, consumes very low power, and as a PowerBook owner its indispensable to me. Still though, it requires a power-source (however low) and there are times when laptop batteries are completely depleted or a user wants to completely power-off their Mac.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

os modelos mais recentes (alguns powerbooks ainda incluindos) já têm Safe Sleep, em que os dados são copiados para o disco (e não são perdidos mesmo que o computador fique sem bateria). mas mesmo é provável que os dados continuem em memória também.

tinha a ideia que não era assim  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim mas não se esqueçam que nesse caso ainda estão a usar a bateria. Com estas mem. podiam desligar por completo o sistema que os dados continuavam lá...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora