• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Usar o messenger para ir à Junta de Freguesia

2 mensagens neste tópico

A revolução tecnológica também chegou às Juntas de Freguesia. No bairro da Lapa, em Lisboa, os moradores só precisam aceder ao programa MSN Messenger para tirar dúvidas, consultar informação, solicitar documentos e esclarecer as mais variadas questões, tudo em tempo real, evitando desta forma deslocações à sede da autarquia.

«O objectivo deste projecto é evitar que as pessoas tenham de vir à Junta para tratar de questões que podem ser resolvidas de uma forma muito mais fácil», contou ao PortugalDiário o Presidente da Junta de Freguesia, João Ferro.

A crescente utilização das novas tecnologias tem, nesta autarquia, um papel determinante lembra João Ferro. «Hoje em dia, muitas pessoas têm acesso ao MSN e torna-se menos complicado tanto para os moradores como para a própria Junta resolver certas questões», assegura o autarca que recorda que a freguesia da Lapa «é pioneira no atendimento on-line».

A funcionar todos os dias úteis, das 9h até às 17h, os habitantes da Lapa só precisam adicionar o endereço disponibilizado pela Junta de Freguesia (jflapa@hotmail.com) para terem acesso aos serviços proporcionados pela autarquia. Para quem estiver menos à vontade com as novas «maravilhas tecnológicas» existe um documento no site da autarquia (www.jf-lapa.pt) que explica passo a passo todo este processo.

Webcams mostram quem está do outro lado

«Em que posso ajudar?» é uma pergunta corrente para as funcionárias da Junta, disponíveis para esclarecer todas as dúvidas dos internautas. Completamente «aberta» às novas tecnologias, a autarquia também dispõe de Webcams e microfones para quem preferir uma conversa mais «cara a cara» com quem está do outro lado.

Os internautas residentes no bairro podem tirar dúvidas relativas a atestados de residência, recenseamentos, e questões ligadas ao Instituto de Desporto de Portugal (IDP) com o qual a junta de freguesia tem um protocolo para a promoção de actividades no complexo desportivo da Lapa.

Sobre a modernização dos serviços administrativos da autarquia, João Ferro não tem dúvidas que «tem sido um projecto muito positivo e o número de internautas que acede ao MSN Messenger tem vindo a aumentar desde 2004», data em que a iniciativa entrou em funcionamento.

Neste momento, o site da autarquia encontra-se em processo de remodelação e está já a trabalhar num projecto futuro no qual se pretende criar uma página onde se publiquem fotografias e se contem episódios engraçados, histórias e memórias de quem mora no bairro da Lapa.

In:http://www.portugaldiario.iol.pt/

E esta ???

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um bom exemplo do uso das "Novas Tecnologias" para promoção do serviço público. Era interessante, por vezes, que isto acontecesse na minha freguesia.  :P

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora