• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Jmmt

Curso.

21 mensagens neste tópico

Boas,

Desculpem se este não é o local indicado para colocar este post, mas sou novo aqui, e ainda não conheço isto muito bem. Moderadores se não acharem que está no sitio correcto por favor mudem!

Bem... mas passando ao que interessa:

Eu estou no 9º ano, e no final deste tenho que escolher um curso para seguir. Eu queria ir para a área da programação, mas não sei para que curso devo ir ;).

Estou indeciso entre um daqueles cursos que não me lembro o nome, cursos profissionais acho eu  :) ou entre o curso de ciências e tecnologias.

Que me aconselham?

Fiquem bem e obrigado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não sei se ainda existe, mas o curso que tirei foi o Curso Tecnológico de Informática, e recomendo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tb estou no 9º e estou a pensar tirar o de Ciências e Tecnologias uma vez que ainda estou indeciso entre electrotecnia, informática e redes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado Kyu ;) , vou-me informar...

Já agora quantos anos tem esse curso?

Fiquem bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu estou neste momento em ciências e tecnologias no 11º Ano e sei agora que tomei a decisão certa devido a algumas disciplinas que não tens ou são diferentes no tecnológico de informática.

Para além disso o que eu vejo que se aprende nas disciplinas específicas dessa área não são muito por aí além, pelo menos sinto que tenho boa parte dos conhecimentos que aí se adquirem.

Cumps ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O pessoal que foi para o tecnológico de informática e quer entrar no ensino superior está neste momento à nora com os exames que têm de fazer de disciplinas que nunca deram, se querem entrar para a univ...

Eu fui para ciências e tecnologias e acho que é o melhor para quem quer prosseguir estudos... se não queres, escolhe o que quiseres.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu quero ir para a faculdade. Quanto mais tarde for trabalhar melhor :) Mas dizem que no curso tecnológico de informática dão mais a pratica enquanto que em ciências e tecnologias  a única disciplina relacionada com a informática é TIC em que só se trabalha com Exel's e Word's... :S

Já agora... se eu for para um curso profissional, e não quiser entrar para a universidade que tipo de emprego posso arranjar ?

E se for pelas ciências e tecnologias até a faculdade que empregos arranjo ?

Desculpem estas perguntas todas... mas eu estou muito confuso e preciso de me esclarecer...

Fiquem bem e obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rapaz, o que te interessa ires para a univ a saberes muito de Visual Basic se:

a) Não dás isso na universidade.

:) Tens de vir é com conhecimentos de matemática, que o tecnológio não te dá.

Profissionais? Só se tivesses lá Mat A e FQ A é que seria boa escolha...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois... Agora que vejo bem, é preferível ir para um ciências e tecnologias.

Obrigadão vbmaster :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

no meu tempo (que não vai assim há tanto tempo como isso), no curso de informática dava-se C e matrizes no secundário, coisas que eu só aprendi na univ (pois estava no curso geral). a nível da Matemática e Física/Química os programas era semelhantes (tirando o aspecto da matrizes em que os de informática até levavam vantagem). hoje em dia não sei como é que as coisas andam, mas se fosse como no meu tempo, optaria pelo curso tecnológico de informática.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

no meu tempo (que não vai assim há tanto tempo como isso), no curso de informática dava-se C e matrizes no secundário, coisas que eu só aprendi na univ (pois estava no curso geral). a nível da Matemática e Física/Química os programas era semelhantes (tirando o aspecto da matrizes em que os de informática até levavam vantagem). hoje em dia não sei como é que as coisas andam, mas se fosse como no meu tempo, optaria pelo curso tecnológico de informática.

No teu tempo eu também o teria feito.

No nosso tempo vejo pessoal a não poder ir para o técnico por causa de ter FQ B. :|

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No nosso tempo vejo pessoal a não poder ir para o técnico por causa de ter FQ B. :|

porquê? penso que há cursos (de informática) que só pedem Matemática.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu quero ir para a faculdade. Quanto mais tarde for trabalhar melhor :) Mas dizem que no curso tecnológico de informática dão mais a pratica enquanto que em ciências e tecnologias  a única disciplina relacionada com a informática é TIC em que só se trabalha com Exel's e Word's... :S

Não sei na tua escola, mas eu aqui já tive Access e agora estou no Flash com o ActionScript, além dos habituais Word e Excel...Também já tive CorelDraw e vou ter Dreamweaver...

Portanto, não é nada do outro mundo, mas também não é só Word e Excel... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Curso tecnológico de Informática é de 3 anos, como os outros.

Não sei se é diferente agora, mas para entrar para o ensino superior, para Engenharia Informática, era Fisica e Matemática. Agora se é A ou B isso já não sei, mas não tive quaisquer problemas em entrar na faculdade.

Aprendi Pascal, Visual Basic e C no secundário, aprendi também alguns conceitos de ética que não possuia antes e tive acesso a concursos para bolsa, em que representas a escola em que estudas, que outros cursos mais gerais não tinham.

Quando chegas ao segundo ano de faculdade, o curso que tiraste no secundário não faz muita diferença, mas nota-se bem durante as primeiras cadeiras da área quais os alunos que vieram do tecnológico e quais não, pois por muito que sintas que não aprendeste nada de especial no secundário, já aprendeste mais que os do geral.

Se tudo isto não são vantagens, tens a seguinte: quando terminas o secundário sem ser no tecnológico és apenas alguém com o 12º feito, enquanto que quando terminas o secundário no tecnológico, és Técnico de Informático de 3º nível.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esta questão é um bocado subjectiva. Depende muito da escola onde vais fazer o secundário e depende muito da universidade onde entrares.

Existem escolas secundárias em que só aprendes Visual Basic e Pascal. Neste caso acho que é para esquecer o curso de Informatica, já que ficas com algumas noções de programação mas acaba por se tornar mais complicado quando fores para a faculdade aprender C, ou principalmente C# e Java e se fores para o IST então ainda pior, já que a primeira linguagem que aprendes é Scheme que tem um paradigma completamente diferente.

Mas também existem escolas secundárias em que aprendes C#. Neste caso tens alguma vantagem porque a linguagem é praticamente igual ao Java e em quase todas as faculdades aprendes pelo menos uma destas duas linguagens e assim já vais para a faculdade com algumas noções sobre o paradigma de Programação Orientada a Objectos.

E depois há ainda a questão dos exames que já foi referida. Sobre isso não te posso dizer nada, no meu tempo (estou no 4º ano no IST) segui o curso geral, que acho que é equivalente a Ciências e Tecnologias. Na minha opinião pessoal esta é a melhor opção, pois programar aprende-se facilmente (se não aprenderes facilmente é porque se calhar estás no curso errado), o mais difícil são as cadeiras de Matemática e para isso é que precisas de ter boas bases.

Quanto à disciplina de informática que tens no secundário, no meu tempo era ITI, agora ao que parece é TIC, a m**** é a mesma, o cheiro é que é diferente... esta disciplina é praticamente para esquecer. A única coisa que se aproveita é o bocadinho que aprendes de DOS e que depois ajuda um bocadinho quando tiveres/quiseres mexer em Linux, já que os comandos básicos são iguais. Porque Exceis, Words, PowerPoints, Photoshops, WHO CARES?

Finalmente a diferença entre o curso Tecnológico de Informática e um Curso Superior... se tiveres uma boa cunha ou muita sorte, não precisas do Curso Superior. Conheço um bacano que é administrador de sistemas numa das agências do BPI e que tem o curso tecnológico... Mas conheço muitos mais que são caixas de supermercado, ou coisa parecida. O Curso Superior em condições normais permite-te logo à partida salários mais elevados por seres engenheiro.

Espero não ter confundido mais ainda :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Profissionais? Só se tivesses lá Mat A e FQ A é que seria boa escolha...

na minha altura era td igual so muda as praticas em que ja tinhas as predefenidas e nao tinhas uma disciplina que era o CTV porquede resto era igual, ate misturavam as turmas de informatica com as de carracter geral.. e neste momento nao ando na univ. devido ao trabalho.. porque senao andava la com mtos outros..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aproveito para perguntar.

Quem vai para Engenharia Informática e de Computação na FEUP dá que linguagens?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No teu tempo eu também o teria feito.

Só se for mesmo no técnico, porque noutras universidades existe opção MAT e FQ ou só MAT para entrar.

Quem vai para Engenharia Informática e de Computação na FEUP dá que línguas?

Línguas ou linguagens? :) Acho que querias dizer linguagens... :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para mim a opção certa parece-me ciências e tecnologias, porque programação posso aprender em casa sozinho como já tenho andado a fazer em pascal! E prefiro ter matemática A do que ter aulas praticas...  a prática pratico eu sozinho :).

Obrigado a todos pela ajuda :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

porquê? penso que há cursos (de informática) que só pedem Matemática.

Mas não aquele.

Muitos de vós não sabem mas o ministério decidiu reaslmente tramar o ensino, antes os cursos tecnológicos eram uma opção bastante boa para prosseguir estudos, agora são uma opção aliciante para os "putos do 9º", mas que depois se transforma em pesadelo no 12º (o que me leva a pensar que seja estratégia do ministério para "recambiar" logo esses alunos). Quando me lembro que estive tão perto de estar nesse curso...

Claro que há cursos que só pedem mat, e aí no problem... eles fazem o exame de matemática B e estão a andar de mota, mas uma boa base em matemática é fundamental para qualquer curso de engenharia, coisa que não sei se a Mat B, que os actuais tecnológicos têm, garante. E depois há o que trama realmente, o pedido como prova de ingresso dum exame de FQ, que neste caso é sempre a A, tendo os tecnológicos a B.

A culpa é mesmo do ministério... mas o que é que se há-de fazer.... mas é pena ver colegas meus que podiam ser "grandes" no técnico a terem de ponderar outras univ's que não eram as que pretendiam.

P.S.: claro que podem concorrer como alunos externos ao exame de FQ A, mas pelo que ouvi dizer não tem nad aa ver com o que eles dão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quem vai para Engenharia Informática e de Computação na FEUP dá que línguas?

Línguas ou linguagens? :) Acho que querias dizer linguagens... :)

Ups!!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora