• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

CrossOver Office 5

11 mensagens neste tópico

CrossOver Office 5 é um programa desenvolvido pela CodeWeavers que permite correr software destinado a Windows em máquinas com Linux.

Apesar de anteriormente já ser possível instalar software em Windows através do Wine, essa instalação requeria muitos conhecimentos técnicos e muito estudo na resolução de problemas. Não era simples como colocar um CD na drive e ir clicando 'Ok'. Para isso existe agora o CrossOver Office 5.

Apesar de ser baseado no projecto Wine, o Crossover Office 5 faz com que a instalação do software Windows em Linux pareça uma coisa natural.O Crossover Office foi lançado em finais de Outubro e oferece suporte a várias versões do Microsoft Office, Adobre Photoshop, Macromedia DreamWeaver, Quicken e outros programas Windows.

Uma das mudanças mais significativas nesta versão do Crossover Office é o conceito de 'bottles'. Uma 'bottle' é uma drive virtual que separa os diferentes programas instalados. Assim sendo, não se devem instalar dois programas diferentes na mesma Bottle, a não ser que sejam da mesma empresa ou com algumas compatibilidades, caso do Macromedia FlashPlayer e Macromedia Dreamweaver.

CrossOver Office está disponível na versão Standard ($40) e na versão Professional ($70). As duas são aparentemente idênticas, mas a versão Professional em funções extra que os utilizadores não irão querer perder, tais como suporte multi-utilizador e a capacidade de criar RPMs de software Windows para se instalarem em CrossOver Office.

A instalação não é difícil, mas recomendo a leitura desta página: http://www.codeweavers.com/products/cxoffice/requirements/.

Conclusão:

O CrossOver Office tem funções bastante interessantes. O Microsoft Office corre bem, assim como DreamWeaver, Flash e Photoshop tambem funcionarão, desde que não se instale as versões mais recentes.

Vale a pena pagar pelo Crossover Office 5? Depende do que necessitar. Se realmente estiver apto a trabalhar com as alternativas Linux como o OpenOffice.org, GIMP ou Nvu, eu diria para gastar o dinheiro noutra coisa. Por outro lado, se realmente tiver que trabalhar com o Microsoft Office, DreamWeaver ou outras aplicações suportadas, Crossover Office é um pacote necessário para sistemas operativos Linux, alem de ser economicamente mais viável que as alternativas Win4Lin e VMWare.

Não é perfeito, tem algumas deficiências ainda, mas a CodeWeavers concentrou-se em fazer o essencial e de facto fez um bom trabalho.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho o MS Office 2003 em Linux  :-[ Tudo isto porque tenho relatorios em .doc que não funcionam bem com o OpenOffice :(

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isso quer dizer que posso correr finalmente o iTunes no linux?? :P i'm sooo happy!! isso não tem uma versão cvs ou uma versao qualquer free??

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas dão como? há versão para linux ou pode ser corrido com esse programa?

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acabei de instalar isso e pôr no btuga.... :thumbsup:

quando tiver aqui o cd do photoshop experimento....não sei se meto o word...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nop.... eu ainda só usei o crossover parea emular a keygen do call of duty, que era para depois isntalar em cedega.

Não sei porquê, mas não consigo emular o meu office 2000, não é que o queira usar, mas é que dá sempre geito o ter.... :\

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora