• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Overrun™

Comandos da Shell (Console)

6 mensagens neste tópico

Boas ppl.

Criei este tópico de forma a que insiram aqui os comandos que conhecem e as suas funcionalidades da Shell dos Linuxes em Geral  :D.

Não faço a minima ideia se os comandos são iguais em todas as consolas mas para isso é que estão cá vocês masters de linux, para nos aconcelhar  :P.

Talvez um dia possamos fazer um manual de comandos Shell em Portugês com informações deste Tópico  :P.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já existem até livros da FCA com os comandos UNIX!

Se pretendes comandos para as consolas baseadas em UNIX então são compativeis com todos os Linux (e até com Mac)! :P

Os mais simples são:

mv ... (move)

cp ... (copia)

rm ... (apaga)

man ... (ver o "manual" de algo)

time aplicação... (mostra quanto tempo demorou a ser executada uma determinada aplicação)

...

Deixa verificar se encontro alguma lista! :P

--- EDIT ---

Aqui tens qq coisita :P

http://homepage.powerup.com.au/%7Esquadron/linuxmanual.pdf

Na parte do Installing software fazem referencia apenas ao rpm... :D Mas de resto parece-me correcto :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um muito importante é o 'alias'

algo que todos os users de linux devem fazer assim que pegam numa consola é fazer:

"

alias 'rm=rm -i'

"

O que este comando faz é que permite que ao executar o 'rm' sobre qualquer ficheiro ele em vez de eliminá-lo execute o 'rm -i' que como sabem (ou não) expõe primeiro uma mensagem que pede a confirmação da acção.

Fiquem bem :D;):P

P.S.: e como eu gosto do chmod!!! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em relação a essa cena do rm eu n curto... alias eu até costumo meter rm -f (de force)!  :-[

O chown é muito mais giro! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois o chown também dá geito, desta maneira todas as regras mudam.

Para que quem esteja a ler não fique à nora eu vou explicar mais ou menos o chown. Bruno, retifica se estiver errado.

Imaginem que criámos um file de texto, sendo root, que queremos que só o 'Dono', ou seja o utilizador com permissões máximas execute.

Certamente definiriamos as permissões como 'chmod 700 file'.

Agora suponham que queriamos aceder ao ficheiro, não sendo user com permissões máximas. Ou alteramos de novo as permissões e fazemos por exemplo 'chmod 777 file' ou simplesmente mudamos o dono do documento.

Neste caso se somos o user chamado ubuntu faríamos simplesmente:

'sudo chown ubuntu:ubuntu file'

Desta maneira o dono do file não seria o root, mas sim o user ubuntu e este, sendo um user normal pode aceder e modificar o file sempre que quiser. :D

Fiquem bem :P;):P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

btw, falei à pouco dos aliases, mas para estes serem definitivos (não terem de ser inseridos sempre que se abre a consola) devem ser guardados no file (no caso do ubuntu):

/etc/bash.bashrc

Para as outras ditros deve haver um semelhante por lá, a minha biblia do linux dizia apenas para escrever no bashrc. :D

Escrevem lá o alias que querem e este será automaticamente usado sempre que abrirem a consola.

Já agora, eu queria, ao usar o navegador de ficheiros, que ao remover qualquer ficheiro ele mostrasse uma box de verificação... tenho uma partição com documentos e não é díficil carregar no delete mandando tudo com os porcos....como faço isso?

Fiquem bem :P;):P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora