• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Escuro

Portal que permite efectuar exames e inqueritos online

14 mensagens neste tópico

Boas ppl.

Vou tentar explicar em que consiste este projecto, para ver se me podem dar uma ajudinha, isto é, um esclarecimento para saber qual a melhor maneira de o fazer.

O tema é o seguinte: Implementar a realizaçao de exames e inqueritos online.

Descrição:

Em primeiro o projecto assenta num portal de autenticação (normal como uma pagina, por exemplo, duma universidade).

Ai, ha 4 casos:

- Administradores;

- Professores;

- Alunos;

- Operador.

Ora bem, o administrador teria acesso às funções normais de administrador (editar utilizadores, apagar, inserir, listar, etc...)

O professor pode meter exames online (basicamente, enviar perguntas e respectivas respostas para a BD) para, posteriormente, receber autotamicamente as estatisticas dos resultados desses exames (resultados e graficos).

Os alunos poderiam fazer exames de anos anteriores (exercicios), tal como fazer numa determinada data o exame especifico posto pelo professor. Poderiam ainda efectuar os determinados inqueritos que tivessem activos.

O operador punha os tais inqueritos online e iria obter automaticamente tb os resultados (estatisticas das respostas e graficos).

Depois ha diversos pormenores que sao algo importantes de salientar:

- o exame oficial teria um tempo limite, isto é, o aluno começava a realizar o exame, mas passado um tempo o acesso a esse exame era bloqueado.

- novas funcionalidades, tais como, o professor enviar noticias pros alunos (newsletters).

A minha grande duvida é a seguinte:

Se uso algum CMS (Ex: Joomla) e não sei se ai conseguiria implementar aquilo que disse em cima atraves de algum modulo ja feito (ou tentar fazer um).

Mas de CMS's não percebo grande coisa ainda, só dei uma vista de olhos..mas muito por alto. E sera possivel criar isto nesse sistema?

Ou, por sua vez, começar o codigo de inicio, mas ai, como é natural, algumas funcionalidades nao conseguiria fazer (como algumas funcionalidades do administrador ja implementadas nos CMS).

NOTAS:

- Disseram-me para "tirar ideias" do sistema do Moodle (funcionalidades), visto ser um sistema onde tem algo a ver com o projecto.

- Usarei linguagem PHP (preferencialmente) e MySQL.

Obrigado pelas dicas e desculpem o post ser tão grande.

PS - se nao expliquei bem aquilo que pretendo é so perguntarem.

;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Php e MySQL, são as linguagens mais adequadas penso eu! :D

Agora quanto ao resto, não deve ser muito complicado...

Mas como queres fazer os exames? Escolha múltipla?

Penso que isso não seja muito complicado de ser criado, mas também não sou um mestre em php.

Quanto ao uso de CMS's já existentes, não recomendo muito! É preferível fazeres o teu próprio CMS! ;)

Abraço! :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existem módulos/componentes para o Joomla! que são capazes de fazer esse trabalho (ou grande parte dele), é uma questão de investigares em joomla.org.

PS: Eu recomendo muito mesmo o pessoal usar CMS, eu uso profissionalmente e o que custa mesmo é começar, depois é sempre a criar.

Cumps ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado aos dois pelas respostas.

Mas fiquei co ma mesma duvida se devo ou não usar CMS.

btw, DanielCorreia, eu nao percebo nada de fazer modulos nem como funcionam a nive lde programação para criar um e depois instala-lo...:S

Sera que podes dar umas dicas ou referenciar algum tutorial em portugues..thanks.

E será que ha mesmo modulos para aquilo que pretendo...é que qd tentei procurar alguns sobre isso nao encontrei..:S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já existem CMSs muito bons com isso.

No entanto o que queres fazer o moodle já tem. Não me parece nada vantajoso estar a fazer esse projecto que as pessoas nao iam usar porque o do moodle é melhor e está integrado no sistema de eLearning mais popular.

Think about it.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já existem CMSs muito bons com isso.

No entanto o que queres fazer o moodle já tem. Não me parece nada vantajoso estar a fazer esse projecto que as pessoas nao iam usar porque o do moodle é melhor e está integrado no sistema de eLearning mais popular.

Think about it.

Eu acho que ele não quer fazer um para divulgar, mas sim para uso próprio... Ou estarei errado?! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ah, então sugiro um plugin par ao moodle. Decerto que lhes falta qualquer coisa, e sempre contribuis para a comunidade.

Um bom texto a justificar a opção e os profs nao atrofiam :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

MAs o moodle nao quero usar....

Eu so falei no Joomla apenas para usar as funcionalidades do administrador...  porque fazer de novo por mim nunca ficava com tantas funcionalidades, alem de demorar mt mais tempo ja que ainda nao sou nenhum profissional no PHP.

A minha questao é se é possivel fazer um (ou varios) modulo (s) com as funcionalidades que disse no 1º post.

Se é preferivel usar um CMS tipo Joomla ou fazer td de novo..ja que fazer modulos tb nao percebo nada nem nunca fiz nada disso...:S

Thanks pelas opinioes

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Joomla ou e107 na minha opinião.

Joomla é de longe o mais popular.

e107 é mais "empacotado" e é muito fácil fazer módulos, para quem não tem experiência não sei se será o melhor. Faz instalações, ve o codigo de outros modulos e decide por ti próprio :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu apoio-te na criação do teu próprio CMS... ao início pode ser um pouco complicado, mas tens aqui o ppl todo para te ajudar! :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu apoio-te na criação do teu próprio CMS... ao início pode ser um pouco complicado, mas tens aqui o ppl todo para te ajudar! :D

Sem qualquer tipo de dúvidas!

Bem o tópico já tem algum tempo, e o projecto decerto já foi elaborado e concluído! Mas vou deixar a minha opinião, para aqueles que poderão vir a fazer algo do género.

O Moodle é poderoso, tem muitas funcionalidades e muito usado em termo de e-learning, mas decerto que muito avançado, para podermos pegar nele e moldarmos para fazer algo tão simples como o que é pretendido!(nem sei se é possível...tenho pouca experiência com o Moodle) Acho que poderia ser  um complemento do projecto.

Tal como já disseram, poderá ser útil para tirar ideias do que o projecto deve ter, pois poderemos analisar o painel de administração, o painel de perfil de utilizador,... e avaliar todos os aspectos

que poderão ser relevantes para o projecto em causa!

Relativamente ao Joomla, sem dúvidas um CMS brutal, com muitas funcionalidades, com uma apresentação gráfica bonita, apelativa....mas primeiro que se consiga “brincar” com todos os ficheiros, perceber toda aquela complexidade de código...será que vale a pena o tempo a estudar o Joomla para implementar o projecto em causa?

Um utilizador de joomla mais experiente talvez me responda que facilmente o fazia.... tudo bem!  :( e talvez o utilizador Escuro tenha usado o joomla para realizar o projecto, mas vejo aqui um aspecto negativo, poderemos não ter controlo em toda aplicação e poderão surgir erros de dificil resolução....

Bem na minha opinião, (e como já deram conta) implementaria o próprio sistema...já elaborei algo semelhante algum tempo atrás :hmm:

o problema que tive que realizei foi -> Submissão Automática de Problemas

Não foi assim nada de mais implementá-lo, como tudo dá trabalho, isto não fugiu à regra, muitas coisas "eram semelhantes", bastava alterar os dados!Mas tive controlo em todo o sistema, e quando surgia um problema era muito fácil corrigi-lo!

não poderei expor o projecto online porque o Departamento de Matemática, não deixa disponibilizar.

Vou no entanto expor a ideia, tem em conta o projecto exposto pelo utilizador Escuro.

Será importante planear o projecto em causa em vários aspecto, o layout da página, a funcionalidade do site,  a base de dados, ...

O Layout da página aconselhava a fazer algo de modo a reutilizar código e de modo a não ter ficheiros com muitas linhas de código e difíceis de ler e compreender!

Dividia o layout em várias zonas,  cabeçalho, menu lateral (vertical) ou colocava o menu em baixo do cabeçalho ( horizontal), rodapé, e o corpo.

Só o corpo e o menu é que sofriam alterações consoante a informação e a situação em  que se estivesse, numa situação de ser um utilizador do tipo administrador, professor ou aluno....

Acho que é muito agradavél só referir o ficheiro cabeçalho, rodapé,.. e não termos que andar com o código para trás e para a frente... (a função include do php permite isso....)

Para quem já trabalhou com ASP.NET, facilmente percebe o que disse, pois vai associar ao MasterPage em ASP.NET :D

A Base de Dados aconselho a elaborarem um diagrama E-R, para representar a base de dados, e este passo é estritamente importante, e que depende muito da problema e deve estar bem claro em todos os pormenores!Depois aconselho a fazer funções simples para manipular a informação com a base de dados: functionCreateDataBase, functionCreateTable; functionCreateByTableX, functionCreateByTableY (quando pretendemos criar um elemento na tabela X ou Y...) e as respectivas funções para Delete,Update, ... o conhecido CRUD!

Relativamente á funcionalidade do site, penso que o uso de sessões é ideal, pois poderemos guardar informação útil, por exemplo o tipo de utilizador - para diferenciar e definir a páguina/menus que deve apresentar,... o id de utilizador...

Com sessões podemos limitar o tempo de utilização de cada página, por exemplo para a página de testes seria muito útil...para quando expirasse o tempo total para a realização do teste, a página redirecciona-se para uma outra e guardando a informação que o utilizador efectuou durante o teste!Aconselho que no final de responder a cada questão seja guardada a informação,  e ter precausão de o sistema ir a baixo, por razões exteriores ao sistema, o pc bleoquear, ...

Os gráficos podem ser realizados através do php, que tem funções próprias para tal!

O painel de administração, deve conter tudo o que tiver a base de dados, deve ter as várias hipóteses de manipulação ( CRUD ), é mesmo só expor a informação! Não deveria ser possível, nem é  aconselhavem recorrer á base de dado para efectuar alguma das operações do CRUD,  tem que ser feito obrigatóriamente no administrador, penso que esta parte acaba por ser a mais aliciante do projecto ( no meu foi, pensei tudo ao promenor, todas as operações...) e mais fixe, não despresando a parte dos teste, limitá-los na duração, avaliar, dar a conhecer a avaliação!O utilizador tem um grande poder online de tudo é brutal, ele ter um painel com várias escolhas, poder escolher o que quer consultar, e a forma como quer ver!!oh é mesmo fixe!!

Poderá e é possivel, exportar a informação para pdf, pode ser util para o professor fazê-lo!As notas pode exemplo  :D

O facto de o PHP, permitir o uso de upload irá ser muito util para que o professor aceda á página e carregue o sistema com o novo teste, exercício,... associar á área dele, efectuar configurações!!Dá para fazermos muita coisa, mas é a tal coisa, se formos nós a fazermos tudo, temos um controlo muito grande de tudo, sabemos o que falta fazer, o que é necessário...bem e todos os dias surge uma ideia nova, que a certa altura temos que parar, senão nunca terminamos o projecto!

Acho que estrema importância passarmos os dados pelo método Post, e termos cuidado quando expomos a informação, para não prejudicar o desempenho, o funcionamento e não permitem o acesso aos dados de forma fraudulenta!! (tem se ter muito cuidado com as sessões em todos os ficheiros!! e com o connect à base de dados e com as pass de acesso!)

Aconselho que cada tipo de utilizador tenha a sua própria password e que os privilégios no acesso á base de dados sejam limitados, consoante o conteúdo que cada tipo pode ter acesso!

Poderemos também caso seja possível em textarea utilizar editores, existe alguns online que poderemos utilizar é só fazer um copy and past  :D e adaptar! (apesar que muitos deles usem javascript  :()

Bem isto é projecto muito ambicioso, e brutal!E é muito coisa que não falei e poderia ser implementada..... :D

Talvez já não ajuderei o utilizador Escuro, mas talvez isto venha a ajudar outros utilizadores!

Bom trabalho

tofas

p.s: All that you need to use,here!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Reparei agora.. tofas, estudas em Coimbra?

Estudei, já conclui a minha licenciatura em Matemática - Especialização em Computação  :(

bom trabalho

tofas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora