• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

magician

Material sobre DB

3 mensagens neste tópico

Boas este semestre estou a ter uma cadeira de DB e agora que se aproxima a época de freqs e que estou a reunir material para estudar conclui que ainda tenho pouca coisa, infelizmente os profs desta cadeira não dão resoluções de exercícios nem material extra para alem do que é escrito nos quadros durante as aulas e que por vezes consegue ser bem confuso.

Bom já procurei mas não encontrei nada de achasse de real valor :S preciso de material sobre as seguintes coisas.

Modelo Entidade Relação - Conjuntos de Entidades, Conjuntos de Relações, restrições de mapeamento, chaves, entidades fracas.

- Generalização/especialização, agregação

- Desenho de esquemas E-R, Redução de esquemas E-R a tabelas.

Modelo Relacional: estrutura das bases de dados relacionais,álgebra relacional

Se alguém tiver material de boa qualidade e que queira partilhar fico muito agradecido afinal informação nunca é de mais :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Estamos a falar de BDs genericas ? ou tens alguma em concreto ?

Sqlserver ? Oracle ? ...

Estes 2 exemplos tem informação na net que até "chateia"... ( às vezes complica )

Exemplos:

Manual Oracle 10g R2 online

ADO.NET Tech Preview: Entity Data Model

Em ambos os sites consegue-se sacar muita informaçao especifica de cada produto ( mas que na  pratica a maior parte é generica )

Espero que te ajude...

Vou procurar aqui alguns pdfs da Oracle sobre o assunto ... ( mas nao prometo nada, já foi *a muito tempo)

Sukateiro

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

há uns meses atrás tive o mesmo problema :P

na altura encontrei algum material (essencialmente acetatos) no site do IST (já não sei qual é o link mas encontrei uma zona onde podiamos pesquisar por material das disciplinas).

para além disso também tenho mais algumas coisas, mas que não posso disponibilizar aqui, só por mail ou assim.

PS: não sei exactamente o que é que estudas nessa cadeira, mas o livro "Database Systems: A Practical Approach to Design, Implementation and Management" foi-me bastante útil.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora