• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

BlueSky

(este ja se resolveu) Imprimir em dev-pascal.....

5 mensagens neste tópico

Ola pessoal, preciso de uma ajudinha....

Já há mtos anos q nao pegava em pascal e agora resolvi faze-lo, tou a conseguir fazer umas coisitas bem simples, mas há uma coisa que não "consigo chegar lá, que é enviar para a impressora o conteudo de uma variavel.

Se bem me lembro era qq coisa assim do genero:

Write(lst,(e aqui o nome da variavel))

Já tentei e nao consigo, agradeço uma resposta se possivel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas, não sei que parte de código tens escrito,  por isso vou colocar aqui um código que escrevi agora mesmo para ver se ainda sabia utilizar a impressora  :D

Program Printer;
Var stNome: string;
    lst: text;

Begin
   assign(lst,'LPT1');
   rewrite(lst);

write ('Nome: ');
   readln(stNome);
   writeln ('Prima enter para imprimir...');
   readln;
   write(lst,stNome);
   writeln('Prima enter para sair...');
   readln;
end.

LPT1 é a impressora, ou melhor a porta da impressora, quanto a impressoras ligadas por USB não sei se este método funciona. Não sei se existe outra maneira melhor mas esta é a única que sei.

Se tiveres alguma dúvida avisa :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas, não sei que parte de código tens escrito,  por isso vou colocar aqui um código que escrevi agora mesmo para ver se ainda sabia utilizar a impressora  :D

Program Printer;
Var stNome: string;
    lst: text;

Begin
  assign(lst,'LPT1');
  rewrite(lst);

write ('Nome: ');
  readln(stNome);
  writeln ('Prima enter para imprimir...');
  readln;
  write(lst,stNome);
  writeln('Prima enter para sair...');
  readln;
end.

LPT1 é a impressora, ou melhor a porta da impressora, quanto a impressoras ligadas por USB não sei se este método funciona. Não sei se existe outra maneira melhor mas esta é a única que sei.

Se tiveres alguma dúvida avisa :P

antes de mais obrigado pela resposta, experimentei o codigo que tu aqui deixaste e nem com uma impressora emprestada para ligar á porta lpt1 consegui imprimir, nem com o dev-pascal ou o free pascal.

Be good

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ora bem, com esse código a minha impressora não imprime automaticamente depois do "Enter", tenho que carregar no botão que a impressora tem para imprimir :x

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e pronto, depois de ler a tua resposta, lembrei-me q efectivamente a luzinha da dita impressora ficava a piscar, ora fui buscar outro cabo novo e......... voila, fez-se luz (a piscar) e não é q a impressao saiu perfeita?

Obrigado soulsick.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora