• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

André Sousa

Curso a seguir...

25 mensagens neste tópico

Boas...

Tou no 11º ano na area de Ciencia e Tecnologias, e quero seguir algo no ramo da informática...

Que me dizem destes cursos :

http://www.fc.up.pt/fcup/pe/curso.php?tc=L&ano=2006&curso=103

http://www.fc.up.pt/fcup/pe/curso.php?tc=L&ano=2006&curso=106

Têm rentabilidade no mercado de trabalho?? Que tipo de Matemática se dá nestes cursos, é igual á do ensino secundário ?

Além disso a minha area nao tem nada de programação, irei dar a programação básica que se dá por exemplo na area de Informatica?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E tou a tirar Eng Informática que é um bocado dos dois que ai referiste ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ambos os cursos, tal como todos ligados á informática têm neste momento grandes saidas profissionais. Agora depende que área gostas mais para escolher qual dos dois deves seguir.

Quanto à matemática, nos cursos de informática dá-se Álgebra, Integrais, calculo diferencial, etc. Ou seja, não está directamente relacionado com o tipo de matemáticas que tens no secundário.

Quanto à parte da programação, se souberes melhor... Podes começar nestes dois anos que te faltam para entrar na faculdade. Mas se entrares sem saber nada de programação não serás o único, muita gente vai de cursos gerais e safa-se bem na programação. Eu sou um exemplo, mas claro há de tudo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu devo precisar de Física e de Matemática para entrar...

Quem fez os exames, acharam dificil ? tiveram que nota?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também sai do geram para Eng Informática completamente a zeros em relação há programação e hoje sei programar em varias linguagens embora a maioria delas tenha aprendido fora do ciclo académico. Há e também passei a usar linux LOL ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Precisas do Exame de FQ e não de Física atenção! Não te baldes no exame deste ano a FQ ;) É o problema de apanhares a nova reforma... nunca sabes a informação toda clara, tens de procurar mais além :)

Eu fiz o exame o ano passado e tive 12.4, a melhor da escola foi 12.5, quando tive 17 no final do ano, mas isso é tudo muito pessoal, pois vi pessoal de 18 a tirar negativas baixinhas :P

Eu tou a tirar Física este ano mas isso não conta para nada... Eu estou a encarar aquilo como preparação para a Física da Universidade que vai ser idêntica à de 12º Ano :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso de não precisares de física não e bem assim eu entrei só com Mat mas podia ter entrado com mat e fisica mas como tinha a mesma nota nas duas ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso de não precisares de física não e bem assim eu entrei só com Mat mas podia ter entrado com mat e fisica mas como tinha a mesma nota nas duas ;)

Pois mas pelos vistos já estás na universidade :)

Eu no 12º ano apanho a reforma do Ensino Secundário. Como tal os exames de 12º ano de muitas disciplinas acabaram. Eu só faço 4 exames no meu percurso do Secundário, (Biol e Geol, FQ A, Mat A, Port) e os exames que contam como exames para a entrada para a universidade são esses normalmente :P Eu para MEEC @ IST preciso de FQ A e Mat A apesar de lá estar escrito Física e Matemática. Tudo porque o ano passado esses seriam os exames necessários.

Este ano só preciso de Física para a média do Secundário...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso de não precisares de física não e bem assim eu entrei só com Mat mas podia ter entrado com mat e fisica mas como tinha a mesma nota nas duas :P

Estavas numa reforma antiga, não baralhes o rapaz. ;)

Neste momento, e mediocremente, as universidades, por leis ditadas pelo ministério, avaliam o que um aluno de engenharia sabe, por exemplo, de física, pelo raio do Exame de Físico-Química 11º! Se tivermos em conta, e isto quem tem Física 12º apercebe-se, que a física do 10º e 11º não tem nada, mas mesmo nada a ver com a física 12º, ou seja, nos primeiros dois anos é só um cheirinho, umas bases mal dadas, vemos toda a coerência das actuais políticas.

É que o pessoal pode entrar para cursos de Química tendo-se escolhido como especialização de 12º a Geologia! É que faz todo o sentido... :\

Mas enfim, não me queixo que dá-me muito jeito ter esse exame a menos este ano. :)

P.S.: estavas à espera de na universidade ter a mesma matemática do secundário? lol, eu também gostava de ter um exame de matemática 12º à base de Adições com Transporte!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

apesar de lá estar escrito Física e Matemática. Tudo porque o ano passado esses seriam os exames necessários.

Está lá, podia era estar mais perceptível:

http://nape.ist.utl.pt/acesso/provas.php

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

apesar de lá estar escrito Física e Matemática. Tudo porque o ano passado esses seriam os exames necessários.

Está lá, podia era estar mais perceptível:

http://nape.ist.utl.pt/acesso/provas.php

Tens razão, ai aparecem os exames correctos.

Eu procurava sempre aqui: https://fenix.ist.utl.pt/publico/showDegreeSite.do?degreeID=153&method=showAccessRequirements onde ainda aparecem Matemática e Física ;) Por isso é que digo que temos de procurar nas entre-linhas :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Precisas do Exame de FQ e não de Física atenção! Não te baldes no exame deste ano a FQ ;) É o problema de apanhares a nova reforma... nunca sabes a informação toda clara, tens de procurar mais além :)

Eu fiz o exame o ano passado e tive 12.4, a melhor da escola foi 12.5, quando tive 17 no final do ano, mas isso é tudo muito pessoal, pois vi pessoal de 18 a tirar negativas baixinhas :P

Eu tou a tirar Física este ano mas isso não conta para nada... Eu estou a encarar aquilo como preparação para a Física da Universidade que vai ser idêntica à de 12º Ano :)

Eu também me fartei de rir na minha escola... eu tive 13 no exame nacional de F.Q., quando tive 14 no final do ano, enquanto as marronas dos 18 da turma tiveram negativas... enfim, só mostra que as notas não querem dizer mesmo nada...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também me fartei de rir na minha escola... eu tive 13 no exame nacional de F.Q., quando tive 14 no final do ano, enquanto as marronas dos 18 da turma tiveram negativas... enfim, só mostra que as notas não querem dizer mesmo nada...

Também assisti a alguns casos desses.. lol :X

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O exame nacional de F.Q é dificil na vossa opiniao? para kem ja o fez..:confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O exame nacional de F.Q é dificil na vossa opiniao? para kem ja o fez..:confused:

É muito difícil de comparar o grau de dificuldade de um exame, depende de demasiados factores...

Eu sinceramente achei os exames nacionais muito mais fáceis que um teste normal... secalhar tive sorte, espero que aconteça o mesmo com o exame de Matemática. :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O exame nacional de F.Q é dificil na vossa opiniao? para kem ja o fez..:P

É como o triton diz, depende bastante. Essencialmente, a ideia com que fiquei é que apela bastante à capacidade de interpretação do problema. :)

Achei mais difícil que um teste normal, mas nem tanto por os problemas serem muito dificeis, mais até por ser bem diferente de um teste normal. :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu, regra geral, achei todos os exames que fiz sempre fáceis ao nível da complexidade dos exercícios.

Mas não sei porquê, se é a pressão de se estar em exame, se é da maneira como eles formulam as perguntas, se o que é, nunca tive ainda grandes resultados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Faz como o Triton, anda mas é para Aveiro! =P

http://www.acessoensinosuperior.pt/detcursopi.asp?codc=9361&code=0300

Assim é mais um pa praxar mweeheheeheheheh  :P

Falando a sério a UA é altamente e pessoal e a cidade ainda melhor.

Eu vim de Economia no secundário, por isso nem programações nem física tive... Mas com Bolonha até já só há uma cadeira de física no currículo do curso.

Aqui dá-se Análise Matemática, Matemática discreta,  etc... Está tudo aqui: http://www.det.ua.pt/PageCourse.aspx?id=23&b=1

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas...

Tou no 11º ano na area de Ciencia e Tecnologias, e quero seguir algo no ramo da informática...

Que me dizem destes cursos :

http://www.fc.up.pt/fcup/pe/curso.php?tc=L&ano=2006&curso=103

http://www.fc.up.pt/fcup/pe/curso.php?tc=L&ano=2006&curso=106

Têm rentabilidade no mercado de trabalho?? Que tipo de Matemática se dá nestes cursos, é igual á do ensino secundário ?

Além disso a minha area nao tem nada de programação, irei dar a programação básica que se dá por exemplo na area de Informatica?

Eu estudo na FCUP, ambos os cursos são boas opções. Saidas profissionais são 100% para ambos. Agora tens que vir mentalizado que é para levar o curso a sério, porque o corpo docente do DCC-FCUP é mto exigente... Mas se é programação,redes,etc.. que queres , o DCC-FCUP é a melhor instituição que podes escolher.

Mas atenção porque o curso de Engenharia de Redes e sistemas informáticos vai passar a Mestrado integrado no próximo ano. o Site da FCUP ainda não está actualizado. se precisares de mais informações avisa :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Faz como o Triton, anda mas é para Aveiro! =P

http://www.acessoensinosuperior.pt/detcursopi.asp?codc=9361&code=0300

Assim é mais um pa praxar mweeheheeheheheh  ;)

Falando a sério a UA é altamente e pessoal e a cidade ainda melhor.

Eu vim de Economia no secundário, por isso nem programações nem física tive... Mas com Bolonha até já só há uma cadeira de física no currículo do curso.

Aqui dá-se Análise Matemática, Matemática discreta,  etc... Está tudo aqui: http://www.det.ua.pt/PageCourse.aspx?id=23&b=1

Estou no 12º e há algum tempo atrás estava quase certo que iria para Aveiro. No entanto, depois de falar com um  amigo meu que está nesse mesmo curso a minha opinião mudou um pouco.

De facto, o meu amigo não me deu muito boas referências. Disse-me que , embora com excelentes infra-estruturas, o corpo docente não era o melhor, além de que o curso se baseia muito na parte de electrónica e hardware, o que não serve os meus interesses. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou indecido entre a FEUP e o IST, agora com as Olimpíadas Nacionais de Informática tive oportunidade de conhecer o departamente de Ciências de Computação (DCC-FEUP) e gostei bastante do ambiente e das condições existentes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou indecido entre a FEUP e o IST, agora com as Olimpíadas Nacionais de Informática tive oportunidade de conhecer o departamente de Ciências de Computação (DCC-FEUP) e gostei bastante do ambiente e com as condições existentes.

Pois, eu depois de desistir de Aveiro, estou quase certo na FEUP. ;)

Tenho ouvido muito boas referências de lá. Além de que é a que neste momento apresenta média mais alta, o que pode não significar grande coisa, mas há-de significar alguma coisa. Digo eu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou indecido entre a FEUP e o IST, agora com as Olimpíadas Nacionais de Informática tive oportunidade de conhecer o departamente de Ciências de Computação (DCC-FEUP) e gostei bastante do ambiente e das condições existentes.

DCC-FEUP ? ou DCC-FCUP?  as olimpiadas de informática foram na fcup....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, pequeno engano. :-[

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, pequeno engano. :-[

:P então na altura de escolheres nao te enganes e escolhe FCUP. lol E depois vemo-nos por aqui

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora