• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

nimrod

Diferenças entre VB.NET e VB Express?

14 mensagens neste tópico

Olá!

Desde já os meus parabéns pela revista e por todo o projecto! :)

Bem, eu sou novo nisto da programação e tenho uma dúvida inicial quanto ao VB. É que com tantas versões e com tantas informaçõe spela net ainda não consegui encontrar nada que me explicasse em concreto quais as diferneças entre as diferentes versões do VB, por exemplo, entre o VB6, o VBA e o VB.NET... Ou a versão até nem interessa muito podendo ser o resultado o mesmo?

É que tenho uma ideia para um projecto (que poderei explicar mais tarde) e acho que é o VB que me convém aprender (sim, sei que demorará! :) ) mas queria saber qual o tipo mais correcto.!

Muito obrigado pela paciência!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se é para começar a aprender não recomendo nenhuma delas.

Tecnologias .NET é melhor começar com C#. Os VB's aplicam-se mais a quem já aprendeu e agora não está para mudar.

Diferenças:

VB6 é antigo com alguns problemas de incompatibilidade e não é Orientado a Objectos.

VB. NET a tentativa de continuar o VB na plataforma .NET que na minha opinião não é grande sucesso já que apenas a sintaxe é igual.

Todas as linguagens .NET têm a potencialidade de ter a Framework .NET á disposição como biblioteca para programar.

VBA é tipo VB6, mas funciona mais como ferramenta tipo script para as aplicações Office.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que vou dizer a seguir é a apenas a minha opinião, por isso não me tratem mal nem me chamem fanatico  :cheesygrin:

Acho que VB.NET é uma linguagem muito boa para aprender, e acho que o "vb é só pra quem vem de vb6 ou versoes anteriores" ja deixou de fazer sentido. Cada vez a linguagem tá melhor, e admito que ajuda bastante a alguem começar por não ter tantas "manhosisses" como tem o C#. "Manhosisses" a nivel de sintax, pq o VB.NET como muita coisa,o q no C# já é diferente.

Deem uma olhadela à proxima versão do VB.NET ( e como é obvio ao C# 3.0 ) e podem ver que não está tão igual como muitos pensam. Não critico quem recomende o C#, pois é uma linguagem muito boa, mas acho que o VB.NET tb merece a mesma oportunidade.

Cumps  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

Em 1º alterei o título para não abrir um novo post quando é apenas uma continuação deste.

Em 2º... estive a falar com um colega (ele sabe um pouco de VB6), e desaconselhou-me o VB.NET pq é mais complicado que o VB Express, e tem as mesmas funcionalidades. VB's há muitos e ainda não percebi bem quam a diferença (2002, 2003, 2005, Express, .NET, etc...)  :hmm:

Queria saber da vossa opinião sobre as diferneças entre estes dois: .NEt e Express.

Obgd pelos comentários!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A versão Express tem muitas limitações : não ha Crystal Reports, projectos de setup, novos controlos, serviços , smart devices .

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A versão Express tem muitas limitações : não ha Crystal Reports, projectos de setup, novos controlos, serviços , smart devices .

Mas a nível de linguagem não há qualquer diferença? O Express tb precisa do .NEt framework instalado para trabalhar?

Existe algum link onde, em linguagem para newbie, se possa entender estas diferenças?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mmmm...

eu nao uso nada disso, por isso corrijam-me se eu tiver mal.

Visual Basic é a linguagem, .net ou express são os ambientes. A linguagem é a mesma. Agora se sacares o sdk da microsoft ( como é que se chama? .net studio n é? corrijam-me ;) ) podes sacar o gratuito ou o pago. O gratuito, que se chama express, deve haver coisas que não podes fazer, mas o que tens que aprender é o mesmo, pois é a mesma linguagem, compilada pelo mesmo compilador.

Quanto a escolha da linguagem tambem concordo com vb, é mais simplificado, o C# é uma linguagem muito utilizada que vale a pena aprender por razões profissionais, mas para começar, eu aconselho VB.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim a nível de linguagem não há diferenças entre vb 2005 express e vb.net 2005 normal, e ambos necessitam do framework para funcionar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que confusão que para aí vai, dizer que VB6 é melhor do que VB.net, argumentando que este é mais complicado do que o express.. ouch.

o VB foi evoluindo através de várias versões (julgo que até à 6, por ser a mais conhecida, não sei se chegou a ser lançada outra).

Depois a microsoft ao lançar o seu framework .net, foi buscar várias linguagens com provas dadas e aproveitou-as. Nasceu o C# (ou C.net) e o VB.net.

Este framework foi levando upgrades, sendo lançado em várias versões, as mais famosas provavelmente 2003 e 2005.

Se vais começar do zero, faz todo o sentido que se recomende a mais recente.

Se se recomenda C# ou VB.net, tudo depende do objectivo do teu trabalho, porque são duas linguagens completamente distintas no objectivo.

A microsoft lançou então o Visual Studio para quem pretende programar no framework .net, e aí existe a versão Profissional (paga) ou a Express (grátis). As diferenças não são muitas, só mesmo em coisas específicas mais avançadas como já referiram (Crystal Reports etc). A prova é que uso o VS Pro na escola e o Express em casa e levo os projectos de um sítio para o outro sem qualquer problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente estou mais confuso que nunca...

Como posso escolher qual a linguagem mais apropriada para o que quero fazer? Alguma dica onde me posso informar?

Obrigado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qualquer linguagem que escolhas faz o que faz a outra, não é por ai que tens de escolher, tens de escolher pela sintaxe, a que achares que é mais facil é essa que tens de escolher.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É assim a opinião sobre uma linguagem de programação varia muito de pessoa para pessoa.

No universo Visual Basic há o antes do .NET e o depois do .NET, as diferenças são brutais.

O Visual Basic do 6 para trás (antes do .NET) era um horror, nem penses mexer sequer nisso.

Hoje em dia ninguém com 2 dedos de testa desenvolve novos projectos em VB6, apenas faz manutenção.

O Visual Basic .NET tem as versões 2002,2003 e 2005 , ie utilizam o .NET1.0, 1.1 e 2.0 respectivamente, em termos de linguagem

é praticamente igual ao C# mas muito similar em termos de keywords com o VB antigo, o que lhe dá uma grande capacidade em relação

às outras linguagens, tudo o que queiras fazer em C# podes fazer com muito pouca tradução ou quase nenhuma em VB .NET.

A versão express é uma versão capada do VB2005, em termos de linguagem ñ muda nada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nimrod

Diferenças há muitas, esquece o vb6 e anteriores. :wallbash:

o vb.net 2002, 2003  utilizam a .net 1.0 e .1.1

o vb.net 2005 utiliza o .net 2.0 que a nivel de framework é muito mais poderoso. ;)

e entre a diferença do visual studio pro e express é o que acima ja foi falado, não tem cristal reports e a cena dos setups tem mas é básico.

eu tinha uma versão do pro 2005 e agora tenho uma express a diferença é quase nenhuma a nivel de performance o express é mais rapido e ocupa menos ram uma vez que ele arranca só o ambiente do vb ao contrario do vs que carrega todos. E o o vb express é grátis e grátis é sempre melhor do que pirata!.

Todos os componentes que existem na net para vs.net 2005 funcionam no express.

e entre a dúvida do C# e vb.net express aconselho sacar os dois  e instalar para poder esperimentar e depois procura no google por dotnetbar 6.5 e nesse site faz o download e instala. essa suite  tem exemplos de cada componente em c# e vb e ai vc consegue ter uma ideia e consegue decidir pelo que gostar mais.

espero ter ajudado !  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e entre a diferença do visual studio pro e express é o que acima ja foi falado, não tem cristal reports e a cena dos setups tem mas é básico.

eu tinha uma versão do pro 2005 e agora tenho uma express a diferença é quase nenhuma a nivel de performance o express é mais rapido e ocupa menos ram uma vez que ele arranca só o ambiente do vb ao contrario do vs que carrega todos. E o o vb express é grátis e grátis é sempre melhor do que pirata!.

Todos os componentes que existem na net para vs.net 2005 funcionam no express.

eu também ja experimentei os dois e acabei por escolher o express. No principio trabalhava no express, depois numa fase mais avançada arranjei o pro. No fim acabei por reinstalar o express. É mais pequeno, ocupa menos recursos faz tudo o que faz o pro e tem praticamente todas as funçoes do pro. A maior diferença é que o pro não tem apenas vb.net.

Quanto ao c# e vb.net...

Eu uso vb.net mas grande parte dos programadores que conheço diz que quem trabalha em vb.net trabalha em c#, é so uma questao de adaptaçao ao principio, uma vez que as linguagens sao muito semelhantes. Até havia um site na net que mostrava as diferenças entre os dois...ja nao sei qual era. Se encontrar posto aqui...

Contudo é de notar que o vb.net seja talvez mais facil dado que é mais parecido com o ingles.

Tu decides ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora