• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Site inédito em Portugal apoia pais de crianças com cancro

1 mensagem neste tópico

O autor do primeiro website português na área da oncologia pediátrica disse hoje à Lusa que o projecto tem como grande objectivo criar uma rede de informação e apoio mútuo entre pais de crianças vítima de cancro.

«Na investigação que deu origem a este projecto apercebi-me que não existia informação online nesta área da oncologia pediátrica e que os pais perdiam-se em sites estrangeiros que muitas vezes lhes proporcionavam informações erradas», explicou Nuno Martins.

Foi neste contexto que surgiu a ideia da criação do OncologiaPediátrica.org, um site dedicado exclusivamente a esta problemática, onde «qualquer interessado pode aceder à informação que normalmente não consegue obter de uma forma directa, simples e acessível», disse.

«É um meio onde os pais, amigos e profissionais de saúde partilham conhecimentos e experiências de vida», acrescentou Nuno Martins, destacando a colaboração de Adriana Campos, psicóloga e mãe de uma criança vítima de cancro.

O seu envolvimento no site «tem sido uma boa ajuda para ela, mas o seu testemunho está também ajudar outros pais que vivem o mesmo drama».

Num dos seus textos disponíveis no site, Adriana Campos considera que «o apoio por parte das outras pessoas é, provavelmente, a regra básica mais importante».

«O isolamento aumenta o nível de stress e desolação. Penso que o ditado popular a tristeza partilhada é tristeza dividida; a alegria partilhada é alegria multiplicada se aplica aqui na perfeição», sublinha a psicóloga, acrescentando que «atravessar uma crise sem qualquer tipo de apoio é, sem dúvida, demasiado arriscado».

Mais do que um website onde procurar informação sobre a doença, os tratamentos ou cuidados diários do doente oncológico, o OncologiaPediátrica.org é uma «plataforma colaborativa online» que pretende colocar em contacto crianças, pais e familiares de crianças oncológicas de todo o país e de outras partes do mundo para trocarem informações, experiências e ideias.

O objectivo é seguir as novas tendências da «web social» e criar «uma rede de informação e apoio mútuo entre pais e crianças de todo o país», frisou Nuno Martins.

Para isso servem o fórum, com várias salas de debate e partilha de informação, e as várias caixas de comentários e testemunhos.

O projecto conta com a colaboração e apoio da Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro e do Instituto Português de Oncologia do Porto.

Na página estão disponíveis informações sobre a doença, os tratamentos, cuidados diários do doente oncológico, contactos nacionais e internacionais, testemunhos de esperança e sucesso e apoios a que as crianças têm direito, entre outras informações.

Além dos actuais apoios, Nuno Martins considera que são necessários mais para que o site continue a crescer, apelando nomeadamente a uma maior contribuição dos médicos especialistas na área da oncologia pediátrica.

O site está disponível desde 10 de Março e apesar de pouco divulgado registou uma média de 100 visitas diárias.

O projecto http://www.OncologiaPediatrica.org é resultado do trabalho de investigação do designer Nuno Martins para sua tese final do Mestrado em Arte Multimédia da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), escola onde também se graduou em Design da Comunicação.

Diário Digital / Lusa

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora