• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

suzy

ficheiro.dmp

7 mensagens neste tópico

na sequencia do meu estudo de bd, tenho  a seguinte duvida!

tenho que exportar um ficheiro de extensao dmp, para uma conta ja criada em oracle, nesse ficheiro estao os scripts das tabelas.

a minha duvida é, um ficheiro dmp, abre com que programa??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se la estão os scripts das tabelas entao de certeza que estão em texto, que programa usaste para os criar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os ficheiros .dmp sao gerados pelo comando "exp"

Para importares usar o comando "imp"

Instruções fazes imp help=y

Notas: Deves sempre exportar com o exp da mesma versao que vais importar.

Exemplo:

Tens uma BD em 10g mas queres importar os dados da 10g numa versao anteiror tipo 9i.

Deves usar o exp do client 9i e nao o do 10g para evitar incompatilidades.

Os comandos exp e imp suporta ficheiro de conf (parametros), suportam comando passo a passo ou tudo na linha de comandos.

Ex:

imp PARFILE=par.cfg

imp user/password buffer=102400 file=export.dmp fromuser=Clientes touser=ClientesBak  ignore=y

Espero que ajude, qq coisa apita.

Sukateiro

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, o dumps apenas são abertos pelo Oracle, podes abri-los com um programa de texto mas não te vais ser muito útil.

Quanto à exportação/importação uso sempre a ferramentas gráficas, desconhecia a linha de comandos, já aprendi qualquer coisa hoje :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A oracle disponibiliza tudas as ferramentas para linha de comandos necessario ao bom funcionamento de uma BD.

Nos cursos DBA são sempre usadas as ferramentas de linhas de comando. ( pelo menos aos que eu fui  :))

Desde a criação de uma BD, uso e manutenção (RMAN backups) tudo está simplificado na linha de comandos.

Claro, que os GUI são sempre mais apetitosos de usar, o problema é que ao usar as ferramentas graficas como o TOAD por exemplo perde-se um pouco de conhecimento.

(perde-se porque se deixa de usar)

Sukateiro

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As ferramentas que usei são mesmo da Oracle, esse TOAD é uma ferramenta de treceiros certo?

Ainda não tive tempo para fazer os cursos da oracle que são ministrados aqui no politécnico... na verdade ninguém até agora os fez :), nem mesmo quando a prof responsável arranjou descontos de 100% :P:)

Só usei oracle em Bases de Dados 2 onde apenas trabalhei com uma base de dados já instalada e criada, o objectivo da cadeira era criação das bds, desnormalização e stored procedures, etc.. Objectivos mais virados para o uso do que para a manutenção. E usei em Engenharia da Programação onde usei as ferramentas de Engenharia de software que a Oracle tem e que correm em cima de uma base de dados oracle.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim TOAD é da Quest.

Semelhante ao SqlDeveloper ou TORA  (linux) mas muito mais completo .

E também muito mais caro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora