• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Gurzi

FAQ || Iniciação à Programação

25 mensagens neste tópico

Esta FAQ foi elaborada com a missão de responder às perguntas mais efectuadas e de carácter 'esclarecedor' aos iniciantes do mundo da Programação.

1. Quero começar a Programar mas não sei o que fazer!

Antes de se começar com uma linguagem de Programação, convém existir a possibilidade de conseguirmos estruturar o nosso raciocínio para que quando nos colocam um problema, temos que ter um bom controlo sobre a lógica que atribuimos ao problema de forma a conseguir concluir a solução sem erros.

A esse método de ajuda a estruturar as ideias e raciocínios dá-se o nome de Algoritmia.

2. Afinal o que é um algoritmo?

Os algoritmos são utilizados diariamente sem nos apercebermos que necessitamos deles ou que se chamam "algoritmos".

Por exemplo, para ser possível chegar a uma conclusão sólida como é o caso de montar uma cadeira, provavelmente irás seguir um manual de instruções que te indica passo a passo o que se deve realizar.

Perante isto estamos dentro de um algoritmo.

O mesmo se utiliza para a programação.

Exemplo de programação:

O que se pretende: Saber o nome da pessoa, e mostrar no ecrã depois.

Algoritmo:

1. Perguntar o nome à pessoa.
  2. Guardar esse nome na memória se não, não me iria recordar..
  3. Escrever o nome da pessoa no ecrã.

Isto são os passos a realizar e está organizado seguindo a nossa lógica, a isto se dá o nome de Algoritmos.

3. Quais as linguagens consideradas "iniciais"?

Linguagem Pascal ou linguagem em C.

4. Quais as diferenças entre linguagem Pascal e linguagem em C?

Pascal difere de C na complexidade e nas chamadas "funções" que estão disponíveis. Pascal sem retirar toda a sua utilidade pois ainda existe muita gente a trabalhar aprofundadamente na linguagem foi um pouco substituido por Delphi que se baseia em Pascal mas mais aprofundado.

A linguagem C tem muito mais bibliotecas,ou seja torna-se muito mais útil e alargado.

Hoje em dia muitas pessoas diferem nas opiniões mas mesmo assim Pascal continua a ser a linguagem preferida pelas Universidades (algumas, visto que outras entendem que C para começar é o melhor) de iniciação.

5. Preciso de algum programa para programar?

Os programas necessários para programar têm o nome de compiladores.

A função dos compiladores é passar da linguagem que estão a programar para código máquina de forma a que o computador perceba o que lhe estão a comunicar.

Consoante a linguagem que escolherem os compiladores mudam.

6. Onde posso encontrar recursos sobre de C e Pascal?

Linguagem Pascal:

Linguagem C:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agradeço me tirem uma dúvida:sou iniciante em programação

Tenho Windows XP-SP2

Tenho instalado o Cygwin

Quais os passos que tenho que dar,para compilar e executar códigos  .c  que tenho em wordpad com o Cygwin

Obrigado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, o cygwin é basicamente uma consola bash em windows, com a sua própria raiz de directórios semelhante à do Linux. Portanto, o que tens de fazer, é pegar nesses ficheiros .c, e metê-los na pasta do Cygwin de modo a que a consola possa a eles aceder. A pasta correcta terá directórios como o "bin", "etc", "home", "var".

Depois disso abres o Cygwin, e entras na pasta onde meteste os files, se meteste na raíz basta fazeres

cd /

que ficas na raiz, cd é o comando para entrar em qualquer pasta, com o comando ls podes ver que ficheiros tens numa determinada pasta.

Assim que deres com os ficheiros basta usares normalmente o gcc, com

gcc nomedoficheiro.c

É pouco provável que esta mensagem te ajude totalmente, por isso vai dizendo as tuas dúvidas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agradeço me tirem uma dúvida:sou iniciante em programação

Tenho Windows XP-SP2

Tenho instalado o Cygwin

Quais os passos que tenho que dar,para compilar e executar códigos  .c  que tenho em wordpad com o Cygwin

Obrigado!

A única coisa que tenho a acrescentar ao post do vbmaster é que uses um editor com syntax highlighting, como o Notepad++.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Post bastente util, deixo aqui os meus agradecimentos  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sei que o post é antigo, mas tenho uma dúvida:

Será que posso começar a aprender programação por C++? É que, pelo que eu sei, C++ é totalmente compatível com C, não é verdade?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente aconselho-te a aprender primeiro C e só depois a dares o salto para C++, no entanto, cada um tem a sua opinião.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente aconselho-te a aprender primeiro C e só depois a dares o salto para C++, no entanto, cada um tem a sua opinião.

Convém dizeres porquê...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, devias dizer porquê, será que C é mais fácil que C++? É mais lógico do que C++, e por isso é que deve ser aprendido primeiro?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

My bad, desculpem lá mas não estava com muito tempo para escrever o post.

Acho que deve iniciar com C porque penso que o conceito de OOP é difícil de entender para quem nunca programou na vida, supondo que esse é o teu caso. Acho que primeiro deve ser aprendida a sintaxe de C, que é muito parecida com a de C++, e só depois dar o salto para C++ que contém mais algumas coisas que podem ser confusas para um iniciante. Mas não vou entrar numa discussão de fanboys, diga-se já.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso nem sempre é assim. Aliás, muitos dos programadores experientes dizem que aprender C é aprender coisas que vão ter que ser "desaprendidas" quando se "der o salto" para C++.

Não sei o suficiente de nenhuma das duas linguagens para apoiar esta opinião com dados objectivos, mas tenho lido isto em vários sítios, e também daquilo que vi de ambas as linguagens, posso dizer que me parece que aprender C e aprender C++ são coisas completamente diferentes, não é uma questão de aprender uma e incrementar o conhecimento com a outra.

Aprender C++ é, de facto, aprender OOP e programação genérica e tudo o que C não tem. Aprender C pode ser considerado um passo dessa aprendizagem, mas não precisa de ser feita com C mesmo, pode começar-se logo com C++, penso eu.

Não estou a ver onde é que aprender C previamente ajuda as pessoas a compreender melhor OOP... não é uma transição.

Quanto ao post original, não seria boa ideia encorajar a utilização de linguagens dinâmicas no início? Eu sei que não encorajam a perceber como funciona o processador e a memória e "encorajam a preguiça", mas por outro lado, para quem está a começar, penso ser muito bom poder utilizar strings e listas sem ter que inventar todo o código que as faz funcionar em C. Por exemplo, Python parece-me bem.

Outra coisa, a compilação de programas em C devia ser feita com determinadas flags activadas, nomeadamente aquelas que avisam sobre conversões de tipos e essas coisas que podem levar a bugs difíceis de detectar. De momento não me lembro das flags em questão, no entanto xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É como disse, não vou entrar nessas discussões porque só o deixariam mais confuso. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rule of thumb, compilar C deve-se usar a flag -Wall para mostrar os warnings.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Permitam-me que deixe a minha modesta opinião. Penso que começar com uma linguagem como BASIC é o ideal para iniciantes. Aprende-se mais algoritmia e menos "técnica". A complexidade técnica acaba por aparecer mais tarde, depois de se dominar a algoritmia.

Abraços.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Penso que começar com uma linguagem como BASIC é o ideal para iniciantes. Aprende-se mais algoritmia e menos "técnica".

Penso que o Pascal cumpre melhor essa função ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que o Pascal cumpre melhor essa função :D

Comecei a programar em TI-Basic. Mas a minha primeira linguagem de programação para computadores foi, de facto Pascal. Recomendo o Pascal para inciação, também. Pascal for life! ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu nunca programei em BASIC, mas tanto quanto vejo falar, o Pascal é uma linguagem que é mais utilizada no âmbito do ensino da programação, e além disso, a ideia geral é que a própria linguagem encoraja hábitos de programação mais saudáveis que o BASIC. Não posso confirmar isto. Apenas posso dizer que comecei com Pascal e achei-a perfeita para aprender todos os conceitos necessários.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu nunca programei em BASIC, mas tanto quanto vejo falar, o Pascal é uma linguagem que é mais utilizada no âmbito do ensino da programação, e além disso, a ideia geral é que a própria linguagem encoraja hábitos de programação mais saudáveis que o BASIC. Não posso confirmar isto. Apenas posso dizer que comecei com Pascal e achei-a perfeita para aprender todos os conceitos necessários.

Quem me dera ter aprendido como 1ª linguagem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quem me dera ter aprendido como 1ª linguagem.

Por curiosidade, qual foi a 1ª linguagem que aprendeste?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Visual Basic .NET. Acho que perdi algumas noções básicas que só com o tempo e esforço pessoal as ganhei.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Visual Basic .NET. Acho que perdi algumas noções básicas que só com o tempo e esforço pessoal as ganhei.

Também só tive 1 mês em que me ensinaram Pascal. O resto aprendi sozinho. A programação, acho, também depende do nosso esforço pessoal. Sem empenho não se aprende programação.

TI-Basic aprendi 100% sozinho.

Mas, caramba! VB.NET como 1ª linguagem? Chii pah! :shocking: :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, hoje vejo que foi muito mau. Metodologias de programação, tive 0.

Nunca aprendi algoritmos, nada disso..aprendi tudo sozinho, nos meus tempos livres.

Mas aprendi com gosto, contudo, denoto que se tivesse aprendido primeiramente uma linguagem não OOP, sentir-me-ia ainda mais à vontade para resolver problemas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

denoto que se tivesse aprendido primeiramente uma linguagem não OOP, sentir-me-ia ainda mais à vontade para resolver problemas.

Ainda não me sinto à vontade no Paradigma POO (ou OOP, em inglês). De facto, admito que ainda não o entendi por completo. :)

Mas dá mesmo muito jeito aprender algoritmia. Pseudocódigo e Fluxogramas ajudam a entender muita coisa, no início :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora