• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

rubinho

Algoritmo ID3

1 mensagem neste tópico

tenho este trabalho para fazer:

Pretende-se com este projecto, que os alunos implementem em Sicstus Prolog, um sistema

inteligente que aprende v´arios conceitos que lhe forem ensinados, com base no algoritmo de

aprendizagem ID3. Para o efeito, destacam-se as seguintes interac¸c˜oes com o utilizador:

1. Em primeiro lugar ´e pedido ao utilizador o nome do conceito que deseja ensinar ao

computador.

2. Em segundo lugar, ´e requerido que o utilizador introduza os atributos que caracterizar˜ao

o conceito que deseja ensinar (em formato de uma lista). Por exemplo para ensinar o

conceito de c´elula doente, poder´a inserir [n´ucleo,cor,cauda].

3. Depois da introdu¸c˜ao dos atributos, s˜ao requeridos os exemplos de treino. Estes s˜ao

igualmente introduzidos em formato de lista, tendo como ´ultimo elemento os termos positivo

e negativo. Um exemplo de treino positivo seria [[2,escura,2], positivo] (n´ucleos=2,

cor=escura, cauda=2); um exemplo negativo poderia ser [[2,branca,2], negativo].

Cada vez que o utilizador introduzir um novo exemplo de treino, ´e criada uma ´arvore de decis˜ao

com base no algoritmo ID3 e o programa escreve no ´ecran tanto o conceito aprendido como a

nova ´arvore de decis˜ao gerada. Naturalmente a arvore de decis˜ao anterior ´e substitu´ıda pela

nova ´arvore criada.

sera que alguem podia dar-me uma ideia de como posso fazer o programa, não precisa ser o codigo mas pelo menos uma ideia de como fazer ou algum link ke pode me ajudar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora