• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

ferpedes

[problema] Um grande problema em pascal

14 mensagens neste tópico

É o seguinte:

Eu estou a usar o Turbo Pascal 7.0 e tou a ter grandes problemas: ele não reconhece readIn, writeIn, etc..

O erro é: "Error 3: Unknown iditinfier"

Por exemplo: (ele dá esse erro nas linas sublinhadas)

Program exemplo;

Var x: integer;

y, soma: real;

Begin

readln(x);

readln(y);

soma:= x+y;

writeln('A soma é' ,soma);

End.

Obrigado a todos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

que eu me lembre tens ai um codigo mal--- onde e que o X e Y recebem os valores ??? e que como tao declrados eles vao receber um numero mto grande que e o que oucupa os tipo de variaveis.

outra coisa os readln e para ler linhas ou melhor fixar valores que vem do writeln...

tipo e o programa que estas a fazer e uma soma de duas variaveis pelo o que ue vejo ai. eu acho que devia ficar assim

Program Soma;

var x, y : real;
     soma: real;

Begin

Writeln ("Um numero ",x);
   readln(x);
   Writeln ("um numero", y);
   readln(y);

soma=x+y;

Writeln ("soma é",soma);
  readln(soma);

End

acho que assim funciona.. ja a mto tempo que nao mexo em pascal

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ferpedes, isso não será problemas de configuração do Turbo Pascal?  :hmm: é que eu experimentei agora o teu código e funcionou bem... não deu erro nenhum ...

pebat, pascal usa ' e não "  :)

essa variável  x ,está bem ai se quisesses imprimir o valor da variável no ecrã, fora isso acho que não serve para mais nada  :P

espero nao ter dito nada de errado, já não pego em pascal a uns tempos lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ferpedes, isso não será problemas de configuração do Turbo Pascal?  :hmm: é que eu experimentei agora o teu código e funcionou bem... não deu erro nenhum ...

pebat, pascal usa ' e não "  ;)

essa variável  x ,está bem ai se quisesses imprimir o valor da variável no ecrã, fora isso acho que não serve para mais nada  :thumbsup:

espero nao ter dito nada de errado, já não pego em pascal a uns tempos lol

Como posso configurar o turbo pascal?

Também postei isto cá pk experimentei noutro compilador (Dev-Pascal) e tb na funcionou.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

procura ai pelas "options"  e vê se encontras alguma coisa que te pareça mal.... :thumbsup:

experimenta colocar no programa a instrução "Uses system;"

Program exemplo;
Uses system;

Begin
      readln(x);
      readln(y);
      writeln('A soma e' ,soma);
End.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ao invés de "uses system" como disse o Soulsick, utilize "[shadow=red,left][glow=red,2,300]uses crt[/glow][/shadow]"...

Program exemplo;
Uses Crt; 
Begin      
  readln(x);      
  readln(y);      
  writeln('A soma e' ,soma);
End.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

talvez...  :hmm: uma vez que nao sei como recriar o teu problema não pude experimentar... eu disse system pq era a unit que fornecia a função write/read/writeln/readln...

mas n posso afirmar nada. :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No pascal, a unit que se encarrega do write/read/writeln/readln é a unit "Crt"... pelo menos é no turbo pascal 7.0...  :ipool:

Aqueles monitores antigos, bué grandes, eram chamados de Crt... axo que o nome da unit provém desses monitores...

monitor... funções relacionadas com o vídeo... readln/writeln.... é só ligares o "A" ao "B" para chegares ao "C"  :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No pascal, a unit que se encarrega do write/read/writeln/readln é a unit "Crt"... pelo menos é no turbo pascal 7.0...  :ipool:

Aqueles monitores antigos, bué grandes, eram chamados de Crt... axo que o nome da unit provém desses monitores...

monitor... funções relacionadas com o vídeo... readln/writeln.... é só ligares o "A" ao "B" para chegares ao "C"  :P

Antigos? :confused: Posso dizer com orgulho que ainda uso um CRT (Cathode Ray Tube)... :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

dada a velocidade em que a informática evolui, já podemos chamá-los de antigos...  :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
No pascal, a unit que se encarrega do write/read/writeln/readln é a unit "Crt"... pelo menos é no turbo pascal 7.0...

desculpa mas tenho que discordar, segundo o help do meu tp7 write/read/writeln/readln encontram-se na parte dos procedures da unit System.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:nono1:...va lá no turbo pascal 7.0 e cria um simples programa com readln's e writeln's... e utilize a unit system, para ver se faz alguma coisa (ao compilares da "Error 4 : Duplicate Identifier (SYSTEM).")... depois tenta com a crt para ver se não funciona...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol funciona mesmo que não utilizes a unit crt... :x uma vez que normalmente ela é incluída por defeito pelo compilador :/

dá esse erro porque tu estas a dizer ao compilador para usar uma unit que ele próprio já esta a "coloca-la" no programa

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eh também podes nao por que dá... mas acho que tem opções de video que se nao declarares a unit nao tens hipotese de as usar... penso eu...  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora