• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

_deXter

Novell ambiciona ser a maior integradora do Vista

1 mensagem neste tópico

Novell ambiciona ser a maior integradora do Vista

Na sequência da inesperada e controversa parceria com a Microsoft, a Novell assume que pretende reforçar-se como integradora de aplicações open source através do novo Vista.

Pela primeira vez, e numa iniciativa histórica, o presidente e CEO da Novell, Ron Hovsepian, subiu ao palco do maior evento dedicado a comunidade open source – o Novell BrainShare, que decorre até ao fim desta semana em Salt Lake City – lado a lado com Craig Mundie, o responsável pela pesquisa e desenvolvimento de estratégia da Microsoft, para anunciar o compromisso da Novell em garantir no futuro a total interoperabilidade entre os sistemas Linux e Windows.

«A Novell está claramente concentrada nos sistemas que combinam Linux e Windows e esta nossa nova estratégia tem apenas uma razão – os clientes. Tudo foi feito para podermos garantir aos nossos clientes total interoperabilidade porque no futuro só vão existir dois sistemas operativos – o Linux e o Windows», justificou o responsável máximo da Novell perante uma audiência de mais de cinco mil pessoas entre jornalistas, analistas, parceiros e muitos programadores open source.

Por seu lado, o responsável da Microsoft reconheceu o peso crescente que o Linux tem vindo a conquistar junto dos seus clientes empresariais e justificou o acordo com a Novell dizendo que há muito vinha sendo pressionada para desenvolver aplicações que garantissem a interoperabilidade com software open source.

Como forma de exemplificar que as duas empresas já colaboram entre si activamente foi feita uma demonstração ao vivo de um sistema Windows a correr como uma máquina virtual sobre SUSE Linux e vice-versa. Foi igualmente demonstrada ao vivo a interoperabilidade entre a função Active Directory do Linux e do Windows através da livre transferência de ficheiros entre os dois sistemas operativos sobre a mesma máquina. Entretanto, a Novell aproveitou ainda o evento BrainShare para oficializar o lançamento de novas versões de alguns dos seus produtos mais emblemáticos. Foi o caso do anúncio do novo upgrade do SUSE Linux Enterprise 10, cuja primeira versão beta pública será disponibilizada muito em breve com a designação de Service Pack 1. O SUSE Linux Enterprise 10 inclui o SUSE Linux Enterprise Server e o SLED (SUSE Linix Enterprise Desktop).

Também para breve esta prevista a disponibilização da primeira beta pública do Novell Open Enterprise Serrver 2, que integra novidades ao nível da gestão e armazenamento de dados e ao nível da simplificação de uso em ambientes Windows assim como beneficia da adição de funções de virtualização NetWare.

Fonte: http://exameinformatica.clix.pt/noticias/software/214881.html

Curioso...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora