• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Gust

PyCalc - 1º projecto da PyTeam

18 mensagens neste tópico

A PyTeam orgulha-se apresentar o seu primeiro projecto.

A PyCalc consiste numa calculadora gráfica para o desktop.

Ainda não lançamos a beta, mas está para perto. Esperem só mais um bocadinho.

Actualmente conta com as seguintes funções (pré-beta):

-Desenho de funções.

-Desenho e calculo de características de rectângulos, circunferências e rectas.

-Resolução de cálculos.

-Operações com vectores.

Está a ser desenvolvida usando a PIL, wxPython e o Python 2.5 que são também os únicos requerimentos.

A PyCalc tem uma conta no Project Hosting do Google. http://code.google.com/p/pycalc/.

Lá poderá encontrar já alguns dos módulos para download, documentação e mais.

A PT agradece todo o apoio que o Portugal-a-Programar nos tem oferecido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estive a trabalhar numa coisa semelhante, em PHP (deu me na telha e peguei num papel nas aulas de portugues e programei a mao xD). Resolvia equaçoes passo a passo e mostrava ao user todos os passos. Esta calculadora faz isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Este projecto está parado de momento.

Estamos a espera de um membro.

A calculadora ainda não resolve equações esse é um modulo que ainda nem começamos.

Manda-me uma pm com o código para ser mais fácil quando estivermos a fazer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O código não é nada de especial. O que precisas de fazer (depende do tipo de equações,e u estive a criar uma coisa para resolver equações do segundo grau, era o mais facil que consegui arranjar para fazer a mao numa hora e meia de aula de portugues!) é dividir cada calculo nos pedaços mais pequenos possiveis e depois para cada passo feito mostrar o resultado.

Por exemplo:

$step1 = pow($b,2);
$step2 = $a * $c;
$step3 = -4 * $step2;
$delta = $step1 + $step3;

O Delta (B ao quadrado menos quatro a c) encontra-se aqui resolvido em poucos passos, tendo em conta que um A, B e um C foram dados (podes fazer uma função que pegue na equaçao e veja qual é o A, o B e o C ou podes pedir ao user para os introduzir directamente (como eu fiz)).

EDIT: Adicionei code=php para facilitar a visualização do código.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse tipo de equações (quadráticas) é muito fácil de resolver, basta aplicar a fórmula... Penso que o que a PyTeam pretende é que a calculadora consiga resolver, por exemplo, equações do 1º grau...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse tipo de equações (quadráticas) é muito fácil de resolver, basta aplicar a fórmula... Penso que o que a PyTeam pretende é que a calculadora consiga resolver, por exemplo, equações do 1º grau...

Penso que te estás a referir a calculo algebrico em vez de numérico. Nao faço ideia como isso se faz, mas não soa nada simples.

Em relação ao tópico de abertura, anda praí uma biblioteca de python super popular que permite fazer plots quase tão facilmente como o matlab, a partir da consola e tudo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em relação ao tópico de abertura, anda praí uma biblioteca de python super popular que permite fazer plots quase tão facilmente como o matlab, a partir da consola e tudo.

Podes dar mais info sobre isso?
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

encontrei, é esta:

http://matplotlib.sourceforge.net/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

encontrei, é esta:

http://matplotlib.sourceforge.net/

Obrigado, tive a olhar só por alto e realmente vai dar jeito ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sei, foi um exemplo inicial, mas outra coisa que já andei a pensar foi na Regra de Ruffini, e não me pareceu assim tão dificil de fazer. Espero que este projecto siga em frente e vou ver se encontro tutorials em Python para começar a poder ajudar-vos. Falei com o meu prof de matematica e ele disse conhecer um programa que faz o que o vosso faz e o que o meu faz. Espero conseguir saber qual é.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sei, foi um exemplo inicial, mas outra coisa que já andei a pensar foi na Regra de Ruffini, e não me pareceu assim tão dificil de fazer. Espero que este projecto siga em frente e vou ver se encontro tutorials em Python para começar a poder ajudar-vos. Falei com o meu prof de matematica e ele disse conhecer um programa que faz o que o vosso faz e o que o meu faz. Espero conseguir saber qual é.

Ou calculas os valores exactos ( o que não me parece nada facil ) ou se é para dares valores aproximados nem precisas da regra de rufini para nada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estava só a dar outro exemplo para outra coisa. Disseste-me que segundo grau é só uma fórmula, mas a de ruffini já não é.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A regra de Ruffini não é utilizada para equações de 2º grau, mas sim para dividir polinómios por outros polinómios do tipo x - a; a fórmula resolvente serve perfeitamente para todo o tipo de equações de 2ª grau, o desafio aqui penso que é encontrar um algoritmo que resolva equações do 1º grau (talvez utilizando a biblioteca que o pedrotuga referiu se consiga resolver equações facilmente, através do gráfico, o que sempre é mais acessível que criar um algoritmo para resolver analiticamente).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Falei com o meu prof de matematica e ele disse conhecer um programa que faz o que o vosso faz e o que o meu faz. Espero conseguir saber qual é.

Matlab ou Mathematica. Procura por estes dois programas, o último é mais poderoso.

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Está aqui uma grande confusão. Não se trata das eqs serem do segundo ou do terceiro ou de que grau forem. O que está em causa é se são de facto resolvidas ou se são calculados valores aproximados.

Se é para achar valores aproximados podem aplicar-se metodos de convergencia numerica e nao e precisa a regra de rufini para nada.

Não se esqueçam que estamos a falar de um programa de computador onde as variaveis têm limite e reolução finitos.

Sinceramente, não estou a ver como fazer um programa que resolva equaçoes algebrcamente.

O mathematica nunca usei, quanto ao matlab não faz qualquer tipo de calculo algebrico.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O mathematica faz cálculos algébricos (i.e. simbólicos). E estavam a referir-se a equações do 1º grau. Essas equações não são mais do que ter um polinómio de grau<=1 em cada membro... Ou seja, de resolução infantil. Vocês querem é resolver equações não lineares e isso já é outra história...

Mas no Mathematica se fizermos por exemplo:

Solve[Tan[ x]==1,x] ele devolve {{x->pi/4}}

ou se quiserem a solução geral:

Reduce[Tan[ x]==1,x] devolve:

(C[1] ∈ Integers && x == pi/4 + pi* C[1])

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora