• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

HP Lança Computador Que Economiza Até 80% de Energia

1 mensagem neste tópico

A Hewlett-Packard (HP) lançou hoje o primeiro «computador ecológico», um desktop que economiza até 80% de energia, como preconiza o programa Energy Star 4.0, da Agência de Protecção Ambiental (EPA), que entrará em vigor em Julho.

O programa Energy Star foi criado em 1992 pela Agência Americana de Protecção Ambiental (EPA), na tentativa de reduzir o consumo de energia e a emissão de gases com efeito de estufa.

«O Energy Star acrescenta valor [aos produtos], ao fazer com que os consumidores possam identificar facilmente quais os computadores mais eficientes, do ponto de vista energético», salientou um dos responsáveis da EPA.

A Agência de Protecção Ambiental decidiu, no ano passado, rever a versão 3.0 do Energy Star, uma vez que praticamente todos os fabricantes a cumpriam.

A versão 4.0 entrará em vigor dentro de quatro meses, dia 20 de Julho, mas os principais fabricantes de equipamento electrónico, entre eles a HP, preparam-se já para cumprir as exigências do protocolo.

Os desktop HP Compaq dc5770, dc5750 e dc 7700 vão ajudar as empresas a reduzir custos com energia, nomeadamente, através de uma colocação mais rápida do computador no modo de hibernação, garantindo uma eficiência de consumo de 80%, o que representa um avanço face aos actuais 65 a 75%.

Para saber se um computador cumpre alguma das versões do protocolo «Energy Star», basta verificar se o símbolo aparece no momento em que o monitor arranca.

Entre as novas medidas que constam da versão 4.0 do protocolo e que permitem tornar um computador «mais ecológico», as principais referem-se ao consumo eléctrico, quando o computador não está a ser utilizado.

O monitor será automaticamente apagado após 15 minutos de inactividade e o computador será colocado em modo de hibernação após 30 minutos.

A EPA espera que cerca de metade dos fabricantes no mercado cumpram a nova norma, que será formalmente aprovada pela Comissão Europeia antes de 2010.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora