• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

alfatek

IDE para PHP

17 mensagens neste tópico

Boas,

É o clássico tópico...

Qual o IDE que usam para programar em PHP?

Ainda não encontrei o IDE ideal e já tenho testado vários, nomeadamente procuro algo que aumente a produtividade (code completion, e marikices afins) e que tenha bom suporte para FTP (que na minha óptica é: carregar em ctr+S e aquilo uploadar para onde eu defini, como o nuSphere PHPed faz).

Dos que testei, o Zend Studio parece-me o mais interessante em termos de produtividade, mas peca na área do FTP, não fazendo o que pretendo. O Nushpere PHPed faz o que quero em FTP, mas não é tão poderoso. As alternativas open-source nenhuma me convenceu, se bem que n testei nenhum plugin de jeito pro eclipse.

E por favor, IDE != ultraedit, editplus, etc... Preciso de mais tools que um notepad colorido :D

Sugestões (free/opensource d pref.)?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu ou uso o dreamwaver em win ou em linux uso o vim mas axo k nao te servem e nao tou a ver menhum assim... como keres

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Actualmente só uso Linux por isso vou-te dar uma solução completamente open source: Quanta Plus para ambientes Linux...

Quando utilizava micro$oft windows usava dreamweavar ou então uma solução open sourve : devphp

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se houver pasta ou *cof cof* então o Zend is the way to go, se não: http://www.mpsoftware.dk/phpdesigner.php

O Zend não faz apenas 1 coisa que preciso: estás a trabalhar descansado, carregas num atalho qlq: ctr+alt+s e aquilo faz-te o save do file e upload para um ftp remoto. O máximo que ele faz é editares files num ftp remoto, mas não é isso que quero. O objectivo é teres 1 cópia local e dps uploadares tmb essa cópia para um ftp remoto.

Outra coisa que me irrita é que o Zend não suporta Cleartype o que significa que em monitores LCD aquilo fica uma bela porcaria (n faço ideia k raio d versão do java é que eles usam), e tmb n é propriamente O editor mais leve e rápido de usar...

Vou testar o phpdesigner que me parece interessante e já agora o quanta plus, thx :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

para programar em php uso o notepad++.

Só não programo tudo em dreamweaver pk se tentares fazer um '}' simplesmente não dá, e se quiseres um @ tens de o copiar de outro lado...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

WTF?

Eu consigo fazer todos os simbolos que disseste no dreamweaver :confused: Era impensavel programar php lá se não conseguisse ;)

E isto tudo pelo teclado não copiei nada

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

estranho, eu não consigo mm.

alguma definição que nao esta definida.. usas ASCII ...ou unicode??  :dontgetit: nao tera a ver com isso??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não deve ter a ver com isso, pk eu instalo o dw com o SO sem mods nenhumas e sempre ocorreu isto, e quanto aos caracteres da página também não é pk já experimentei mudar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já viste se não da lingua em que está configurado o teu teclado....

Se tiver em inglês não aceita os carcateres dessa forma..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso o notepad++ e o notepad2.

São leves acho que isso é importante, gosto de um editor que possa usar em qq lado, em qq computador, e que com um duplo clique esteja pronto a usar em menos de 2 segundos.

Quanto ao ftp... uma duvida existencial... já pensei nisso pois facilita bastante a vida. O dreamweaver suporta ftp. Mas digam-me uma coisa: isso tb suporta sftp (ssh)?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

axo k nao ... a nova versao nao sei.. na Mx nao suportava.. sftp (ssh), para isso so msm o putty, e a programa k conheço para isso

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o putty não dá para fazer sftp. Apenas abre uma sessão no computador remoro usando ssh.

Para sftp, no windows uso o winSCP mas tb há o SSH-secure-shell.

Então essa porra dos editores com ftp é uma grade treta... quem é que usa ftp hoje em dia? hoje usa-se sftp :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Decidi trazer este topico de novo à luz devido a uma descoberta basica.

Se tiverem ficheiros num servidor remotocom acesso por SSH podem sacar o programa WINSCP... podem clicar com o botao direito do rato e escolher editar.... qdo fizerem save vai pra o servidor remoto. Pratico... mas o editor de texto to winscp é um notepad básico....

mas... vao as opcoes e definam um editor externo....

eu escolho o notepad++ porque é rapido, abre varios ficheiros em tabs, tem higlight, etc etc... assim posso terr varios ficheiros abertos... qdo me apetecer clicar em ctrl+s e testar em tempo real no servidor remoto!

descobri a minha forma de desenvolver php.... recomendo. Acho k vou desinstalar o apache do meu pc :)

abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso o filezilla para isso, tem suporte SFTP desde as primeiras versões, é free e open-source.

O cuteftp também tem mas tá sempre a estoirar, pelo menos na versão **cough** crackada **cough**.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora