• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

oiz

Projecto..simulador de um sistema de armazenamento de ficheiros na web

12 mensagens neste tópico

Boas ppl do portugal-a-programar  :thumbsup:

estou a começar a delinear a partir hj um projecto em C  para a cadeira de programação do meu curso e gostaria a medida que ia desenvolvendo esse projecto pudesse contar com a vossa oipnião sobre algumas ideias que me forem surgindo ao longo do tempo.isto claro para quem tiver tempo para ler este tópico e me quiser ir dando umas dicas.

bem começo pelo que interessa o simulador terá que ter 3 tipos de utilizadores:

-Beta (que tera apenas apenas possibilidade de armazenar Xficheiros e ter apenas Ymb de espaço disponivel).

-Pro (não tera limite de ficheiros nem de espaço e tera um pagamento mensal,semestral ou anual)

-Administrador (devem gerir os utilizadores pro e beta e criar ou apagar grupos)

Tou a pensar usar unions de forma a usar uma estrutura utilizador que tera 2as unions de forma a puder a aceder a informação necessaria para cada um dos tipos..ou seja para Beta acede apenas aos campos de nome de utilizador,nickname,password e data de registo, numero de ficheiros, espaço e directorias criadas.Os utilizadores Pro iram ter mais dois campos numero de cartão de credito utilizado e o tipo de subscrição).Os Administradores terão ainda que consideram o campo de numero de grupos criados.

Sendo isto tudo lido atravez de ficheiros previamente criados e que depois iram ser carregados para uma memoria dinamica e trabalhados nessa memoria e quando for necessário ser actualizado nos ficheiros.

Espero que me possam ajudar neste projecto pois tou a espera de algum trabalho com ele.

obrigado e cumps

:smoke:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fazer isso em C vai-te dar realmente mais algum trabalho do que fazer numa linguagem web-based, como o PHP por exemplo. Tem mesmo de ser feito em C?  :D

Seja como for, boa sorte, espero que consigas cumprir os objectivos propostos.  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim realmente C vai dar assim um bom trabalho, penso que para web php seria o melhor e para desktop Java.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim é em C.é uma cadeira de programação e nos damos C apenas para ja.o que se deu ate agr foi os ponteiros,estruturas,ficheiros.vamos tb dar memoria dinamicas e não muito mais. o prjecto baseia-se nisso.eu axo realmente que vai dar algum trabalho mas o prf é quem decide não eu.realmente era muito mais facil fazer em php embora em nem saiba php mas o meu colega de trabalho é um web designer logo seria mais facil  :D.lol

agr se alguem quiser dar alguma dica agradecia  :thumbsup:

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que percebi o projecto é apenas um simulador, não pretende ser implementado em servidor web, apenas simular os já tão conhecidos sistemas certo? Nesse caso, C é tão bom como qualquer outra linguagem, tendo em conta que não será o sistema em si o importante mas sim o uso correcto das estruturas de dados e dos conceitos de programção estrutura os alvos da avaliação.

Posso estar errado mas penso que estão a falhar no objectivo do programa. Não implica qualquer design, acesso a web ou outras coisas que um sistema real tem, mas apenas uma simulação, grosseira na maioria dos casos, para que o aluno compreenda e adquira os conceitos básicos da programação.

Qualquer ajuda, apita, para já acho que precisas delinear melhor os objectivos, funcionalidades a implementar e dados a guardar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ya..ai esta ainda por delinear isto melhor.. :wallbash: ainda n sei bem por onde começar e pelos vistos vou ser só eu a fazer isto pois pelos vistos o meu colega de trabalho saltou do "barco"..

mas pelo que vejo disto é vou ter usar memoria dinamica (listas ligadas) e sim sem grafismos alguns sem qualquer conectividade c a web mas sim um simulador sem kk embelezamento mas para quem começa a aprender já é um tanto complicado.

apesar das dificuldades e de ser um grupo de apenas um eu n vou desistir e penso que assim ate tera melhor resultado.espero puder contar com pequeno apoio de voces se não se importarem pois neste momento toda a ajuda é benvinda.

thankz ppl

;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas foste tu que imaginaste esse projecto? Ou era para escolher entre alguns? Ou foi escolhido pelo docente? É que parece-me um pouco complexo para uma cadeira inicial de programação...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nop..é mm escolhido pelo docente.n considerado mt dificil pk ja vi de anos anteriores e ke sao capazes de ainda ser piores.o enunciado é este que meto aki em anexo.e para além do mais parece que agr é ke vai ser dificil tendo em conta ke tou sozinho a fazer isto.. ;) mas vou hj começar a estruturar td e a fazer o fluxo de informação e ke funçoes irei utilizar para fazer esse controlo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Holy big enunciado, Batman!

Parecia mais complicado do que afinal é, e como é um trabalho para ocupar a cadeira toda tudo bem.

Não tenho grandes conhecimentos relativamente a unions, mas qual é a vantagem que vês em usá-las em vez de structs?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é só o espaço a utilizar...se leste bem o enunciado eu tenho de usar um array c 3 elementos cada um c um ponteiro para uma estrutura do tipo utilizador beta, pro e admin..aki o problem é o seguinte..é ke fazendo uma estrutura diferente para cada um deles n poderia usar apenas um array como é pedido logo tenho de usar uma estrutura ke apenas use certos campos dependendo do tipo de utilizador.as unions o ke fazem é usar apenas o espaço para uma variavel n podes usar duas ao mesmo tempo vou mostrar um exemplo:

union

{

char nome[100];

int num;

char autor;

}livro;

se usares nome ele guarda memoria para essa variavel, se usar num ele deixa de usar a memoria de nome apaga td e usa memoria para num..ou seja so pode usar uma variavel de cada vez..aki da para usar isso mt bem pelo facto de termos campos em comum e outros n depedendo do tipo de utilizador..agr o problem maior que ira surgir aki vai ser kando entrar na parte de ligar cada parte individual disto td c listas ligadas o tal array e etc..mas cada coisa  seu tempo..e é para a cadeira mas ja n tenho mt tempo n..  :wallbash:

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso não andas no ISEC? É que o meu irmão tem 1 trabalho igualzinho a esse...  :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso não andas no ISEC? É que o meu irmão tem 1 trabalho igualzinho a esse...  :biggrin:

No enunciado está Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, logo também anda lá...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora