• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

KaZ

Delphi 5 Vs. Visual Basic 6.0 Professional Edition

6 mensagens neste tópico

Boas pessoal do P@P  ;)

gostava que alguem  me esplica-se porque que é que o delphi é melhor que o visual basic, isto segundo palavras do meu orientador de estágio...

desde já peço desculpa se não era aqui que se faz este tipo de questões..  :hmm:

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

em que é que te baseias para dizer que delphi nao e melhor que VB?

ps: para nao pensares que eu estou contra ti, sei programar e uso VB e nao uso delphi embora saiba pascal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Delphi é uma linguagem antiga que começa a ficar obsoleta no mercado actual (apesar de ainda ser usado)

Tem vantagens relativamente ao VB, nomeadamente se procurarmos um programa mais "algorítmico" e menos "apaneleirado" (ou seja, mais código e menos visual) talvez seja uma escolha mais acertada, mas mesmo aí existem alternativas muito mais viáveis como C/C++ ou outras linguagens destinadas a esse fim (dependendo depois do algoritmo que se quer, umas mais específicas do que outras).

Com o VB, pelo outro lado, existem poucos a conseguir criar tão rápida e facilmente um programa bonito e funcional. Claro que também há alternativas, mas neste ponto se são melhores ou piores as opiniões dividem-se.

Daí poder dizer claramente, o VB (apesar de aqui só se falar em 6.0) não é pior que o Delphi.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Delphi é uma linguagem antiga que começa a ficar obsoleta no mercado actual (apesar de ainda ser usado)

Delphi é uma tecnologia não uma linguagem.

Se estiveres a comparar tecnologias, então, pela experiência que tenho, Delphi é melhor que VB antes da versão .Net, isto porque a Micrososft "copiou" a tecnologia da Borland e por isso, agora penso que Delphi 2005/Delphi.Net se equipara a VB.Net. Acaba por ser uma escolha pessoal e/ou das circunstâncias e objectivos.

Eu, por exemplo, faço programas mais rápidamente, mais bonitos e mais funcionais em Delphi. Questão de experiência.

Se por outro lado queres comparar a linguagem, bem VB é VB e Delphi é Object Pascal. Em Object Pascal tens uma linguagem orientada a objectos, em VB tens uma aproximação de linguagem orientada a objectos. VB tem umas misturas esquisitas, nada de mais.

No entanto, e ao contrario do que se possa pensar, o Object Pascal não está a morrer, muito pelo contrário, quem usa Lazarus sabe do que falo. O que tens é que a Borland já não dá qualquer suporte ao Delphi até à versão 7, agora é tudo Delphi.Net e para cima, e do mesmo modo a Microsoft agora só pensa em C# e VB.Net.

Se a questão é mesmo Delphi 5, e repara que a versão 5 tem anos de atraso, contra a versão VB 6, que também é velha, então, sinceramente venha o diabo e escolha porque qualquer uma das duas é péssima. Se tiver de ser uma destas tecnologias aconselho-te a fazeres um upgrade para um versão mais recente. O Delphi 2005 na sua vertente Turbo Explorer é gratuito, bem como o Visual Studio 2005 Express Edition.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora