• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

PHP

[XML] Dicionário

3 mensagens neste tópico

Eu sei, parece uma ideia muito batida, especialmente porque há os dicionários online e os dicionários imprimidos, mas o que eu estou a tentar fazer é um dicionário de português, extremamente completo, que é feito a partir do XML. A ideia é criar uma forma de os diversos programas, sites, entre outros conseguirem obter a partir do ficheiro do dicionário obter todas as informações que uma pessoa poderia desejar de um dicionário. O bom é que cada coisa processa o XML como quer e apenas vai buscar os dados que quer. Não sei se esta ideia existe algures, mas mesmo assim, tenho confiança neste dicionário.

Uma das features que penso incluir nele é a detecção de sinónimos. A minha ideia para detectar sinónimos é dizer o significado da palavra (que é uma das coisas que tem de ser inserida para cada uma delas) por keywords. Assim, os programas podem pegar numa palavra, ver as keywords e procurar keywords iguais (como nas tags). Surge, no entanto, o problema de, devido à falta de uma possibilidade de ditar todas as possíveis keywords, porque todas as palavras têm significados diferentes, não ser possível utilizar este método 100% eficazmente. Esse é um dos bugs ( ;) bugs logo antes de fazer o raio do dicionário!) que terão de ser resolvidos, assim que conseguir descobrir uma forma melhor.

Até lá, peço a vossa opinião acerca deste projecto, e, assim que estiver numa condição boa, para adicionar palavras, postarei aqui.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

A ideia pareceu-me bastante interessante, no entanto tenho uma dúvida, pretendes criar como a parte das definições? Que tipo de keywords? Só mesmo os sinónimos? Ou palavras que se relacionem com a palavra em questão mesmo que não sejam sinónimos?

Julgo que um bom ponto de partida seria mesmo só adicionar sinónimos, ignorando o significado de cada palavra. Mais tarde poderias trabalhar essa lacuna ;)

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto, por acaso até seria melhor, mas eu estava a pensar primeiro em fazer tipo uma espécie de descrição do significado da palavra, e palavras similares teriam uma descrição parecida, não é? Mas sim, ter os sinónimos já inseridos seria bom, para um começo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora