• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JoaoRodrigues

Debian vs Kubuntu and Dual-Boot vs Pure

24 mensagens neste tópico

Pessoal, vou aproveitar a nova versão do Debian para provavelmente migrar de Kubuntu para Debian. Presumo que as diferenças não sejam muitas mas agradecia que me dessem a vossa opinião.

Ao mesmo tempo que migrar, quer seja de Kubuntu 6.10 para Debian ou de Kubuntu 6.10 para o 7.04, vou apagar de vez o meu WinXp. Por isso queria perguntar-vos umas coisas:

- Como faço para emular o Office2007 ?

- Que partições devo criar? Tenho 80Gb de disco e queria ter uma bem grande para home.

- Quero emular um software que tenho instalado em windows, na partição NTFS. Como faço para o "instalar" e correr em unix?

Grande abraço!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para quem vai de vês apagar o WinXP, não é boa política estar "apegado" a aplicações exclusivas de windows, como é o caso do Office2007 da Microsoft. Quem faz isso, fá-lo quando acha que do windows já não recebe nada que não tenha noutro lado.

O instalador do Debian é igual ao das anteriores versões do Ubuntu (as actuais alternate), e lá consegues definir a teu belo gosto (e até tens alguns exemplos dados), o sistema de partições.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1 - Tens uma ferramenta,  Que e o openoffice que faz o msm que office.

2 - Podes mesmo o Debian fazer a defualt, ou entao metes 60 gb para a home deve ter dar e chegar, eu tenho 16 gb e e chega-me.

3- Podes usar a Wine. Instalas la o xp e pronto... smp que queres usas o X.

Acho bem mudares, nao sei como e que ta a novo versao do debian.

Opnião, ha programas identicos, para linux, acho que nao vale a pena andares a emular as coisas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, eu tenho tentado usar o OO mas acreditem que para o que eu preciso de fazer... é preferível emular o office...

O outro programa é mesmo também.... necessário! E não há nada parecido que eu tenha encontrado...

Acreditem...tou farto de windows... mas tenho que ficar preso a alguns programas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não deves ter problemas em ficar com os dois. Pelo menos até encontrares as alternativas que precisas para linux.

Usas linux e quando precisares do windows dás lá um salto. É escusado estares a emular.

Qual é o outro programa? O pessoal aqui pode conhecer uma alternativa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Preciso de um excel decente OU de um programa chamado GraphPad Prism. Basicamente é para estatistica. Já tentei o R mas não me satisfez porque não consigo fazer o mais simples de sempre: encontrar equações de rectas de ajuste... Mas também, já pus os meus conhecimentos de Pascal em práctica e for the sake of it fiz eu um proggie para calcular o que eu queria..

mas portanto, debian é porreiro right?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também acho que não é boa ideia desinstalar o Windows se precisas assim tanto dele.Faz o que o merlin3000 disse, nem que não o configures e deixes espaço só para aquilo que precises.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É? ok... então acho que vou desinstalar tudo o que tenho instalado no windows e antes de instalar o debian faço redimensionamento as partições, deixo só uns 10Gb para o windows, 50 para a uma partição onde ponho my personal stuff (que formato deve ser? para poder aceder do windows e do unix) e 20 para o Debian (com a swap e a root).

Assim fica bem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tu é que sabes do que te vai ocupar na partições, mas para aceder a partições do Windows (NTFS) agora já tens o ntfs-3g que dá para ler e escrever em ntfs. Para acederes aos dados do linux a partir do Windows tens o explore2fs e o fs-driver.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu aconselho a deixar o windows. Eu mesmo sem o utilizar, tenho-o numa partição de 10Gb nunca se sabe quando há algum programa que precises de testar e só dê em windows. E para mais paguei pelo XP ;)

Redimensiona o disco todo, reinstala o windows, limpando a tralha toda, e instala lá só o essencial, o resto fica para linux.

Aconselho depois a usares o Lenny aka testing do Debian (podes depois mudar os repositórios no fim de instalar).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok. Já me decidi então. Vou para a Lenny ;)

Vou deinstalar a tralha que tenho a mais no windows e desfragmentar o disco. Se vir que ainda assim ocupa muito, significa que tenho demasiada tralha instalada e então reinstalo o windows :P

Depois vou redimensionar as partições: 10Gb Windows / 50Gb (/home) / 20Gb para a base do unix (deve chegar..)

Vou instalar o debian lenny por network. Presumo que aquilo instale basicamente o básico. Ou seja, vou ter que sacar o X e tudo o resto certo? A minha dúvida é a seguinte: Eu quero ter o KDE. No network install basta-me fazer tipo "apt-get install KDE" ? Ou é mais complicado que isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No network install tem a de instalar o X. Agora não me lembro se lá podes escolher KDE porque por default é GNOME. Se não puderes escolher KDE, instala só o sistema base sem o X e segues a parte inicial deste tutorial: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=7917

Mas em vez de apt-get install xfce4 metes aptitude install kde (o aptitude é melhor que o apt-get). E em vez de gdm, também podes instalar o kdm.

Convém teres net por ethernet para garantir que tens net na instalação ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No network install tem a de instalar o X. Agora não me lembro se lá podes escolher KDE porque por default é GNOME. Se não puderes escolher KDE, instala só o sistema base sem o X e segues a parte inicial deste tutorial: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=7917

Mas em vez de apt-get install xfce4 metes aptitude install kde (o aptitude é melhor que o apt-get). E em vez de gdm, também podes instalar o kdm.

Convém teres net por ethernet para garantir que tens net na instalação ;)

É o que tá no teu blog? Se sim já entendi como se faz. Btw, net por ethernet não é problema :D Abençoada clix 24Mb :P Além do mais também tenho o windows instalado primeiro para o caso de haver problema :D

Bem, wish me luck.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, uma dúvida importante. O meu router precisa de configuração específica do IP, Gateway e DNS. Como é que faço isso na consola para depois poder sacar as cenas?

Já agora, reinstalei o windows xp com o cd k vinha com o portátil e maravilha das maravilhas, 5,47GB ocupados logo à partida.. até demos do fifa isto tinha..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso do ip dns, etc tens opção na instalação: ou fazes manual (e pede-te o ip, gateway e Masc ou algo do género) ou metes por dhcp que é automático.

Quanto ao XP se calhar o melhor é usares um daqueles programas para configurares um cd próprio que 5,47G :X ou passas agora o tempo a eliminar tralha...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol, já limpei a tralha supérflua e que eu sei que não faz mal nenhum apagar.. hey.. olha para a minha cara de quem vai passar tempo a olhar para o windows ;) O resto é tralha da toshiba (laptop...) e "deve" ser importante.

Mas pronto, se ele me dá a hipótese de configurar manualmente a ligação a net, perfeito :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Funcionou mais ou menos na perfeição... não sei porquê deu erro na inst do GRUB.

Bem, obrigado pela ajuda a todos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, volto a chatear :) Os repos da UA não funcionaram cmg pá... fiz copy paste directamente do post do CR_ e nada.. dá erro.

W: Couldn't stat source package list http://debian.ua.pt lenny/testing Packages (/var/lib/apt/lists/debian.ua.pt_debian_dists_lenny_testing_binary-i386_Packages) - stat (2 No such file or directory)
W: Couldn't stat source package list http://debian.ua.pt lenny/contrib Packages (/var/lib/apt/lists/debian.ua.pt_debian_dists_lenny_contrib_binary-i386_Packages) - stat (2 No such file or directory)
W: Couldn't stat source package list http://debian.ua.pt lenny/non-free Packages (/var/lib/apt/lists/debian.ua.pt_debian_dists_lenny_non-free_binary-i386_Packages) - stat (2 No such file or directory)
W: Couldn't stat source package list http://debian.ua.pt lenny/testing Packages (/var/lib/apt/lists/debian.ua.pt_debian_dists_lenny_testing_binary-i386_Packages) - stat (2 No such file or directory)
W: Couldn't stat source package list http://debian.ua.pt lenny/contrib Packages (/var/lib/apt/lists/debian.ua.pt_debian_dists_lenny_contrib_binary-i386_Packages) - stat (2 No such file or directory)
W: Couldn't stat source package list http://debian.ua.pt lenny/non-free Packages (/var/lib/apt/lists/debian.ua.pt_debian_dists_lenny_non-free_binary-i386_Packages) - stat (2 No such file or directory)
W: You may want to run apt-get update to correct these problems

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Substitui lenny por testing (é a mesma coisa mas eles podem ainda não ter o link para a pasta).Assim:

deb http://debian.ua.pt/debian/ testing main contrib non-free
deb-src http://debian.ua.pt/debian/ testing main contrib non-free

No fim:

#aptitude update

Habituem-se a usar o aptitude que é melhor :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pá eu de momento só vou ao Windows para jogar e isto porque as VMs não têm suporte gráfico avançado :confused:

Eu de momento tenho uma alternativa bem melhor que o wine para correr programas windows, visto que corre tudo :)

É usar o Seamlessrdp :D sugiro que dêm uma vista de olhos :D Basicamente aquilo corre uma aplicação que vem de uma VM a correr e esta aplicação fica totalmente integrada com o X :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E mais uma vez... um problema.. desta feita, com o aptitude. Sempre que quero instalar o que quer que seja... dá isto... (eg. ADEPT)

debian-laptop:/home/joao# aptitude install adept
Reading package lists... Done
Building dependency tree... Done
Reading extended state information
Initializing package states... Done
Writing extended state information... Done
Reading task descriptions... Done
Building tag database... Done
The following packages are unused and will be REMOVED:
  ark arts artsbuilder avahi-daemon ca-certificates cervisia cvs dcoprss dirmngr enscript flac gdb gettext gnupg-agent gnupg2 gpgsm gs-common gs-gpl hal imlib-base imlib11 kaddressbook kandy kappfinder
  karm kate kate-plugins kaudiocreator kbstate kcalc kcharselect kcontrol kcron kdat kde-core kdeaddons-kfile-plugins kdeadmin kdeadmin-kfile-plugins kdebase kdebase-bin kdebase-data kdebase-kio-plugins
  kdegraphics-kfile-plugins kdelibs kdelirc kdemultimedia-kappfinder-data kdemultimedia-kfile-plugins kdemultimedia-kio-plugins kdenetwork-filesharing kdenetwork-kfile-plugins kdepasswd kdeprint
  kdesktop kdessh kdf kdict kdm kdnssd kdvi kedit kfilereplace kfind kgamma kget kghostview kgpg khelpcenter khexedit kicker kicker-applets kitchensync kjots klaptopdaemon kleopatra klinkstatus klipper
  kmag kmenuedit kmilo kmix kmoon kmousetool kmouth kmrml knetworkconf kommander kompare konq-plugins konqueror konqueror-nsplugins konsolekalendar kpackage kpager kpdf kpersonalizer kpf kpilot
  kregexpeditor ksayit kscd kscreensaver-xsavers ksig ksim ksmserver ksnapshot ksplash ksvg ksync ksysguard ksysguardd ksysv ktalkd kteatime ktimer ktip kttsd kuser kview kviewshell kwalletmanager
  kweather kwifimanager kwin kxsldbg lesstif2 liba52-0.7.4 libao2 libarts1-audiofile libarts1-mpeglib libarts1-xine libatk1.0-0 libatk1.0-data libavahi-compat-libdnssd1 libavahi-core4 libavcodec0d
  libbeecrypt6 libboost-python1.33.1 libcairo2 libcdparanoia0 libcompress-zlib-perl libconvert-binhex-perl libcrypt-ssleay-perl libcurl3-gnutls libcvsservice0 libdaemon0 libdate-manip-perl libdb4.3++c2
  libdbus-glib-1-2 libdbus-qt-1-1c2 libdirectfb-0.9-25 libestools1.2 libexif12 libfinance-quote-perl libfont-afm-perl libgadu3 libglade2-0 libgle3 libgmp3c2 libgnokii3 libgnuift0c2a libgpgme11
  libgphoto2-2 libgphoto2-port0 libgsm1 libgsmme1c2a libgstreamer0.10-0 libgtk2.0-0 libgtk2.0-bin libgtk2.0-common libhal-storage1 libhal1 libhtml-format-perl libhtml-parser-perl
  libhtml-tableextract-perl libhtml-tagset-perl libhtml-tree-perl libieee1284-3 libindex0 libio-socket-ssl-perl libio-stringy-perl libjpeg-progs libkcal2b libkcddb1 libkdeedu3 libkdepim1a libkgantt0
  libkleopatra1 libkmime2 libkonq4 libkpathsea4 libkpimexchange1 libkpimidentities1 libksba8 libkscan1 libksieve0 libktnef1 liblockdev1 libmagick9 libmailtools-perl libmeanwhile1 libmime-perl
  libmimelib1c2a libmodplug0c2 libmrml1c2a libmusicbrainz4c2a libneon25 libnet-ssleay-perl libnews-nntpclient-perl libnss-mdns libpango1.0-0 libpango1.0-common libpaper-utils libpaper1
  libparse-yapp-perl libpcap0.8 libpisock9 libpoppler0c2 libpoppler0c2-qt libpostproc0d libpth20 libraw1394-8 librpm4 librss1 libsane libsdl1.2debian libsdl1.2debian-alsa libsensors3 libslp1
  libsmbclient libsnmp-base libsnmp9 libsvga1 libt1-5 libtag1c2a libtheora0 libtidy-0.99-0 libtiff-tools libtimedate-perl libtunepimp-bin libtunepimp3 libungif4g liburi-perl libwww-perl libxcomposite1
  libxdamage1 libxine1 libxml-dom-perl libxml-handler-trees-perl libxml-libxml-common-perl libxml-libxml-perl libxml-namespacesupport-perl libxml-parser-perl libxml-perl libxml-regexp-perl
  libxml-sax-expat-perl libxml-sax-perl libxml-writer-perl libxml-xql-perl libxp6 libxvmc1 libxxf86misc1 lilo-config lisa mpeglib ncompress networkstatus openssl p7zip-full perl-tk pinentry-curses
  pinentry-qt pmount poster ppp psfontmgr psutils qca-tls rpm superkaramba svgalibg1 talk tetex-base tetex-doc tex-common tidy ttf-dustin ttf-kochi-gothic ttf-sjfonts unzip vorbis-tools x-ttcidfont-conf
  xli xscreensaver xscreensaver-gl ytalk zip zoo
The following NEW packages will be automatically installed:
  adept-common adept-installer adept-manager adept-notifier adept-updater app-install-data debtags libqt-perl libsmokeqt1 libtdb1
The following NEW packages will be installed:
  adept adept-common adept-installer adept-manager adept-notifier adept-updater app-install-data debtags libqt-perl libsmokeqt1 libtdb1
0 packages upgraded, 11 newly installed, 297 to remove and 0 not upgraded.
Need to get 7925kB of archives. After unpacking 497MB will be freed.
Do you want to continue? [Y/n/?]                                                                       

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No entanto, com o Kpackage installer já funcionar qualquer operação....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora