• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

MC

[VB6] Minimizar para a o lado do relogio

18 mensagens neste tópico

Boas alguem sabe como é que se faz para minimizar um programa em VB6 para o lado do relógio ? deixo um imagem em Anexo

é tipo o minimizar do MSN

barrahr1.th.jpg

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

adiciona-me no msn e explico-te isso

faz-se com recurso a API'S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

adiciona-me no msn e explico-te isso

faz-se com recurso a API'S

Antes de mais, Eduardo Carvalho, na minha opiniao estas a proceder de maneira errada, aqui no forum, a ideia deste projecto, é a transmissao de conhecimentos, ele expoe a duvida, tu tentas explicar aqui, das exemplos de codigo ou nao,isso é contigo,mas penso que o que deve prevalecer é a troca de informação,esta duvida pode ser a duvida desta unica pessoa ou de todo o forum,penso que desta forma,podermos evitar outro tipo de threads a fazer a mesma pergunta, se explicares aqui para todos, nao simplesmente no MSN para ele. Se alguem achar que estou errado, digam-me sff,mas acho que ta nas regras, se nao esta, devia estar para evitar estes posts ;)

----------------

Como ia dizer...

Há uma maneira muito rapida, mas um pouco como eide dizer... Chata, porque o componente tem que andar sempre atras dos teus programas... Que é atraves de um componente chamado: Systray.ocx podes fazer download do component nesta thread e para a instalar procede da seguinte forma:

1 - Download e Extracção do ficheiro do Systray.zip

2 - Copiar o conteudo para a pasta: C:\windows\system

3 - Iniciar ---> Executar ou Janela do windows + R

4 - Escrever ou copiar: regsvr32 "C:\windows\system\systray.ocx" Vai dar uma mensagem de sucesso

5- Abrir o VB 6

6 - Project  ---> components ou Ctrl + T e escolher "Sys Tray Icon Control  " da lista e ele é adicionado á barra lateral

7 - Adicionar ao form / Janela.

NOTA: o component no Form / Janela fica invisivel, por isso nao t preocupes...

as funçoes desse systray sao:

1- csystray1.intray (boolean) = true or false - Coloca o programa na taskbar (junto ao relogio)

2- O icon pode ser definido nas propriedades ou entao: csystray1.icon = "string"(nao estou certo que por aqui funcione) - Altera o Icone do componente,ou seja, o icone definido vai ser o icone que vai para junto da taskbar (junto ao relogio)

3- csystray1.traytip = "string" - Muda a mensagem que vai ser mostrada ao colocar o rato em cima quando estiver na taskbar (junto ao relogio)

systrayxa2.jpg

4- Existem outras funções, mas estas sao as principais e penso que dá para o que queres fazer.

NOTA 2: Se utilizares este sistema de componente, vais ter que enviar o component Systray.ocx com os EXE do programa, o que torna um grande problema, a meu ver e por experiencia propria,mas eu nao o deixei de usar,agora é contigo =D

E penso que esta tudo...qualquer duvida ou problema, posta aqui sff

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

era isso o que eu queria mas queria que so minimiza-se para para la e não minimiza-se para a barra de tarefas e que ao clicar ele abri-se coise quen ão funciona  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom para que minimize para a systray e não mostrar na barra de tarefas basta adicionar isto:

Me.ShowInTaskbar = False

Agora para que volte a mostrar o form e volte a mostrar na taskbar inseres o código abaixo no Click do controlo systray:

Me.Show

Me.ShowInTaskbar = True

Espero não ter sido confuso  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é não consigo por a funcionar quando vou para criar o .exe da erro

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

era isso o que eu queria mas queria que so minimiza-se para para la e não minimiza-se para a barra de tarefas e que ao clicar ele abri-se coise quen ão funciona  :P

tens que fazer tipo isto na acção, ao fazer unload do form(carregar na cena pra minimizar) ou num butao:

csystray1.intray = true
form1.hide

e depois na acção do scystray com mouse click ou assim 1 coisa fazer:

form1.show
csystray1.intray = false

Bom para que minimize para a systray e não mostrar na barra de tarefas basta adicionar isto:

Me.ShowInTaskbar = False

Agora para que volte a mostrar o form e volte a mostrar na taskbar inseres o código abaixo no Click do controlo systray:

Me.Show

Me.ShowInTaskbar = True

Espero não ter sido confuso  ;)

eu ja tentei fazer isso e nao funcionou por estes lados, por isso é que recorri sempre ao .OCX....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado amigo psiico é isso e funciona

obrigado  a todos

de nada,sempre as ordens ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Me.ShowInTaskbar = False

Me.Show

Me.ShowInTaskbar = True

Espero não ter sido confuso  :confused:

Isto apenas serve para que o form não apareça referenciado na taskbar, não me devo ter explicado bem, mas o que intressa é que já funciona   :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol pois, nao o envia para o Systray como ele queria,mas é uma solução tambem :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas não estou a conseguir colocar esse tal sys :\ tou a usar VB.NET 2005 alguma ajudinha ? :thumbsup:

e ja agora alguem me pode dar o link do sys pra sacar porque pesquisei muito e encontro muita coisa mas nada que dé com o que esta aqui neste topico :|

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas não estou a conseguir colocar esse tal sys :\ tou a usar VB.NET 2005 alguma ajudinha ? :)

e ja agora alguem me pode dar o link do sys pra sacar porque pesquisei muito e encontro muita coisa mas nada que dé com o que esta aqui neste topico :|

em VB.NET 2005 já tens o controlo systray disponível. Procura lá na lista de controlos :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tão e não me sabes dizer como fazer isso xD eu ando a aprender pah alem disso ja a algum tempo que não programo em VB :\

obrigado :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem pelo pouco que percebo de ingles o que isto faz é trocar a visiblidade das forms, ora se vé ora não \ o que pretendo é conseguir deixar um programa a correr ao lado do relogio com o icon como fala este topico :\ desculpa se estiver errado porque foi mesmo o que percebei :\

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ya ja tinha visto isso mas n tinha feito nada obrigado pela ajuda :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora