• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Gnome e KDE, o eterno dilema

4 mensagens neste tópico

Ok, aqui há uns anos o KDE abafava completamente a concorrencia, mas com o aparecimento  de distros super-populares como o Ubuntu ou o Debian e tambem devido à popularidade e simplicidade do gtk o gnome voltou à carga.

Eu gosto do gnome pela sua simplicidade e porque me permite facilmente eliminar o efeito de aliasing em alguns elementos de texto. Para alem disso é consideravelmente mais leve e eu sou amante do necessário em frente ao dispensável.

O KDE tem mais funcionalidades, n há duvida disso até porque é em primeiro lugar um ambiente de desenvolvimento...

Neste momento, no estado em que as coisas estão não faço ideia qual deles disponha de uma maio leques de aplicações desenhadas para si.

Quanto a aplicações embutidas acho que estão mais ou menos empatados no entanto o KDE tem sempre mil e uma opções.

Eu uso o gnome e estou satisfeito, mas era gajo para experimentar o kde de novo... tipo... o nautilus demora toda a vida para listar uma directoria num servidor remoto, o konqueror é sempre a aviar. Não percebo porquê, alguem me explica? Esta é a principal razão pela qual estou a considerer mudar.

Digam aí de vossa justiça... preferem o gnome ou KDE? preferem o nautilus ou o konqueror? kate ou gedit?

Não respondam sem justificar. Estou a tentar reunir o máximo de informação.

Ok, eu sei que posso instalar aplicações baseadas em Qt no gnome e vice versa. Mas a ideia é quanto mais integração melhor, se o ambiente de trabalho for completo quem precisa de remendos? Por exemplo eu edito ficheiros com o kate no gnome sem problemas, mas não dá para sincronizar com um sistema de ficheiros remoto ( ssh ).

OK, posto isto dêm-me aí a vossa opiniao/ajuda.

Eu utilizo o pc basicamente para programar sendo as tarefas mais comuns edição de ficheiros de texto, acesso a computadores remotos por ssh, navegar na web, ouvir musica.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso de que o KDE é mais lento que o Gnome não passa de um grande mito. O Gnome é porreiro mas é lento pa...

Se queres um ambiente porreiro e te sentes à vontade, então go XFCE, Fluxbox, Blackbox, etc... :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu gosto das coisas simples e por isso actualmente uso o GNOME. relativamente à questão das aplicações que temos para KDE ou GNOME, isso não me faz muita diferença, pois quando uso Linux é quase sempre para trabalhar na consola, com aplicações que são iguais para KDE ou GNOME (penso que dos programas que uso só o KDETV é específico para KDE).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Essencialmente gosto mais de GTK que QT . Desses dois (KDE e GNOME) prefiro GNOME pela sua simplicidade. Para configurar qualquer coisa tem o seus menus muito bem organizados, simples e de fácil acesso. Mas...

Tenho andado com Xfce e digo que vale a pena perderes alguns minutos a configurar o Desktop e adicionar uns plugins por apt. Ganhas bastante a nível de performance em comparação com GNOME (não comparei com KDE porque não o tive instalado neste pc, mas deve ser semelhante à do GNOME) e tens como no GNOME um Desktop simples e funcional (apesar de não vir com tantas mas provavelmente nem precisas de metade...). Umas screens para veres +-:

scrennxa3.th.png sreen2yc4.th.png  sreen3te9.th.png

(Alterei a theme GTK, alterei a ordem das barras horizontais, icons adicionais e instalei uns plugins por apt.) É claro que se quiseres um Desktop que instalas e já está ready to use talvez Xfce não te pareça logo a melhor alternativa mas, pelo menos a mim, seja qual for o DE acabamos sempre por perder tempo a configura-lo. Outra coisa é que Xfce ao contrário do GNOME e KDE "descentraliza", ou seja, em vez de pôr 1000 e uma funcionalidades num programa vem com vários plugins que fazem isso sendo que por default não vem com todas as funções que GNOME e KDE trazem. Se já gostas de GNOME Xfce será uma boa escolha.

Quanto aos editores de texto gosto do gedit pelas suas funções realce de sintaxe (apesar de só usar isto para bash scripts de vez em quando...) e tabs e nos FM gosto do nautilus por ter muitas capacidades apesar de ser um pouco "pesado" ( depende do pc que tiveres claro...). Não me lembro muito bem do kate (do Konqueror ainda me lembro +-) já foi à muito tempo que lhe toquei logo decide tu qual o melhor para ti :P

PS: Eu sei que tu querias um GNOME/KDE mas foi só para te mostrar mais uma alternativa que para mim é bastante viável para substituir um KDE ou GNOME.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora